Acolher-educando: estudo de validação de tecnologia educacional sobre fototerapia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Elisama Brito de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4540899217278361
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4013
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para acolher-educando familiares de neonatos ictéricos. A icterícia se configura como uma das doenças mais frequentes do período neonatal e, embora, na maioria dos casos, seja uma manifestação benigna, quando não tratada e/ou acompanhada adequadamente, pode vir a causar uma grave e irreversível desordem neurológica, o kernicterus. Como modalidade terapêutica da icterícia, a fototerapia é amplamente utilizada em âmbito intra-hospitalar, seja nos Alojamentos Conjuntos ou nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal. No entanto, apesar de a fototerapia ser considerada um procedimento comum na prática clínica pelos profissionais, os familiares dos neonatos ictéricos podem sentir-se, por vezes, inseguros e amedrontados com a instituição do tratamento e prestação do cuidado neonatal. Por isso, acredita-se que o uso de tecnologia educacional como dispositivo mediador do processo ensino-aprendizagem figura como importante aliado do profissional de saúde/enfermagem no acolhimento desses familiares. Mas, para que a tecnologia educacional sobre fototerapia possa cumprir adequadamente seu propósito de acolher-educando, fez-se necessário que seu conteúdo e aparência fossem previamente validados. Assim, este estudo objetivou: validar, entre juízes especialistas e público alvo, o álbum seriado sobre fototerapia para acolher-educando familiares de neonatos ictéricos. Para tanto, foi utilizada pesquisa de desenvolvimento metodológico com amostra não probabilística intencional e análise quanti-qualitativa. Para a produção dos dados foram aplicados instrumentos de Escala Likert, diferentes para os juízes especialistas e público-alvo. Participaram do estudo de validação nove juízes especialistas, que fizeram a validação do conteúdo, e vinte e dois sujeitos do público-alvo, os quais validaram a aparência do álbum seriado; destes últimos, onze eram enfermeiros (subgrupo A) e onze eram familiares (subgrupo B). A análise quantitativa foi realizada por meio dos itens do instrumento de coleta de dados e a análise qualitativa (Ídeo-Central) se deu através da análise de conteúdo das descrições e sugestões feitas nos instrumentos de coleta dos dados e na própria tecnologia. Em termos do conteúdo, na análise quantitativa o álbum seriado alcançou índice de concordância de 82,47%; qualitativamente os juízes fizeram algumas sugestões, as quais foram, em sua grande maioria, acatadas. Em termos gerais o álbum foi considerado, pelos mesmos, útil e promissor para o desenvolvimento da educação em saúde neonatal e para o acolhimento dos familiares do neonato. Ao avaliarem a aparência do álbum, os enfermeiros (enquanto público-alvo) consideraram o álbum válido, com respostas 95,97% concordantes. Alto perfil de concordância pôde ser aferido também na validação dos familiares, a saber, 97,55%. Dito isso, é possível concluir que o álbum-seriado “A luz que cura, a mão que cuida” é considerado válido quanto a seu conteúdo e aparência, de sorte que alcançou níveis de concordância bem acima do limite indicado pela literatura (70%). Diante do estudo de validação realizado, reconhece-se sua importância para a pesquisadora, durante sua construção científica, para a enfermagem brasileira neonatal, a qual disporá de tecnologia educacional com comprovado embasamento científico teórico, e, ainda, para os familiares que passam pela desagradável experiência de ter internado o neonato com icterícia. Ao passo que os familiares poderão ser mais fácil e didaticamente acolhidos pela equipe de saúde/enfermagem, através do processo educativo. Dessa feita, será favorecido que o enfermeiro acolha-educando o familiar do neonato sob fototerapia, momento este preconizado e incentivado pelo Ministério da Saúde.
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spelling Acolher-educando: estudo de validação de tecnologia educacional sobre fototerapia.Estudos de ValidaçãoTecnologia EducacionalFototerapiaEducação em SaúdeValidation StudiesEducational TechnologyPhototherapyHealth EducationUser EmbracementCIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEMTrata-se de um estudo sobre a validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para acolher-educando familiares de neonatos ictéricos. A icterícia se configura como uma das doenças mais frequentes do período neonatal e, embora, na maioria dos casos, seja uma manifestação benigna, quando não tratada e/ou acompanhada adequadamente, pode vir a causar uma grave e irreversível desordem neurológica, o kernicterus. Como modalidade terapêutica da icterícia, a fototerapia é amplamente utilizada em âmbito intra-hospitalar, seja nos Alojamentos Conjuntos ou nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal. No entanto, apesar de a fototerapia ser considerada um procedimento comum na prática clínica pelos profissionais, os familiares dos neonatos ictéricos podem sentir-se, por vezes, inseguros e amedrontados com a instituição do tratamento e prestação do cuidado neonatal. Por isso, acredita-se que o uso de tecnologia educacional como dispositivo mediador do processo ensino-aprendizagem figura como importante aliado do profissional de saúde/enfermagem no acolhimento desses familiares. Mas, para que a tecnologia educacional sobre fototerapia possa cumprir adequadamente seu propósito de acolher-educando, fez-se necessário que seu conteúdo e aparência fossem previamente validados. Assim, este estudo objetivou: validar, entre juízes especialistas e público alvo, o álbum seriado sobre fototerapia para acolher-educando familiares de neonatos ictéricos. Para tanto, foi utilizada pesquisa de desenvolvimento metodológico com amostra não probabilística intencional e análise quanti-qualitativa. Para a produção dos dados foram aplicados instrumentos de Escala Likert, diferentes para os juízes especialistas e público-alvo. Participaram do estudo de validação nove juízes especialistas, que fizeram a validação do conteúdo, e vinte e dois sujeitos do público-alvo, os quais validaram a aparência do álbum seriado; destes últimos, onze eram enfermeiros (subgrupo A) e onze eram familiares (subgrupo B). A análise quantitativa foi realizada por meio dos itens do instrumento de coleta de dados e a análise qualitativa (Ídeo-Central) se deu através da análise de conteúdo das descrições e sugestões feitas nos instrumentos de coleta dos dados e na própria tecnologia. Em termos do conteúdo, na análise quantitativa o álbum seriado alcançou índice de concordância de 82,47%; qualitativamente os juízes fizeram algumas sugestões, as quais foram, em sua grande maioria, acatadas. Em termos gerais o álbum foi considerado, pelos mesmos, útil e promissor para o desenvolvimento da educação em saúde neonatal e para o acolhimento dos familiares do neonato. Ao avaliarem a aparência do álbum, os enfermeiros (enquanto público-alvo) consideraram o álbum válido, com respostas 95,97% concordantes. Alto perfil de concordância pôde ser aferido também na validação dos familiares, a saber, 97,55%. Dito isso, é possível concluir que o álbum-seriado “A luz que cura, a mão que cuida” é considerado válido quanto a seu conteúdo e aparência, de sorte que alcançou níveis de concordância bem acima do limite indicado pela literatura (70%). Diante do estudo de validação realizado, reconhece-se sua importância para a pesquisadora, durante sua construção científica, para a enfermagem brasileira neonatal, a qual disporá de tecnologia educacional com comprovado embasamento científico teórico, e, ainda, para os familiares que passam pela desagradável experiência de ter internado o neonato com icterícia. Ao passo que os familiares poderão ser mais fácil e didaticamente acolhidos pela equipe de saúde/enfermagem, através do processo educativo. Dessa feita, será favorecido que o enfermeiro acolha-educando o familiar do neonato sob fototerapia, momento este preconizado e incentivado pelo Ministério da Saúde.Jaundice is one of the most frequent diseases of the neonatal period. Although, in most cases, it is a benign manifestation, it may cause a serious and irreversible neurological disorder, kernicterus, when it is not properly treated or followed up. As a therapeutic solution for jaundice, phototherapy is widely used in intra-hospital environments, both in the mothers’ rooms and in the Neonatal ICUs. Nevertheless, even though phototherapy is a common procedure in clinical practice for professionals, family members of jaundiced newborns sometimes feel insecure or fearful with the choice of treatment and the rendering of this neonatal care. Therefore, educational technology figures as an important ally for the health or nursing professional in dealing with these family members. But, in order that educational technology may properly achieve its goal of encouraging and educating, the content and its appearance must first be validated. Thus the objective of this study is to validate, by means of specialized judges and the target public, a spiral flip book about phototherapy, designed to encourage and educate family members of jaundiced newborn. For this purpose, a methodological development survey was used, with non-intentional probability samples and quanti-qualitative analysis. Data was produced using Likert Scale instruments, which were different for specialist judges and the target public. Nine specialist judges participated in this validation survey, validating the content, while twenty-two subjects from the target public validated the appearance. Eleven of the latter were nurses (subgroup A) and eleven were family members (subgroup B). The quantitative analysis was made by means of the data collection instrument items and the qualitative analysis (Ideo-Central) through the analysis of the content of the descriptions and suggestions made in the data collection instruments and in the technology itself. In terms of content, the quantitative analysis of the spiral flip book achieved an agreement rating of 82.47%, and in the qualitative, the judges made some suggestions of which most were absorbed. In general terms, these same people considered the book useful and promising for developing neonatal health education and for encouraging the relatives of newborn babies. Upon evaluating the appearance of the book, the nurses (while target public) considered it to be valid, with 95.7% of the responses in agreement. This high agreement profile, 97.55%, could also be confirmed in the validation by the relatives. For this reason, it is possible to conclude that this spiral flip book, “The light that cures, the hand that heals” is considered valid as to both its content and its appearance, since it achieved agreement levels well above the limit indicated in the literature (70%). By means of the validation study that was made, the importance that it represents for the researcher during her scientific construction is recognized, as well as for Brazilian neonatal nursing, which will have at hand educational technology with a proven scientific and theoretical basis. It will be, furthermore, valuable for those who undergo the unpleasant experience of having to hospitalize their child with jaundice, since they can be more easily encouraged by the health/nursing team through this educational process. Thus the nurse will be able to encourage and inform the newborn’s family about phototherapy, which is something being promoted and incentivized by the Health MinistryCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do ParáFaculdade de EnfermagemBrasilUFAM - UEPAPrograma de Pós-graduação em EnfermagemEsteves, Arinete Véras Fonteshttp://lattes.cnpq.br/4751367779478900Mainbourg, Evelyne Marie ThereseMota, Vera Maria Sabóia de SouzaJesus, Elisama Brito dehttp://lattes.cnpq.br/45408992172783612015-06-09T13:36:12Z2013-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJESUS, Elisama Brito de. Acolher-educando: estudo de validação de tecnologia educacional sobre fototerapia. 2013. 124f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas / Universidade do Estado do Pará, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-27T17:58:07Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-27T17:58:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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