Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cátia Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24460
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo investigar a melancolia da alteridade na personagem Ofélia, da obra Hamlet, de William Shakespeare, ancorada nas teorias dos filósofos Emmanuel Lévinas e Gaston Bachelard, a visar uma ressignificação da personagem, tendo-se como resultante a proposta de um roteiro dramatúrgico no qual Ofélia é elevada ao status de protagonista da obra. Seu trágico percurso, além de denunciar questões de gênero – de que é representante legítima –, deixa rastros de uma problemática de fundo mais amplo que abarca o Ser do Homem. Tal personagem representa verdadeiro drama da humanidade vivido de forma manifesta por Hamlet em seu antológico monólogo “Ser ou não ser”, que bem podemos configurar como uma problemática existencial. Através das perspectivas de Gastón Bachelard, em seu Complexo de Ofélia, designando-a como um ser melancólico e um ser das águas, e também do conceito de “alteridade” em Emmanuel Lévinas, a realidade simbólica de “Ofélia” é ressaltada, permitindo-se o reconhe-cimento de uma estrutura de personagem que transborda para além de si, tendo como razão a presença-ausência do Outro, a falta de sentido do mundo pelo não reconhecimento do Outro, o qual é inalcançável. Dessa forma, configurando-se tema, Ofélia, na presente investigação, insere-se nos parâmetros dramatúrgicos que a possibilitam analisar seguindo um modelo actancial, ou seja, do ponto de vista de sua ação na trama (e não no âmbito individual, psicológico). O primeiro capítulo contextualiza a personagem a partir da obra, anunciando as brechas para uma releitura da mesma. O segundo capítulo trata da definição dos conceitos de “melancolia” e “alteridade” e da ressignificação de Ofélia por meio deles, fundamentados em Bachelard e Lévinas. O terceiro capítulo aborda o processo criativo, ratificando a importância dos experimentos (laboratórios) como práticas intermediárias ao resultado final, auxiliando as reflexões estéticas e a construção de uma obra, no caso da pesquisa atual: Lago das Ofélias: A Melancolia da Alteridade em Shakespeare – como Roteiro Dramatúrgico. Palavras-chave: Ofélia; Alteridade; Melancolia (Filosofia); Criação; Dramaturgia.
id UFBA-2_11657d565127b90ab1b2a07d4089d91b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24460
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Martins, Cátia OliveiraBezerra, Antônia PereiraSantos, José Antônio Saja Ramos Neves dosRangel, Sônia Lúcia2017-10-31T10:58:17Z2017-10-312016-01-29DIssertação de Mestradohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24460A presente dissertação tem por objetivo investigar a melancolia da alteridade na personagem Ofélia, da obra Hamlet, de William Shakespeare, ancorada nas teorias dos filósofos Emmanuel Lévinas e Gaston Bachelard, a visar uma ressignificação da personagem, tendo-se como resultante a proposta de um roteiro dramatúrgico no qual Ofélia é elevada ao status de protagonista da obra. Seu trágico percurso, além de denunciar questões de gênero – de que é representante legítima –, deixa rastros de uma problemática de fundo mais amplo que abarca o Ser do Homem. Tal personagem representa verdadeiro drama da humanidade vivido de forma manifesta por Hamlet em seu antológico monólogo “Ser ou não ser”, que bem podemos configurar como uma problemática existencial. Através das perspectivas de Gastón Bachelard, em seu Complexo de Ofélia, designando-a como um ser melancólico e um ser das águas, e também do conceito de “alteridade” em Emmanuel Lévinas, a realidade simbólica de “Ofélia” é ressaltada, permitindo-se o reconhe-cimento de uma estrutura de personagem que transborda para além de si, tendo como razão a presença-ausência do Outro, a falta de sentido do mundo pelo não reconhecimento do Outro, o qual é inalcançável. Dessa forma, configurando-se tema, Ofélia, na presente investigação, insere-se nos parâmetros dramatúrgicos que a possibilitam analisar seguindo um modelo actancial, ou seja, do ponto de vista de sua ação na trama (e não no âmbito individual, psicológico). O primeiro capítulo contextualiza a personagem a partir da obra, anunciando as brechas para uma releitura da mesma. O segundo capítulo trata da definição dos conceitos de “melancolia” e “alteridade” e da ressignificação de Ofélia por meio deles, fundamentados em Bachelard e Lévinas. O terceiro capítulo aborda o processo criativo, ratificando a importância dos experimentos (laboratórios) como práticas intermediárias ao resultado final, auxiliando as reflexões estéticas e a construção de uma obra, no caso da pesquisa atual: Lago das Ofélias: A Melancolia da Alteridade em Shakespeare – como Roteiro Dramatúrgico. Palavras-chave: Ofélia; Alteridade; Melancolia (Filosofia); Criação; Dramaturgia.The aim of this dissertation is to investigate the melancholy of alterity in the character of Ophelia, from William Shakespeare Hamlet, anchored in the theories of the philosophers Emmanuel Lévinas and Gaston Bachelard, to aim at a character resignification, resulting in the proposal of a dramaturgic script in which Ophelia is elevated to the status of protagonist of the work. His tragic trajectory, besides denouncing gender issues - of which he is a legitimate representative - leaves traces of a broader problematic that encompasses the Being of Man. This character represents a true drama of humanity manifestly lived by Hamlet in his anthological monologue "To be or not to be", which we can well conclude as an existential problematic. Through the perspectives of Gastón Bachelard, in his Complex of Ophelia, they designate her as a melancholic being and a being of the waters, and also of the concept of "otherness" in Emmanuel Lévinas, the symbolic reality of "Ophelia" is emphasized, Allowing for the recognition of a character structure that overflows beyond itself, having as reason the presence-absence of the Other, the lack of sense of the world by the non-recognition of the Other, which is unreachable. In this research, Ophelia is part of the dramaturgical parameters that make it possible to analyze by following an actual model, that is, from the point of view of its action in the plot (and not in the individual sphere, psychological). The first chapter contextualizes the character from the work, announcing the loopholes for a re-reading of it. The second chapter deals with the definition of the concepts of "melancolia" and "alterity" and the resignification of Ophelia through them, based on Bachelard and Lévinas. The third chapter deals with the creative process, ratifying the importance of experiments (labs) as intermediary practices to the final result, aiding the aesthetic reflections and the construction of a work, in the case of the present research: Lake of Ophelias: The Melancholy of Otherness in Shakespeare - As a Dramaturgical Script. Key words: Ophelia; Otherness; Melancholy (Philosophy); Creation; Dramaturgy.Submitted by Cátia Oliveira Martins (catiamarti@yahoo.com.br) on 2017-10-29T05:03:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdf: 2979333 bytes, checksum: f7199c46de1788de09d8552ea658dbdc (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-10-31T10:58:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdf: 2979333 bytes, checksum: f7199c46de1788de09d8552ea658dbdc (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T10:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdf: 2979333 bytes, checksum: f7199c46de1788de09d8552ea658dbdc (MD5)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).ArtesFilosofiaLetrasOféliaAlteridadeMelancolia (Filosofia)CriaçãoDramaturgiaLago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis10000-01-01Escola de Teatro da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênciasPPGAC-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdfDISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdfapplication/pdf2979333https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24460/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20LAGO%20DAS%20OF%c3%89LIAS%20depositar%20no%20%20REPOSIT%c3%93RIO%20UFBA.pdff7199c46de1788de09d8552ea658dbdcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24460/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTDISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdf.txtDISSERTAÇÃO LAGO DAS OFÉLIAS depositar no REPOSITÓRIO UFBA.pdf.txtExtracted texttext/plain350081https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24460/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20LAGO%20DAS%20OF%c3%89LIAS%20depositar%20no%20%20REPOSIT%c3%93RIO%20UFBA.pdf.txt2d743b2aad869ddded77be51d2c12073MD53ri/244602022-07-01 10:46:53.732oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
title Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
spellingShingle Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
Martins, Cátia Oliveira
Artes
Filosofia
Letras
Ofélia
Alteridade
Melancolia (Filosofia)
Criação
Dramaturgia
title_short Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
title_full Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
title_fullStr Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
title_full_unstemmed Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
title_sort Lago das Ofélias: A melancolia da alteridade em Shakespeare - como roteiro dramatúrgico.
author Martins, Cátia Oliveira
author_facet Martins, Cátia Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cátia Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, José Antônio Saja Ramos Neves dos
Rangel, Sônia Lúcia
contributor_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
Santos, José Antônio Saja Ramos Neves dos
Rangel, Sônia Lúcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Filosofia
Letras
topic Artes
Filosofia
Letras
Ofélia
Alteridade
Melancolia (Filosofia)
Criação
Dramaturgia
dc.subject.por.fl_str_mv Ofélia
Alteridade
Melancolia (Filosofia)
Criação
Dramaturgia
description A presente dissertação tem por objetivo investigar a melancolia da alteridade na personagem Ofélia, da obra Hamlet, de William Shakespeare, ancorada nas teorias dos filósofos Emmanuel Lévinas e Gaston Bachelard, a visar uma ressignificação da personagem, tendo-se como resultante a proposta de um roteiro dramatúrgico no qual Ofélia é elevada ao status de protagonista da obra. Seu trágico percurso, além de denunciar questões de gênero – de que é representante legítima –, deixa rastros de uma problemática de fundo mais amplo que abarca o Ser do Homem. Tal personagem representa verdadeiro drama da humanidade vivido de forma manifesta por Hamlet em seu antológico monólogo “Ser ou não ser”, que bem podemos configurar como uma problemática existencial. Através das perspectivas de Gastón Bachelard, em seu Complexo de Ofélia, designando-a como um ser melancólico e um ser das águas, e também do conceito de “alteridade” em Emmanuel Lévinas, a realidade simbólica de “Ofélia” é ressaltada, permitindo-se o reconhe-cimento de uma estrutura de personagem que transborda para além de si, tendo como razão a presença-ausência do Outro, a falta de sentido do mundo pelo não reconhecimento do Outro, o qual é inalcançável. Dessa forma, configurando-se tema, Ofélia, na presente investigação, insere-se nos parâmetros dramatúrgicos que a possibilitam analisar seguindo um modelo actancial, ou seja, do ponto de vista de sua ação na trama (e não no âmbito individual, psicológico). O primeiro capítulo contextualiza a personagem a partir da obra, anunciando as brechas para uma releitura da mesma. O segundo capítulo trata da definição dos conceitos de “melancolia” e “alteridade” e da ressignificação de Ofélia por meio deles, fundamentados em Bachelard e Lévinas. O terceiro capítulo aborda o processo criativo, ratificando a importância dos experimentos (laboratórios) como práticas intermediárias ao resultado final, auxiliando as reflexões estéticas e a construção de uma obra, no caso da pesquisa atual: Lago das Ofélias: A Melancolia da Alteridade em Shakespeare – como Roteiro Dramatúrgico. Palavras-chave: Ofélia; Alteridade; Melancolia (Filosofia); Criação; Dramaturgia.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-31T10:58:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24460
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv DIssertação de Mestrado
identifier_str_mv DIssertação de Mestrado
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cências
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24460/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20LAGO%20DAS%20OF%c3%89LIAS%20depositar%20no%20%20REPOSIT%c3%93RIO%20UFBA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24460/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24460/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20LAGO%20DAS%20OF%c3%89LIAS%20depositar%20no%20%20REPOSIT%c3%93RIO%20UFBA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7199c46de1788de09d8552ea658dbdc
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
2d743b2aad869ddded77be51d2c12073
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057731219783680