Acesso e permanência de estudantes com deficiência visual em uma Instituição de Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Cláudia Marisa Ferreira Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24927
Resumo: Este trabalho de tese traz como objeto de estudo o acesso e a permanência de estudantes com deficiência visual em uma Instituição de Educação Superior (IES) e tem, como objetivo geral analisar as condições de acesso e de permanência de estudantes com deficiência visual na Educação Superior, a partir da percepção desses estudantes. As questões que permeiam a problemática da investigação são: Como tem se caracterizado o acesso e a permanência de estudantes com deficiência visual nas IES brasileiras? Que fatores vêm interferindo nesse processo? A busca de resposta para essas questões que tratam da inclusão educacional na Educação Superior deu voz aos estudantes, em continuidade da atuação profissional da pesquisadora e culminou neste trabalho de tese. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em função da contemporaneidade do tema e por entender que o mergulho profundo e exaustivo proposto por este tipo de metodologia pode ampliar a compreensão da pesquisadora sobre as reais privações, características e concepções dos estudantes com deficiência visual quanto ao seu acesso e permanência na Educação Superior. Os instrumentos de coleta dos dados foram entrevistas semiestruturadas com estudantes com deficiência visual, formulário de caracterização da instituição investigada, roteiro para observações indiretas e registros fotográficos com imagens tiradas pelos estudantes com deficiência e pela pesquisadora. Este trabalho de tese teve, como lócus pesquisado, um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais e como sujeitos do estudo, os principais atores deste processo, que são os estudantes com deficiência visual. Foi possível averiguar a existência de algumas ações e práticas docentes de forma tímida e isolada que vêm possibilitando a permanência destes estudantes na instituição. No entanto, foi constatada ausência de acessibilidade em prédios da IES, o que pode ser compreendido como descumprimento da legislação e reflexo da falta de prioridade institucional para a inclusão desses estudantes, em relação às ações e práticas necessárias para o seu pleno desenvolvimento e em relação à formação acadêmica deste público. A pesquisa revelou a urgência de maior eficácia e efetividade das ações preconizadas pelas políticas públicas existentes, no sentido de torná-las mais consistentes e estruturantes de ações e de práticas, coerentes e convergentes com as demandas da sociedade contemporânea e com os princípios da educação inclusiva, em direção a uma redescoberta do papel social das instituições educacionais.
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A busca de resposta para essas questões que tratam da inclusão educacional na Educação Superior deu voz aos estudantes, em continuidade da atuação profissional da pesquisadora e culminou neste trabalho de tese. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em função da contemporaneidade do tema e por entender que o mergulho profundo e exaustivo proposto por este tipo de metodologia pode ampliar a compreensão da pesquisadora sobre as reais privações, características e concepções dos estudantes com deficiência visual quanto ao seu acesso e permanência na Educação Superior. Os instrumentos de coleta dos dados foram entrevistas semiestruturadas com estudantes com deficiência visual, formulário de caracterização da instituição investigada, roteiro para observações indiretas e registros fotográficos com imagens tiradas pelos estudantes com deficiência e pela pesquisadora. Este trabalho de tese teve, como lócus pesquisado, um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais e como sujeitos do estudo, os principais atores deste processo, que são os estudantes com deficiência visual. Foi possível averiguar a existência de algumas ações e práticas docentes de forma tímida e isolada que vêm possibilitando a permanência destes estudantes na instituição. No entanto, foi constatada ausência de acessibilidade em prédios da IES, o que pode ser compreendido como descumprimento da legislação e reflexo da falta de prioridade institucional para a inclusão desses estudantes, em relação às ações e práticas necessárias para o seu pleno desenvolvimento e em relação à formação acadêmica deste público. A pesquisa revelou a urgência de maior eficácia e efetividade das ações preconizadas pelas políticas públicas existentes, no sentido de torná-las mais consistentes e estruturantes de ações e de práticas, coerentes e convergentes com as demandas da sociedade contemporânea e com os princípios da educação inclusiva, em direção a uma redescoberta do papel social das instituições educacionais.ABSTRACT This thesis aims to study the access and permanence of students with visual impairment in a Higher Education Institution (HEI) and has as general goal to analyze the conditions of access and permanence of students with visual impairment in Higher Education, based on the perception of these students. The questions that permeate the research problem are: How has the access and permanence of students with visual impairment been characterized in Brazilian HEIs? Which factors have interfered in this process? The search for answers for these questions regarding to educational inclusion at Higher Education that give voice to these students in continuity of the researcher's professional activity, and culminated in this work of thesis. The methodological option was qualitative research, a study case type, in function of the contemporaneousness of the theme and for understanding that the deep and exhaustive diving proposed by this type of methodology can broaden the researcher's understanding of the real deprivations, characteristics and conceptions of the students with visual impairment regarding their access and stay in Higher Education. Data collection instruments were semi-structured interviews with students with visual impairment, characterization form of the investigated institution, script for indirect observations, and photographic records with images taken by students with disabilities and by the researcher. This work of thesis had, as researched locus, a Federal Institute of Education, Science and Technology of the state of Minas Gerais - Brazil and also as subjects of the study, the main actors of this process, which are students with visual impairment. It was possible to verify the existence of some actions and teaching practices in a timid and isolated way that have made possible the permanence of these students in the institution. However, it was also verified the absence of accessibility in buildings of the HEI, which can be perceived as understood as non-compliance with the legislation and lack of priority towards these students, regarding to the actions and practices necessary for the full development and in relations to academic formation of this public. The research revealed the urgency of greater efficiency and effectiveness of actions advocated by the existing public policies in order to become actions and practices more consistent and structuring, coherent and convergent with the demands of contemporary society and with the principles of inclusive education, towards a rediscovery of the social role of educational institutions.Submitted by Claudia Pimenta (claudia.machado@ifmg.edu.br) on 2018-01-04T19:56:26Z No. of bitstreams: 1 TESE_COMPLETA_Cláudia M F Machado Pimenta.pdf: 3526496 bytes, checksum: 7af8c0d53e1efc5fe3ab409d440c897d (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2018-01-08T14:46:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_COMPLETA_Cláudia M F Machado Pimenta.pdf: 3526496 bytes, checksum: 7af8c0d53e1efc5fe3ab409d440c897d (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-08T14:46:33Z (GMT). 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