Educação permanente em saúde no interior do estado do Amazonas: estudo de caso na região de saúde Rio Madeira/AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fabiana Mânica
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5367549959925417
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5072
Resumo: O objetivo deste debate é descrever as experiências de Educação Permanente em Saúde (EPS) dos profissionais de saúde no interior do Estado do Amazonas e identificar o processo micropolítico da EPS com esses profissionais, tomando como um caso a Região de Saúde Rio Madeira/AM. Compartilhamos o pensamento de Michel Foucault quanto à análise enunciativa na produção do discurso, em que os principais atores foram os profissionais de saúde do SUS da Região. Estabelecemos diálogos sobre o processo de trabalho deles e, partindo dos enunciados (gravados e redigidos) formamos categorias com referência ao desenho do Quadrilátero da Formação – assistência, ensino, gestão e participação. Foi um ensaio para desenvolvermos nossa capacidade da prática discursiva no sentido de agenciarmos a positividade do discurso e do saber, ou seja, valorizarmos a produção enquanto processo. Vivenciamos a dinâmica de aprender a aprender no convívio com as realidades aonde visualizamos a Educação Permanente em Saúde no mundo do trabalho, inclusive do nosso, e que se tornou significativa por interrogar as questões que pertencem à relação entre o trabalho e o trabalhador no cotidiano. Contagiar-se dessa produção de mundo, superou as nossas categorias e se tornou uma mágica Mandala Amazônica que possibilitou reflexões e a concretização de um trabalho alegre e gratificante. Tivemos a oportunidade de relatar e nos implicar com a experiência, vividas em ato – elas vêm encharcadas no seu conteúdo e na modelagem dos saberes desenvolvidos no cotidiano da pesquisa e do trabalho no SUS –, com destaque nas dimensões micropolíticas das potências territoriais. Portanto, a introdução da EPS nessa modelagem pode ser uma estratégia fundamental para um novo cenário de consolidação do SUS. Apontamos a integração ensino-serviço através dos internatos rurais, do VER-SUS, da EPS em Movimento, da Formação de Docentes em EPS como estratégias potentes em ativar as vivências significativas para a melhoria do cuidado à saúde. Aliado a esses processos, entendemos que a EPS acontece em todos os momentos que as equipes de saúde e gestores estejam problematizando a sua prática de trabalho, pois ela se revela naquilo que não vemos porque queremos traduzi-la em cursos e capacitações, entretanto, ela pode estar em uma simples roda de conversa e nos encontros pedagógicos. Portanto, é necessário que a aprendizagem se dê no cotidiano, mobilizada pelas questões do cotidiano.
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spelling Educação permanente em saúde no interior do estado do Amazonas: estudo de caso na região de saúde Rio Madeira/AMEducação Permanente em SaúdeCIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEMO objetivo deste debate é descrever as experiências de Educação Permanente em Saúde (EPS) dos profissionais de saúde no interior do Estado do Amazonas e identificar o processo micropolítico da EPS com esses profissionais, tomando como um caso a Região de Saúde Rio Madeira/AM. Compartilhamos o pensamento de Michel Foucault quanto à análise enunciativa na produção do discurso, em que os principais atores foram os profissionais de saúde do SUS da Região. Estabelecemos diálogos sobre o processo de trabalho deles e, partindo dos enunciados (gravados e redigidos) formamos categorias com referência ao desenho do Quadrilátero da Formação – assistência, ensino, gestão e participação. Foi um ensaio para desenvolvermos nossa capacidade da prática discursiva no sentido de agenciarmos a positividade do discurso e do saber, ou seja, valorizarmos a produção enquanto processo. Vivenciamos a dinâmica de aprender a aprender no convívio com as realidades aonde visualizamos a Educação Permanente em Saúde no mundo do trabalho, inclusive do nosso, e que se tornou significativa por interrogar as questões que pertencem à relação entre o trabalho e o trabalhador no cotidiano. Contagiar-se dessa produção de mundo, superou as nossas categorias e se tornou uma mágica Mandala Amazônica que possibilitou reflexões e a concretização de um trabalho alegre e gratificante. Tivemos a oportunidade de relatar e nos implicar com a experiência, vividas em ato – elas vêm encharcadas no seu conteúdo e na modelagem dos saberes desenvolvidos no cotidiano da pesquisa e do trabalho no SUS –, com destaque nas dimensões micropolíticas das potências territoriais. Portanto, a introdução da EPS nessa modelagem pode ser uma estratégia fundamental para um novo cenário de consolidação do SUS. Apontamos a integração ensino-serviço através dos internatos rurais, do VER-SUS, da EPS em Movimento, da Formação de Docentes em EPS como estratégias potentes em ativar as vivências significativas para a melhoria do cuidado à saúde. Aliado a esses processos, entendemos que a EPS acontece em todos os momentos que as equipes de saúde e gestores estejam problematizando a sua prática de trabalho, pois ela se revela naquilo que não vemos porque queremos traduzi-la em cursos e capacitações, entretanto, ela pode estar em uma simples roda de conversa e nos encontros pedagógicos. Portanto, é necessário que a aprendizagem se dê no cotidiano, mobilizada pelas questões do cotidiano.The purpose of this discussion is to describe the experiences of Continuing Health Education (EPS) health professionals within the State of Amazonas and identify the process EPS of micropolitical with these professionals, using as a case to Health Region Rio Wood / AM. We share the thought of Michel Foucault and analysis enunciation in the production of speech, in which the main actors were the professionals Health Region SUS. Establish dialogues about their work process and, starting from the statements (recorded and written) form categories with reference to Quadrangle design Training - care, teaching, management and participation. It was a test to develop our ability of discursive practice to agenciarmos the positivity of discourse and knowledge, ie, value the production as a process. We experience the dynamics of learning to learn in contact with the realities where We visualize the Permanent Health Education in the working world, including ours, and which became significant by interrogating the issues pertaining to the relationship between work and the worker in daily life. Contagious is that world production has exceeded our categories and became a magical Amazon Mandala that the considerations and realization of a joyful and rewarding work. We had the opportunity to report and tease experience, lived in act - they come drenched in its content and modeling of knowledge developed in research and daily work in the NHS - with Featured in micropolitical dimensions of territorial powers. Therefore, the introduction of EPS this modeling can be a key strategy for a new scenario consolidation of SUS. We pointed out the teaching-service integration through rural boarding schools, the VER-SUS, the EPS in Motion, the Teacher Training in EPS as strategies potent in activating the significant experiences for the improvement of health care. Ally to these processes, we believe that EPS happens at all times that teams health and managers are questioning their practical work, for it reveals what we do not see because we want to translate it in courses and training, however, it can be a simple wheel conversation and educational meetings. It is therefore necessary that learning to take in daily life, mobilized by everyday issues.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Amazonas - Fundação Oswaldo CruzFaculdade de Ciências FarmacêuticasBrasilUFAM - FIOCRUZPrograma de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na AmazôniaSchweickardt, Júlio Cesarhttp://lattes.cnpq.br/3303449364388846Martins, Fabiana Mânicahttp://lattes.cnpq.br/53675499599254172016-07-05T18:49:03Z2015-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Fabiana Mânica. Educação permanente em saúde no interior do estado do Amazonas: estudo de caso na região de saúde Rio Madeira/AM. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T15:36:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5072Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T15:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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