EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8007 |
Resumo: | Este trabalho se propõe a realizar uma análise estética e histórica do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM, na cidade de Porto Velho (RO), a partir de dois eventos: de um lado, os resultados de sua restauração/revitalização a partir do ano de 2007; de outro, o impacto que sofreu da grande enchente do rio Madeira no ano de 2014. A fundamentação teórico-metodológica levará em conta os estudos de Yêdda Pinheiro Borzacov, Francisco Foot Hardman e João Cezar de Castro Rocha sobre essa problemática amazônica. Autores que contribuem para a percepção de como uma política inadequada de preservação e o impacto destrutivo da natureza silenciaram a memória material da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nos últimos anos. |
id |
UFAM-2_fba840e09c47b87cd69ba18e24648383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8007 |
network_acronym_str |
UFAM-2 |
network_name_str |
Canoa do Tempo (Online) |
spelling |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017)O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA EFMM: ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017): ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017)Madeira MamoréPolítica do precárioImpacto da naturezaEste trabalho se propõe a realizar uma análise estética e histórica do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM, na cidade de Porto Velho (RO), a partir de dois eventos: de um lado, os resultados de sua restauração/revitalização a partir do ano de 2007; de outro, o impacto que sofreu da grande enchente do rio Madeira no ano de 2014. A fundamentação teórico-metodológica levará em conta os estudos de Yêdda Pinheiro Borzacov, Francisco Foot Hardman e João Cezar de Castro Rocha sobre essa problemática amazônica. Autores que contribuem para a percepção de como uma política inadequada de preservação e o impacto destrutivo da natureza silenciaram a memória material da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nos últimos anos.Universidade Federal do Amazonas2021-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/800710.38047/rct.v12.n02.2020.d4.p.59.87Canoa do Tempo; v. 12 n. 2 (2020): O Complexo Madeira: diálogos interdisciplinares sobre região, fronteiras e diversidades; 59-872594-81481982-075510.38047/rct.v12.n02.2020reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8007/6239Copyright (c) 2021 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Alexandre2021-04-22T11:52:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8007Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/indexPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oai2594-81481982-0755opendoar:2021-04-22 11:52:34.239Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA EFMM: ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017): ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017) |
title |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) |
spellingShingle |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) Pacheco, Alexandre Madeira Mamoré Política do precário Impacto da natureza |
title_short |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) |
title_full |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) |
title_fullStr |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) |
title_full_unstemmed |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) |
title_sort |
EFMM'S HISTORICAL HERITAGE: BETWEEN THE “PRICING POLICY” AND THE IMPACT OF NATURE (PORTO VELHO, 2007-2017) |
author |
Pacheco, Alexandre |
author_facet |
Pacheco, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Madeira Mamoré Política do precário Impacto da natureza |
topic |
Madeira Mamoré Política do precário Impacto da natureza |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho se propõe a realizar uma análise estética e histórica do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM, na cidade de Porto Velho (RO), a partir de dois eventos: de um lado, os resultados de sua restauração/revitalização a partir do ano de 2007; de outro, o impacto que sofreu da grande enchente do rio Madeira no ano de 2014. A fundamentação teórico-metodológica levará em conta os estudos de Yêdda Pinheiro Borzacov, Francisco Foot Hardman e João Cezar de Castro Rocha sobre essa problemática amazônica. Autores que contribuem para a percepção de como uma política inadequada de preservação e o impacto destrutivo da natureza silenciaram a memória material da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nos últimos anos. |
description |
Este trabalho se propõe a realizar uma análise estética e histórica do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM, na cidade de Porto Velho (RO), a partir de dois eventos: de um lado, os resultados de sua restauração/revitalização a partir do ano de 2007; de outro, o impacto que sofreu da grande enchente do rio Madeira no ano de 2014. A fundamentação teórico-metodológica levará em conta os estudos de Yêdda Pinheiro Borzacov, Francisco Foot Hardman e João Cezar de Castro Rocha sobre essa problemática amazônica. Autores que contribuem para a percepção de como uma política inadequada de preservação e o impacto destrutivo da natureza silenciaram a memória material da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nos últimos anos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8007 10.38047/rct.v12.n02.2020.d4.p.59.87 |
url |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8007 |
identifier_str_mv |
10.38047/rct.v12.n02.2020.d4.p.59.87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/8007/6239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Canoa do Tempo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Canoa do Tempo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Canoa do Tempo; v. 12 n. 2 (2020): O Complexo Madeira: diálogos interdisciplinares sobre região, fronteiras e diversidades; 59-87 2594-8148 1982-0755 10.38047/rct.v12.n02.2020 reponame:Canoa do Tempo (Online) instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
reponame_str |
Canoa do Tempo (Online) |
collection |
Canoa do Tempo (Online) |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1697754545364402176 |