DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM A CRIANÇAS COM SINAIS RESPIRATÓRIOS DE GRAVIDADE DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Renise Bastos Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferraz, Luana Cavalcante Costa, Barbosa, Nirliane Ribeiro, Peixoto, Rita de Cássia Batista de Oliveira, Farias, Maria Betânia Monteiro de, Correia, Larissa Tenório Andrade, Silva, Andrey Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37467
Resumo: Objetivo: descrever diagnósticos e intervenções de enfermagem a crianças com sinais respiratórios de gravidade da COVID-19. Método: estudo exploratório, descritivo, do tipo revisão narrativa, realizado em junho de 2020, embasado pelas evidências científicas publicadas na base PUBCOVID-19, para posterior elaboração de diagnósticos utilizando a Taxonomia North American Nursing Diagnoses Association – International, e intervenções ancoradas na Nursing Interventions Classification. Resultados: a dispneia e o desconforto respiratório foram os sinais de gravidade mais evidenciados na criança com COVID-19. Foram elaboradas três principais afirmativas diagnósticas: Troca de Gases Prejudicada, Padrão Respiratório Ineficaz e Ventilação Espontânea Prejudicada, com 24 Intervenções de Enfermagem correspondentes em quatro domínios: o fisiológico, comportamental, de segurança, e o de família. Conclusão: a descrição dos diagnósticos e intervenções de enfermagem, ancorados pelas taxonomias NANDA e NIC, respectivamente, apresenta inovação na literatura científica brasileira. Descritores: Enfermagem Pediátrica. Cuidados de Enfermagem. Infecções por Coronavírus. Diagnóstico de Enfermagem.
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