SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Jessica Fonseca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Mariza Silva, Magalhães, Gessica Cerqueira, Souza, Venícia Conceição, Queiroz Silva, Joise Magarão, Anjos, Karla Ferraz dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Baiana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929
Resumo: Objetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto.
id UFBA-14_ff30aa445de2c0990621ed49150dc5c5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/41929
network_acronym_str UFBA-14
network_name_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVASObjetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto.Universidade Federal da Bahia2021-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/4192910.18471/rbe.v35.41929Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)2178-86500102-5430reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporenghttps://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24148https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24149Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem‏info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Jessica FonsecaAlmeida, Mariza SilvaMagalhães, Gessica CerqueiraSouza, Venícia ConceiçãoQueiroz Silva, Joise MagarãoAnjos, Karla Ferraz dos2021-07-26T12:46:45Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/41929Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/indexPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/oairbaiana@ufba.br2178-86500102-5130opendoar:2021-07-26T12:46:45Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
title SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
spellingShingle SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
Mota, Jessica Fonseca
title_short SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_full SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_fullStr SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_full_unstemmed SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
title_sort SABERES E EXPERIÊNCIAS DE GESTANTES SOBRE AUTOCUIDADO PUERPERAL E CUIDADO DO/A RECÉM-NASCIDO/A MEDIANTE PRÁTICAS EDUCATIVAS
author Mota, Jessica Fonseca
author_facet Mota, Jessica Fonseca
Almeida, Mariza Silva
Magalhães, Gessica Cerqueira
Souza, Venícia Conceição
Queiroz Silva, Joise Magarão
Anjos, Karla Ferraz dos
author_role author
author2 Almeida, Mariza Silva
Magalhães, Gessica Cerqueira
Souza, Venícia Conceição
Queiroz Silva, Joise Magarão
Anjos, Karla Ferraz dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Jessica Fonseca
Almeida, Mariza Silva
Magalhães, Gessica Cerqueira
Souza, Venícia Conceição
Queiroz Silva, Joise Magarão
Anjos, Karla Ferraz dos
description Objetivo: analisar saberes e experiências de gestantes sobre o autocuidado puerperal e cuidado do/a recém-nascido/a mediante práticas educativas. Método: estudo qualitativo, com 16 gestantes que frequentavam o pré-natal em maternidade pública de Salvador, Bahia. Aplicou-se, na coleta de dados, roteiro de entrevista semiestruturado e práticas educativas em saúde. Utilizou-se análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias: autocuidado no período pós-parto: relevante e indispensável; neonato e amamentação: aprender para melhor cuidar; e práticas educativas na gestação: o resultado esperado. Evidenciou-se necessidade e relevância das práticas educativas desde a gestação, contudo valorizou-se o cuidado do/a recém-nascido/a em relação ao autocuidado da mulher, podendo influenciar no (auto)cuidado das envolvidas. Considerações finais: as práticas educativas realizadas durante o pré-natal ofertaram subsídios para o empoderamento e a autonomia das mulheres ao retornarem ao domicílio, contudo, quando realizadas, distanciavam-se do autocuidado feminino, pois tendiam a valorizar apenas os cuidados destinados ao/a recém-nascido.Descritores: Gestantes. Cuidado Pré-Natal. Educação em Saúde. Conhecimento. Período Pós-Parto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929
10.18471/rbe.v35.41929
url https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929
identifier_str_mv 10.18471/rbe.v35.41929
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24148
https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/41929/24149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem‏
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Baiana de Enfermagem‏
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem; Vol. 35 (2021)
Revista Baiana de Enfermagem‏; v. 35 (2021)
2178-8650
0102-5430
reponame:Revista Baiana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Baiana de Enfermagem (Online)
collection Revista Baiana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Enfermagem (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv rbaiana@ufba.br
_version_ 1797066771547553792