Os canoeiros à beira-rio em Tabatinga, Amazonas: a fronteira em movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires Lujan, Marta Patrícia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/3974399925909589
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9429
Resumo: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a organização das políticas públicas e o cotidiano dos canoeiros na beira-rio do município de Tabatinga/AM, situado na tríplice fronteira Tabatinga/Brasil, Letícia/Colômbia e Santa Rosa/Peru. Essa região, atualmente passou por diversas modificações ao longo da orla. Nessa beira-rio constituiu-se a integração das mais diversas formas de trabalho que dividem o espaço cotidianamente. A beira-rio da cidade abrange uma faixa de 1,7 km de extensão, nela encontram-se vários flutuantes/balsas particulares e um porto público, mas, em geral, ela é composta por flutuantes improvisados em vários pontos em condições consideradas precárias. A faixa principalmente entre o rio e a cidade se apresenta como cartão-postal que movimenta a economia das cidades vizinhas e a vida cotidiana dos tabatinguenses e das populações ribeirinhas. É uma porta de entrada e saída, uma “estrada fluvial” que liga até a capital, Manaus. Nesta dissertação, o foco foi no trabalho dos canoeiros que conduzem as embarcações tipicamente regionais, transportam pessoas e mercadorias num intenso vaivém entre Santa Rosa-Tabatinga-Letícia. O objetivo foi compreender o cotidiano do trabalho na fronteira em movimento, procurando caracterizar sua identidade, sua importância para a mobilidade e economia regional. Considerando a relevância do fator fronteiriço em sua dimensão geopolítica, e a relação institucional com os países vizinhos, a dissertação contou com o apoio de pesquisas já desenvolvidas por diversos autores como (SILVA,2010; STEIMAN 2002; TRINDADE JR., 2005, 2004; OLIVEIRA & SHOR, 2008; SHERER, 2009; NOGUEIRA,2007). Estes autores procuram compreender o desenvolvimento das cidades em fronteiras amazônidas, sob a perspectiva geopolítica e socioeconômicas, e como ocorreram as transformações, as influencias e as condições das formas de trabalho seja ela formal ou informal. A relevância desta abordagem, destaca-se por caracterizar a importância econômica que as formas típicas de trabalho, podem influenciar na tomada de decisão, sob o ponto de vista correlacionados ao território e ao espaço regional. A pesquisa contou com a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento, da observação de campo, em entrevistas formais e informais a fim de compreender essa influência na divisão do trabalho e na demografia regional, além disso, o planejamento urbano e gesta, já que está relacionada às políticas públicas nas condições de estrutura de acesso, para garantir um espaço saudável e seguro para todos que compartilham e usufruem do espaço. Contando esta forma de trabalho é que garante a mobilidade fluvial para os turistas, atiça a circulação das moedas, movimentando a economia fronteiriça. Para o canoeiro esta é a garantia da complementação da renda familiar. Com isso, os canoeiros têm uma importância significativa na mobilidade das pessoas. Por meio da Associação dos canoeiros, é possível garantir a estadia dos ribeirinhos e indígenas de comunidades próximas e o escoamento dos produtos da região . Apesar disso, a beira-rio é um lugar de conflitos intensos por espaços de trabalho que abrange desde as travessias nas águas transfronteiriças. Mediante o exposto, entende-se que isto está ligado a ausência de políticas públicas para melhoria de condições de trabalho daqueles que compõem a beira.
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A faixa principalmente entre o rio e a cidade se apresenta como cartão-postal que movimenta a economia das cidades vizinhas e a vida cotidiana dos tabatinguenses e das populações ribeirinhas. É uma porta de entrada e saída, uma “estrada fluvial” que liga até a capital, Manaus. Nesta dissertação, o foco foi no trabalho dos canoeiros que conduzem as embarcações tipicamente regionais, transportam pessoas e mercadorias num intenso vaivém entre Santa Rosa-Tabatinga-Letícia. O objetivo foi compreender o cotidiano do trabalho na fronteira em movimento, procurando caracterizar sua identidade, sua importância para a mobilidade e economia regional. Considerando a relevância do fator fronteiriço em sua dimensão geopolítica, e a relação institucional com os países vizinhos, a dissertação contou com o apoio de pesquisas já desenvolvidas por diversos autores como (SILVA,2010; STEIMAN 2002; TRINDADE JR., 2005, 2004; OLIVEIRA & SHOR, 2008; SHERER, 2009; NOGUEIRA,2007). Estes autores procuram compreender o desenvolvimento das cidades em fronteiras amazônidas, sob a perspectiva geopolítica e socioeconômicas, e como ocorreram as transformações, as influencias e as condições das formas de trabalho seja ela formal ou informal. A relevância desta abordagem, destaca-se por caracterizar a importância econômica que as formas típicas de trabalho, podem influenciar na tomada de decisão, sob o ponto de vista correlacionados ao território e ao espaço regional. A pesquisa contou com a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento, da observação de campo, em entrevistas formais e informais a fim de compreender essa influência na divisão do trabalho e na demografia regional, além disso, o planejamento urbano e gesta, já que está relacionada às políticas públicas nas condições de estrutura de acesso, para garantir um espaço saudável e seguro para todos que compartilham e usufruem do espaço. Contando esta forma de trabalho é que garante a mobilidade fluvial para os turistas, atiça a circulação das moedas, movimentando a economia fronteiriça. Para o canoeiro esta é a garantia da complementação da renda familiar. Com isso, os canoeiros têm uma importância significativa na mobilidade das pessoas. Por meio da Associação dos canoeiros, é possível garantir a estadia dos ribeirinhos e indígenas de comunidades próximas e o escoamento dos produtos da região . Apesar disso, a beira-rio é um lugar de conflitos intensos por espaços de trabalho que abrange desde as travessias nas águas transfronteiriças. Mediante o exposto, entende-se que isto está ligado a ausência de políticas públicas para melhoria de condições de trabalho daqueles que compõem a beira.This study presents a reflection on the organization of public policies and the daily life of canoeists on the riverside of the municipality of Tabatinga/AM, located on the triple border of Tabatinga/Brazil, Letícia/Colombia and Santa Rosa/Peru. This region has currently undergone several modifications along the edge. On this riverside, the integration of the most diverse forms of work that divide the space on a daily basis was constituted. The riverside of the city covers a strip of 1.7 km in length, there are several private floats/ferries and a public port, but, in general, it is made up of improvised floats at various points in conditions considered precarious. The strip, mainly between the river and the city, presents itself as a postcard that moves the economy of neighboring cities and the daily life of Tabatinguenses and riverside populations. It is an entrance and exit door, a “river road” that connects to the capital, Manaus. In this dissertation, the focus was on the work of canoemen who drive typical regional vessels, transporting people and goods in an intense shuttle between Santa Rosa-Tabatinga-Letícia. The objective was to understand the daily work on the moving frontier, trying to characterize its identity, its importance for mobility and regional economy. Considering the relevance of the border factor in its geopolitical dimension, and the institutional relationship with neighboring countries, the dissertation was supported by research already developed by several authors such as (SILVA, 2010; STEIMAN 2002; TRINDADE JR., 2005, 2004; OLIVEIRA & SHOR, 2008; SHERER, 2009; NOGUEIRA, 2007). These authors seek to understand the development of cities on Amazonian frontiers, from a geopolitical and socioeconomic perspective, and how the transformations, influences and conditions of forms of work, whether formal or informal, occurred. The relevance of this approach stands out for characterizing the economic importance that typical forms of work can influence decision-making, from the point of view correlated to the territory and regional space. The research relied on the interdisciplinarity of the areas of knowledge, field observation, formal and informal interviews in order to understand this influence on the division of labor and regional demography, in addition, urban planning and gesta, since it is related to the public policies on access structure conditions, to guarantee a healthy and safe space for all who share and enjoy the space. It is this form of work that guarantees fluvial mobility for tourists, encourages the circulation of coins, moving the border economy. For the canoeist, this is the guarantee of complementing the family income. With this, canoeists have a significant importance in the mobility of people. Through the Association of canoeists, it is possible to guarantee the stay of riverside dwellers and indigenous people from nearby communities and the sale of products from the region . Despite this, the riverside is a place of intense conflicts for workspaces that range from crossings in cross-border waters. Based on the above, it is understood that this is linked to the absence of public policies to improve the working conditions of those who make up the waterfront.FAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaScherer, Elenise Fariahttp://lattes.cnpq.br/9963969899295818Silva, Heloísa Helena Corrêa daBillacrês, Máximo Alfonso RodriguesRamires Lujan, Marta Patríciahttps://lattes.cnpq.br/39743999259095892023-06-27T14:03:23Z2021-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMIRES LUJAN, Marta Patrícia. Os canoeiros à beira-rio em Tabatinga, Amazonas: a fronteira em movimento. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-06-28T05:03:56Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-06-28T05:03:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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