Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio

Bibliographic Details
Main Author: Fonseca, Júlio Cézar Marinho
Publication Date: 2013
Other Authors: http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Download full: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781
Summary: Este teve como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio o conjunto de números perplexos. A abordagem utilizada foi a analogia entre este conjunto e o conjunto de números complexos, foram definidos operações de adição e multiplicação de números que compõem o sistema dos números perplexos, bem como foi situado como estrutura algébrica e também foi representado geometricamente discutido ao longo do trabalho. Além disso, foram feitos estudos de equações polinomiais em P. Por fim, um estudo formal sobre a formal exponencial exigiu que ocorresse um desvio no escopo do trabalho, mas que se justificou devida à necessidade de apresentar de forma mais precisa resultados, conforme é apresentado no capítulo IV.
id UFAM_c1cf1ed41631a0c3620e713ecb612865
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4781
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Números perplexos: uma abordagem para o Ensino MédioNúmeros complexos - Estrutura algébricaNúmeros PerplexosEnsino aprendizagem - MatemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAEste teve como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio o conjunto de números perplexos. A abordagem utilizada foi a analogia entre este conjunto e o conjunto de números complexos, foram definidos operações de adição e multiplicação de números que compõem o sistema dos números perplexos, bem como foi situado como estrutura algébrica e também foi representado geometricamente discutido ao longo do trabalho. Além disso, foram feitos estudos de equações polinomiais em P. Por fim, um estudo formal sobre a formal exponencial exigiu que ocorresse um desvio no escopo do trabalho, mas que se justificou devida à necessidade de apresentar de forma mais precisa resultados, conforme é apresentado no capítulo IV.This aimed to introduce students of high school the set of numbers perplexed . The approach used was the analogy between this set and the set of complex numbers were defined operations of addition and multiplication of numbers that make up the system of perplexed figures and was situated as algebraic structure and was also represented geometrically discussed throughout the work . In addition , there have been studies of polynomial equations in P. Finally, a formal study of the exponential formal demanded that occurred a shift in the scope of work, but it was justified due to the need to introduce more precise results, as presented chapter IV .CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPinto, Alfredo Wagner Martinshttp://lattes.cnpq.br/403832695538577Marrocos, Marcus Antonio Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/8619708073570281Moreira, Carlos Gustavo Tamm de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5809459915075654Fonseca, Júlio Cézar Marinhohttp://lattes.cnpq.br/82658146311526772016-01-20T17:16:33Z2013-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Júlio Cézar Marinho. Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:27:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4781Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:27:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
spellingShingle Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
Fonseca, Júlio Cézar Marinho
Números complexos - Estrutura algébrica
Números Perplexos
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_full Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_fullStr Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
title_sort Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio
author Fonseca, Júlio Cézar Marinho
author_facet Fonseca, Júlio Cézar Marinho
http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Alfredo Wagner Martins
http://lattes.cnpq.br/403832695538577
Marrocos, Marcus Antonio Mendonça
http://lattes.cnpq.br/8619708073570281
Moreira, Carlos Gustavo Tamm de Araújo
http://lattes.cnpq.br/5809459915075654
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Júlio Cézar Marinho
http://lattes.cnpq.br/8265814631152677
dc.subject.por.fl_str_mv Números complexos - Estrutura algébrica
Números Perplexos
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Números complexos - Estrutura algébrica
Números Perplexos
Ensino aprendizagem - Matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Este teve como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio o conjunto de números perplexos. A abordagem utilizada foi a analogia entre este conjunto e o conjunto de números complexos, foram definidos operações de adição e multiplicação de números que compõem o sistema dos números perplexos, bem como foi situado como estrutura algébrica e também foi representado geometricamente discutido ao longo do trabalho. Além disso, foram feitos estudos de equações polinomiais em P. Por fim, um estudo formal sobre a formal exponencial exigiu que ocorresse um desvio no escopo do trabalho, mas que se justificou devida à necessidade de apresentar de forma mais precisa resultados, conforme é apresentado no capítulo IV.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-07
2016-01-20T17:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Júlio Cézar Marinho. Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781
identifier_str_mv FONSECA, Júlio Cézar Marinho. Números perplexos: uma abordagem para o Ensino Médio. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1797040378828816384