O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46739 |
Resumo: | Este artigo aborda o modelo educativo do Estado Plurinacional da Bolívia, com foco no Subsistema de Educação Regular, seus níveis e currículo, com base nos elementos trazidos pela legislação e documentos oficiais. Após larga história de subalternização e violências, um bloco identificado com a maioria étnica e trabalhadora alçou-se à condição de direção Estatal, conformando novo modelo de Estado e novo arcabouço jurídico-teórico educativo, a partir da lei Avelino Siñani – Elizardo Pérez. Uma década após sua promulgação, se observa um país livre do analfabetismo, com significativa ampliação da cobertura educativa e aproximação concreta do processo pedagógico ao contexto sociocomunitario e produtivo boliviano. |
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O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricularEducaçãoBolíviaSistema Educativo PlurinacionalMarxismoAmérica-LatinaEste artigo aborda o modelo educativo do Estado Plurinacional da Bolívia, com foco no Subsistema de Educação Regular, seus níveis e currículo, com base nos elementos trazidos pela legislação e documentos oficiais. Após larga história de subalternização e violências, um bloco identificado com a maioria étnica e trabalhadora alçou-se à condição de direção Estatal, conformando novo modelo de Estado e novo arcabouço jurídico-teórico educativo, a partir da lei Avelino Siñani – Elizardo Pérez. Uma década após sua promulgação, se observa um país livre do analfabetismo, com significativa ampliação da cobertura educativa e aproximação concreta do processo pedagógico ao contexto sociocomunitario e produtivo boliviano.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4673910.9771/gmed.v13i3.46739Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 87-1082175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46739/25788Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Araújo, Thiago MatiasFerreira Júnior, Amarílio 2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/46739Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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