O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Araújo, Thiago Matias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira Júnior, Amarílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46739
Resumo: Este artigo aborda o modelo educativo do Estado Plurinacional da Bolívia, com foco no Subsistema de Educação Regular, seus níveis e currículo, com base nos elementos trazidos pela legislação e documentos oficiais. Após larga história de subalternização e violências, um bloco identificado com a maioria étnica e trabalhadora alçou-se à condição de direção Estatal, conformando novo modelo de Estado e novo arcabouço jurídico-teórico educativo, a partir da lei Avelino Siñani – Elizardo Pérez. Uma década após sua promulgação, se observa um país livre do analfabetismo, com significativa ampliação da cobertura educativa e aproximação concreta do processo pedagógico ao contexto sociocomunitario e produtivo boliviano.
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