Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cleocimara Barroso da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232
Resumo: This article aims to comprehend the theoretical basis that supports the proposal of homeschooling as a concept translated into the home-based education model. At the moment the practice is not allowed for violating the obligation of school attendance established by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) – Law nº 9.394/1996. The study has the general objective to understand the fundamentals and interests in dispute that put home education on the political agenda since the 1990’s, with emphasis on its acceptance and defense in the current context of contribution to neoliberal policies.
id UFAM-1_b79106cec6ea589a6bf0396b4d121fb1
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7232
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticasEducaçãoEnsino domiciliarObrigatoriedade do ensinoHomeschoolingCIENCIAS HUMANASEnsino domiciliarDireito à educaçãoThis article aims to comprehend the theoretical basis that supports the proposal of homeschooling as a concept translated into the home-based education model. At the moment the practice is not allowed for violating the obligation of school attendance established by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) – Law nº 9.394/1996. The study has the general objective to understand the fundamentals and interests in dispute that put home education on the political agenda since the 1990’s, with emphasis on its acceptance and defense in the current context of contribution to neoliberal policies.O presente artigo busca compreender a base teórica que fundamenta a proposta de homeschooling enquanto conceito traduzido para o modelo de ensino domiciliar. Atualmente a prática não é permitida por violar a obrigatoriedade da frequência escolar estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei nº 9.394/1996. O estudo possui como objetivo geral compreender os fundamentos e os interesses em disputa que colocam na pauta da agenda política o ensino domiciliar desde a década de 1990, com ênfase na sua aceitação e defesa no contexto atual de aporte das políticas neoliberais.1Talvez se de alguma forma o repositorio fizesse a transcrição em outro idioma ajudasse aos alunos que nao sabemNãoBrasilFACED - Faculdade de EducaçãoManaus (AM)Pedagogia - Licenciatura - ManausCastro, Ana de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9058336515268223Paixão, Caroline Mendonça AraújoCosta, Cleocimara Barroso da2023-12-29T04:37:09Z2023-12-29T04:37:09Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-12-29T04:38:33Zoai:localhost:prefix/7232Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-12-29T04:38:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
title Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
spellingShingle Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
Costa, Cleocimara Barroso da
Educação
Ensino domiciliar
Obrigatoriedade do ensino
Homeschooling
CIENCIAS HUMANAS
Ensino domiciliar
Direito à educação
title_short Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
title_full Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
title_fullStr Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
title_full_unstemmed Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
title_sort Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
author Costa, Cleocimara Barroso da
author_facet Costa, Cleocimara Barroso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Ana de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/9058336515268223
Paixão, Caroline Mendonça Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cleocimara Barroso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino domiciliar
Obrigatoriedade do ensino
Homeschooling
CIENCIAS HUMANAS
Ensino domiciliar
Direito à educação
topic Educação
Ensino domiciliar
Obrigatoriedade do ensino
Homeschooling
CIENCIAS HUMANAS
Ensino domiciliar
Direito à educação
description This article aims to comprehend the theoretical basis that supports the proposal of homeschooling as a concept translated into the home-based education model. At the moment the practice is not allowed for violating the obligation of school attendance established by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) – Law nº 9.394/1996. The study has the general objective to understand the fundamentals and interests in dispute that put home education on the political agenda since the 1990’s, with emphasis on its acceptance and defense in the current context of contribution to neoliberal policies.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29T04:37:09Z
2023-12-29T04:37:09Z
2023-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FACED - Faculdade de Educação
Manaus (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FACED - Faculdade de Educação
Manaus (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061064381792256