PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Elaine Guedes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: La Torre, Maristela Pina dos Santos, Santa Rosa, Darci de Oliveira, Vieira, Therezinha Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4936
Resumo: A formação voltada para uma prática cidadã requer um ensino que ofereça, aos profissionais enfermeiras (os), condições para desenvolver competências relativas não somente a aspectos técnicos, mas, também, para posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, diante dos dilemas éticos e morais quando no exercício do seu trabalho. As pressões do cotidiano geram a necessidade de se identificar os valores morais que possam interferir na tomada de decisões. O ensino da ética nos cursos de graduação em enfermagem deve fornecer ferramentas úteis para um agir profissional ético. Esse artigo teve como questão norteadora: Como o processo de formação da (o) enfermeira (o) pode possibilitar um agir profissional ético, em sua prática? A pesquisa bibliográfica que realizamos teve como objetivos refletir sobre o processo de formação das (os) enfermeiras (os) para um agir ético e identificar como os valores morais/éticos refletem no processo de tomada de decisão profissional. Concluímos pela necessidade de um agir ético à vista do qual alguns desafios são colocados. Sob esse aspecto, é bastante pertinente a visão da integralidade que rompe com a concepção fragmentada do homem, do mundo, da sociedade e da educação. Na prática profissional, deve ser evitado o juízo de valores, principalmente, que esse venha influenciar nas decisões. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. The training process for a human practice requires a kind of teaching that offers to professional nurses the conditions to develop skills related not only to the technical aspects, but also to position critically and reflexive on ethical and moral dilemmas in the course of their work. The daily pressures bring the necessity to identify the moral values that may interfere with the decisions-making process. The teaching of ethics in nursing graduation courses should provide useful tools for an ethical professional act. The question that guides this article is: How does the training process of the nurse may enable an ethical professional act, in her practice? The bibliographic research we did aims to bring the reflection on the process of training of the nurses for ethical acts and identify how ethical/moral values reflects in the process of the professional decisions-making. It's concluded by the necessity of ethical acts that are sighted in the challenges that are placed. In this aspect, it is a lot relevant the sight of the integrality that breaks the fragmented conception about the men, the world, the society and the education. In the professional practice, the value judgment must be avoided, mainly when it might influence the decisions. KEY-WORDS: Teaching, Nursing Ethics, Decisions-Making. La formación orientada para una práctica ciudadana, requiere una enseñanza que ofrezca, a los (las) profesionales enfermeros (as), condiciones para desarrolar competencias relativas, no solo a aspectos técnicos, sino, también, para posicionarse de forma crítica e reflexiva delante de los dilemas éticos y morales inerentes al exercício de su trabajo. Las presiones del cotidiano generan la necesidad de identificar los valores morales que puedan interferir en la toma de decisiones. La enseñanaza de la ética en los cursos de graduación en enfermería debe ofrecer herramientas útiles para un actuar profesional ético. Este artículo tuvo como cuestión norteadora: ¿Cómo puede, el proceso de formación del (la) enfermero (a), posibilitar un actuar profesional ético en su práctica? La investigación bibliográfica tuvo como objetivos reflexionar sobre el proceso de formación de los (las) enfermeros (as) para um actuar ético e identificar como los valores morales/éticos se reflejan en el proceso de toma de decisión profesional. Concluímos por la necesidad de un actuar ético delante del cual son colocados algunos desafios. Sobre este aspecto, es bastante pertinente la visión de la integralidad que rompe con la concepción fragmentada del hombre, del mundo, de la sociedad y de la educación. En la práctica profesional debe ser evitado el juicio de valores, principalmente, cuando el mismo venga a influenciar en las decisiones.   Palabras clave: Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.
id UFBA-14_ea90338474a17bb15f330aeb2ce97281
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4936
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICOEnsino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. KEY-WORDSTeachingNursing EthicsDecisions-Making. Palabras claveEnseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.A formação voltada para uma prática cidadã requer um ensino que ofereça, aos profissionais enfermeiras (os), condições para desenvolver competências relativas não somente a aspectos técnicos, mas, também, para posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, diante dos dilemas éticos e morais quando no exercício do seu trabalho. As pressões do cotidiano geram a necessidade de se identificar os valores morais que possam interferir na tomada de decisões. O ensino da ética nos cursos de graduação em enfermagem deve fornecer ferramentas úteis para um agir profissional ético. Esse artigo teve como questão norteadora: Como o processo de formação da (o) enfermeira (o) pode possibilitar um agir profissional ético, em sua prática? A pesquisa bibliográfica que realizamos teve como objetivos refletir sobre o processo de formação das (os) enfermeiras (os) para um agir ético e identificar como os valores morais/éticos refletem no processo de tomada de decisão profissional. Concluímos pela necessidade de um agir ético à vista do qual alguns desafios são colocados. Sob esse aspecto, é bastante pertinente a visão da integralidade que rompe com a concepção fragmentada do homem, do mundo, da sociedade e da educação. Na prática profissional, deve ser evitado o juízo de valores, principalmente, que esse venha influenciar nas decisões. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. The training process for a human practice requires a kind of teaching that offers to professional nurses the conditions to develop skills related not only to the technical aspects, but also to position critically and reflexive on ethical and moral dilemmas in the course of their work. The daily pressures bring the necessity to identify the moral values that may interfere with the decisions-making process. The teaching of ethics in nursing graduation courses should provide useful tools for an ethical professional act. The question that guides this article is: How does the training process of the nurse may enable an ethical professional act, in her practice? The bibliographic research we did aims to bring the reflection on the process of training of the nurses for ethical acts and identify how ethical/moral values reflects in the process of the professional decisions-making. It's concluded by the necessity of ethical acts that are sighted in the challenges that are placed. In this aspect, it is a lot relevant the sight of the integrality that breaks the fragmented conception about the men, the world, the society and the education. In the professional practice, the value judgment must be avoided, mainly when it might influence the decisions. KEY-WORDS: Teaching, Nursing Ethics, Decisions-Making. La formación orientada para una práctica ciudadana, requiere una enseñanza que ofrezca, a los (las) profesionales enfermeros (as), condiciones para desarrolar competencias relativas, no solo a aspectos técnicos, sino, también, para posicionarse de forma crítica e reflexiva delante de los dilemas éticos y morales inerentes al exercício de su trabajo. Las presiones del cotidiano generan la necesidad de identificar los valores morales que puedan interferir en la toma de decisiones. La enseñanaza de la ética en los cursos de graduación en enfermería debe ofrecer herramientas útiles para un actuar profesional ético. Este artículo tuvo como cuestión norteadora: ¿Cómo puede, el proceso de formación del (la) enfermero (a), posibilitar un actuar profesional ético en su práctica? La investigación bibliográfica tuvo como objetivos reflexionar sobre el proceso de formación de los (las) enfermeros (as) para um actuar ético e identificar como los valores morales/éticos se reflejan en el proceso de toma de decisión profesional. Concluímos por la necesidad de un actuar ético delante del cual son colocados algunos desafios. Sobre este aspecto, es bastante pertinente la visión de la integralidad que rompe con la concepción fragmentada del hombre, del mundo, de la sociedad y de la educación. En la práctica profesional debe ser evitado el juicio de valores, principalmente, cuando el mismo venga a influenciar en las decisiones.   Palabras clave: Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.Universidade Federal da Bahia2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/493610.18471/rbe.v25i1.4936Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2011)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2011)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 25 n. 1 (2011)2178-86500102-543010.18471/rbe.v25i1reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4936/4334Fontoura, Elaine GuedesLa Torre, Maristela Pina dos SantosSanta Rosa, Darci de OliveiraVieira, Therezinha Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-09-14T08:12:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/4936Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2012-09-14T08:12:23Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
title PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
spellingShingle PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
Fontoura, Elaine Guedes
Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. KEY-WORDS
Teaching
Nursing Ethics
Decisions-Making. Palabras clave
Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.
title_short PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
title_full PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
title_fullStr PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
title_full_unstemmed PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
title_sort PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ENFERMEIRA PARA UM AGIR ÉTICO
author Fontoura, Elaine Guedes
author_facet Fontoura, Elaine Guedes
La Torre, Maristela Pina dos Santos
Santa Rosa, Darci de Oliveira
Vieira, Therezinha Teixeira
author_role author
author2 La Torre, Maristela Pina dos Santos
Santa Rosa, Darci de Oliveira
Vieira, Therezinha Teixeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Elaine Guedes
La Torre, Maristela Pina dos Santos
Santa Rosa, Darci de Oliveira
Vieira, Therezinha Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. KEY-WORDS
Teaching
Nursing Ethics
Decisions-Making. Palabras clave
Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.
topic Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. KEY-WORDS
Teaching
Nursing Ethics
Decisions-Making. Palabras clave
Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.
description A formação voltada para uma prática cidadã requer um ensino que ofereça, aos profissionais enfermeiras (os), condições para desenvolver competências relativas não somente a aspectos técnicos, mas, também, para posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, diante dos dilemas éticos e morais quando no exercício do seu trabalho. As pressões do cotidiano geram a necessidade de se identificar os valores morais que possam interferir na tomada de decisões. O ensino da ética nos cursos de graduação em enfermagem deve fornecer ferramentas úteis para um agir profissional ético. Esse artigo teve como questão norteadora: Como o processo de formação da (o) enfermeira (o) pode possibilitar um agir profissional ético, em sua prática? A pesquisa bibliográfica que realizamos teve como objetivos refletir sobre o processo de formação das (os) enfermeiras (os) para um agir ético e identificar como os valores morais/éticos refletem no processo de tomada de decisão profissional. Concluímos pela necessidade de um agir ético à vista do qual alguns desafios são colocados. Sob esse aspecto, é bastante pertinente a visão da integralidade que rompe com a concepção fragmentada do homem, do mundo, da sociedade e da educação. Na prática profissional, deve ser evitado o juízo de valores, principalmente, que esse venha influenciar nas decisões. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Ética de enfermagem. Tomada de decisão. The training process for a human practice requires a kind of teaching that offers to professional nurses the conditions to develop skills related not only to the technical aspects, but also to position critically and reflexive on ethical and moral dilemmas in the course of their work. The daily pressures bring the necessity to identify the moral values that may interfere with the decisions-making process. The teaching of ethics in nursing graduation courses should provide useful tools for an ethical professional act. The question that guides this article is: How does the training process of the nurse may enable an ethical professional act, in her practice? The bibliographic research we did aims to bring the reflection on the process of training of the nurses for ethical acts and identify how ethical/moral values reflects in the process of the professional decisions-making. It's concluded by the necessity of ethical acts that are sighted in the challenges that are placed. In this aspect, it is a lot relevant the sight of the integrality that breaks the fragmented conception about the men, the world, the society and the education. In the professional practice, the value judgment must be avoided, mainly when it might influence the decisions. KEY-WORDS: Teaching, Nursing Ethics, Decisions-Making. La formación orientada para una práctica ciudadana, requiere una enseñanza que ofrezca, a los (las) profesionales enfermeros (as), condiciones para desarrolar competencias relativas, no solo a aspectos técnicos, sino, también, para posicionarse de forma crítica e reflexiva delante de los dilemas éticos y morales inerentes al exercício de su trabajo. Las presiones del cotidiano generan la necesidad de identificar los valores morales que puedan interferir en la toma de decisiones. La enseñanaza de la ética en los cursos de graduación en enfermería debe ofrecer herramientas útiles para un actuar profesional ético. Este artículo tuvo como cuestión norteadora: ¿Cómo puede, el proceso de formación del (la) enfermero (a), posibilitar un actuar profesional ético en su práctica? La investigación bibliográfica tuvo como objetivos reflexionar sobre el proceso de formación de los (las) enfermeros (as) para um actuar ético e identificar como los valores morales/éticos se reflejan en el proceso de toma de decisión profesional. Concluímos por la necesidad de un actuar ético delante del cual son colocados algunos desafios. Sobre este aspecto, es bastante pertinente la visión de la integralidad que rompe con la concepción fragmentada del hombre, del mundo, de la sociedad y de la educación. En la práctica profesional debe ser evitado el juicio de valores, principalmente, cuando el mismo venga a influenciar en las decisiones.   Palabras clave: Enseñanaza. Ética en enfermería. Toma de decisión.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4936
10.18471/rbe.v25i1.4936
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4936
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v25i1.4936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4936/4334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 No. 1 (2011)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 25 Núm. 1 (2011)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 25 n. 1 (2011)
2178-8650
0102-5430
10.18471/rbe.v25i1
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066768065232896