Casa de ferreiro, espeto de pau? Estudando a precificação de marcas próprias em supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Monteiro, Augusto de Oliveira, Oliveira, Sergio Ricardo Goes, Rocha, Joseilton Silveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15409
Resumo: O presente artigo discute a evolução do posicionamento de marcas próprias ou de supermercados no Brasil, enfatizando o processo de formação de preços. O senso coletivo costuma atribuir às marcas dos varejistas o estigma do binômio preço baixo e qualidade inferior. Porém, estudos recentes indicam mudanças de atuação das marcas próprias, sugerindo um possível reposicionamento estratégico em busca de maior valor. A controvérsia motivou a busca de um diagnóstico atual sobre a ação destas marcas na formação dos preços. Foram pesquisados os preços de 2200 produtos, coletados em três diferentes redes de supermercado de Salvador, Bahia. A análise estatística dos dados evidenciou a prática de preços significativamente menores em marcas de supermercados. Os resultados obtidos sugerem haver espaço para a adoção de preços superiores para os produtos sob marcas próprias. Varejistas brasileiros poderiam utilizá-las como estratégia de diferenciação, reforçando a qualidade e o valor percebido destes produtos.
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Os resultados obtidos sugerem haver espaço para a adoção de preços superiores para os produtos sob marcas próprias. Varejistas brasileiros poderiam utilizá-las como estratégia de diferenciação, reforçando a qualidade e o valor percebido destes produtos.Submitted by Joseilton Rocha (jsrocha@ufba.br) on 2014-05-05T19:07:45Z No. of bitstreams: 1 Casa de ferreiro, espeto de pau - estudando a precificação de marcas próprias em supermercados.pdf: 170507 bytes, checksum: 781a4368f1a947200550475ed6233b85 (MD5)Approved for entry into archive by NELIJANE MENEZES (rubi2276@gmail.com) on 2014-07-31T16:24:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Casa de ferreiro, espeto de pau - estudando a precificação de marcas próprias em supermercados.pdf: 170507 bytes, checksum: 781a4368f1a947200550475ed6233b85 (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-31T16:24:09Z (GMT). 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