Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232 |
Resumo: | This article aims to comprehend the theoretical basis that supports the proposal of homeschooling as a concept translated into the home-based education model. At the moment the practice is not allowed for violating the obligation of school attendance established by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) – Law nº 9.394/1996. The study has the general objective to understand the fundamentals and interests in dispute that put home education on the political agenda since the 1990’s, with emphasis on its acceptance and defense in the current context of contribution to neoliberal policies. |
id |
UFAM-1_b79106cec6ea589a6bf0396b4d121fb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/7232 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticasEducaçãoEnsino domiciliarObrigatoriedade do ensinoHomeschoolingCIENCIAS HUMANASEnsino domiciliarDireito à educaçãoThis article aims to comprehend the theoretical basis that supports the proposal of homeschooling as a concept translated into the home-based education model. At the moment the practice is not allowed for violating the obligation of school attendance established by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) – Law nº 9.394/1996. The study has the general objective to understand the fundamentals and interests in dispute that put home education on the political agenda since the 1990’s, with emphasis on its acceptance and defense in the current context of contribution to neoliberal policies.O presente artigo busca compreender a base teórica que fundamenta a proposta de homeschooling enquanto conceito traduzido para o modelo de ensino domiciliar. Atualmente a prática não é permitida por violar a obrigatoriedade da frequência escolar estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei nº 9.394/1996. O estudo possui como objetivo geral compreender os fundamentos e os interesses em disputa que colocam na pauta da agenda política o ensino domiciliar desde a década de 1990, com ênfase na sua aceitação e defesa no contexto atual de aporte das políticas neoliberais.1Talvez se de alguma forma o repositorio fizesse a transcrição em outro idioma ajudasse aos alunos que nao sabemNãoBrasilFACED - Faculdade de EducaçãoManaus (AM)Pedagogia - Licenciatura - ManausCastro, Ana de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9058336515268223Paixão, Caroline Mendonça AraújoCosta, Cleocimara Barroso da2023-12-29T04:37:09Z2023-12-29T04:37:09Z2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-12-29T04:38:33Zoai:localhost:prefix/7232Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-12-29T04:38:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
title |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
spellingShingle |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas Costa, Cleocimara Barroso da Educação Ensino domiciliar Obrigatoriedade do ensino Homeschooling CIENCIAS HUMANAS Ensino domiciliar Direito à educação |
title_short |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
title_full |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
title_fullStr |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
title_full_unstemmed |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
title_sort |
Homeschooling ou educação domiciliar: fundamentos para a análise de políticas |
author |
Costa, Cleocimara Barroso da |
author_facet |
Costa, Cleocimara Barroso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Ana de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9058336515268223 Paixão, Caroline Mendonça Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cleocimara Barroso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino domiciliar Obrigatoriedade do ensino Homeschooling CIENCIAS HUMANAS Ensino domiciliar Direito à educação |
topic |
Educação Ensino domiciliar Obrigatoriedade do ensino Homeschooling CIENCIAS HUMANAS Ensino domiciliar Direito à educação |
description |
This article aims to comprehend the theoretical basis that supports the proposal of homeschooling as a concept translated into the home-based education model. At the moment the practice is not allowed for violating the obligation of school attendance established by the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) – Law nº 9.394/1996. The study has the general objective to understand the fundamentals and interests in dispute that put home education on the political agenda since the 1990’s, with emphasis on its acceptance and defense in the current context of contribution to neoliberal policies. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29T04:37:09Z 2023-12-29T04:37:09Z 2023-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061064381792256 |