A integração das tecnologias digitais às salas de aula: características e enquadramento a partir da teoria crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabiano Pereira dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7201940546310354, https://orcid.org/0000-0002-9075-0934
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9068
Resumo: A presente dissertação aborda o tema das tecnologias aplicadas às salas de aula nas duas primeiras décadas do século XXI, desenvolvida em três diferentes movimentos. Primeiramente mapeou-se publicações em perspectiva global, identificando-se embasamento teórico e tipologias nas pesquisas sobre a integração das TIC na educação. Objetivou-se investigar pesquisas científicas, política pública e um projeto de integração de tecnologias à educação nos aspectos tipológicos e teóricos. Para tanto, concepções foram baseadas na Teoria Crítica da Tecnologia desenvolvida por Andrew Feenberg e investigadas as diferentes tipologias das tecnologias aplicadas. O segundo movimento buscou identificar e investigar os documentos oficiais da política pública de Educação Básica no Brasil definidores das meta e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula e as tipologias dessas tecnologias. Por fim, foi analisado o processo de integração das tecnologias na educação técnica federal de nível médio no Amazonas, a partir do estudo da realidade dada, de um projeto em curso de financiamento federal e seu edital, objetos que materializam a política pública de educação brasileira. Na abordagem metodológica empregou-se o procedimento de método misto de aspecto tanto quantitativo quanto qualitativo. Sendo assim, utilizou-se a bibliometria para selecionar artigos de pesquisas científicas, distinguindo-os por grau de relevância na constituição do corpus, para tipificar as pesquisas aplicadas às tecnologias no século XXI e seu enquadramento conforme teoria crítica. Para prospecção e qualificação dos dados empregou-se a análise de conteúdo das obras do corpus. Para responder a problematização de como a tecnologia tem sido entendida, utilizada no campo da política pública brasileira e empregada na elaboração do projeto, reflexo do edital de chamada pública que incentiva o uso da tecnologia Maker na sala de aula, foi realizada uma análise crítica do projeto IFMaker/IFAM-AM. Os resultados apresentam as tipologias de tecnologias em integração nas salas de aulas, as perspectivas das pesquisas cientificas quanto a teoria crítica da tecnologia, as metas e estratégias caracterizadas em subcategorias de artefatos técnicos e socioculturais e sua correlação com posicionamentos acrítico e crítico e a crítica do processo de implantação do laboratório IFMaker/IFAM-AM no Amazonas. Assim, o estudo incorpora a discussão do processo de integração de tecnologias, em curso, na educação pública federal de nível médio do Amazonas de forma a assumir a centralidade da questão amazônica no estudo.
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spelling A integração das tecnologias digitais às salas de aula: características e enquadramento a partir da teoria críticaThe integration of digital technologies into classrooms: characteristics and framework from critical theoryEducação - Efeito das inovações tecnológicasTecnologia educacionalEnsino profissionalEducação e Estado - Amazonas (AM)Ensino técnicoCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONALTecnologiaEducaçãoDemocratizaçãoPolíticas PúblicasA presente dissertação aborda o tema das tecnologias aplicadas às salas de aula nas duas primeiras décadas do século XXI, desenvolvida em três diferentes movimentos. Primeiramente mapeou-se publicações em perspectiva global, identificando-se embasamento teórico e tipologias nas pesquisas sobre a integração das TIC na educação. Objetivou-se investigar pesquisas científicas, política pública e um projeto de integração de tecnologias à educação nos aspectos tipológicos e teóricos. Para tanto, concepções foram baseadas na Teoria Crítica da Tecnologia desenvolvida por Andrew Feenberg e investigadas as diferentes tipologias das tecnologias aplicadas. O segundo movimento buscou identificar e investigar os documentos oficiais da política pública de Educação Básica no Brasil definidores das meta e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula e as tipologias dessas tecnologias. Por fim, foi analisado o processo de integração das tecnologias na educação técnica federal de nível médio no Amazonas, a partir do estudo da realidade dada, de um projeto em curso de financiamento federal e seu edital, objetos que materializam a política pública de educação brasileira. Na abordagem metodológica empregou-se o procedimento de método misto de aspecto tanto quantitativo quanto qualitativo. Sendo assim, utilizou-se a bibliometria para selecionar artigos de pesquisas científicas, distinguindo-os por grau de relevância na constituição do corpus, para tipificar as pesquisas aplicadas às tecnologias no século XXI e seu enquadramento conforme teoria crítica. Para prospecção e qualificação dos dados empregou-se a análise de conteúdo das obras do corpus. Para responder a problematização de como a tecnologia tem sido entendida, utilizada no campo da política pública brasileira e empregada na elaboração do projeto, reflexo do edital de chamada pública que incentiva o uso da tecnologia Maker na sala de aula, foi realizada uma análise crítica do projeto IFMaker/IFAM-AM. Os resultados apresentam as tipologias de tecnologias em integração nas salas de aulas, as perspectivas das pesquisas cientificas quanto a teoria crítica da tecnologia, as metas e estratégias caracterizadas em subcategorias de artefatos técnicos e socioculturais e sua correlação com posicionamentos acrítico e crítico e a crítica do processo de implantação do laboratório IFMaker/IFAM-AM no Amazonas. Assim, o estudo incorpora a discussão do processo de integração de tecnologias, em curso, na educação pública federal de nível médio do Amazonas de forma a assumir a centralidade da questão amazônica no estudo.The present dissertation addresses the theme of technologies applied to classrooms in the first two decades of the 21st century, developed in three different movements. First, we mapped publications in a global perspective, identifying the theoretical basis and typologies in research on the integration of ICT in education. The objective was to investigate scientific research, public policy, and a project of technology integration in education in its typological and theoretical aspects. To do so, conceptions were based on the Critical Theory of Technology developed by Andrew Feenberg and the different typologies of applied technologies were investigated. The second movement sought to identify and investigate the official documents of the public policy of Basic Education in Brazil that define the goals and strategies for integrating technologies into the classroom and the typologies of these technologies. Finally, the process of technology integration in federal technical high school education in Amazonas was analyzed, from the study of the given reality, of an ongoing federal funding project and its edict, objects that materialize the Brazilian public education policy. The methodological approach employed the mixed method procedure of both quantitative and qualitative aspects. Thus, bibliometric was used to select scientific research articles, distinguishing them by degree of relevance in the constitution of the corpus, to typify the research applied to technologies in the 21st century and its framework according to critical theory. To prospect and qualify the data, we used content analysis of the articles in the corpus. To answer the problem of how technology has been understood, used in the Brazilian public policy field, and employed in the project development, a critical analysis of the IFMaker/IFAM-AM project was conducted. The results present the typologies of technologies being integrated into the classroom, the perspectives of scientific research as to the critical theory of technology, the goals and strategies characterized in subcategories of technical and sociocultural artifacts and their correlation with uncritical and critical positions, and the critique of the process of implementation of the IFMaker/IFAM-AM laboratory in Amazonas. Thus, the study incorporates the discussion of the process of integration of technologies, underway, in the federal public high school education in Amazonas to assume the centrality of the Amazonian issue in the study.FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoGarcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Silva, Camila Ferreira daFonseca, Tânia DiasSales, Mary Valda SouzaSantos, Fabiano Pereira doshttp://lattes.cnpq.br/7201940546310354https://orcid.org/0000-0002-9075-09342022-09-16T19:09:44Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Fabiano Pereira dos. A integração das tecnologias digitais às salas de aula: características e enquadramento a partir da teoria crítica. 2022. 204 f. 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