TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Neyde Karen Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36926
Resumo: Estudantes necessitam de motivação para a conclusão dos componentes curriculares referentes a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dados obtidos dos bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia indicam que, apesar de tais componentes serem obrigatórios, há um alto índice de reprovação ou trancamento nos mesmos. Por ser um trabalho longo e realizado de maneira individual, é necessário que o aluno exercite habilidades de autogestão, porém faltam ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, não há soluções específicas que incentivem a motivação desses alunos no cumprimento das tarefas do TCC. Percebe-se, ainda, desconhecimento por parte dos alunos de quais tarefas específicas precisam executar para realizar o TCC. Em 2022, os colegiados do BCC e do BSI criaram a resolução 01/2022 que regulamenta a realização dos TCCs. Visando apoiar os estudantes na autogestão e em manter-se motivados a realizar as tarefas do TCC, este trabalho propõe TCCFun, uma ferramenta de apoio à autogestão das tarefas do TCC e de motivação, baseada em gamificação. TCCFun é composto por um fluxograma, um modelo de gamificação, e um protótipo de sistema Web. O fluxograma apresenta, graficamente, as tarefas e requisitos para realização do TCC, previstos na resolução 01/2022 dos cursos BCC e BSI. Seu objetivo é apoiar o entendimento destas tarefas pelos estudantes, e servir como guia para facilitar e apoiar a autogestão na realização de tais atividades. Para ampliar a motivação dos estudantes, TCCFun usa elementos de gamificação em um sistema web, para guiar os estudantes na realização das tarefas. Gamificação é uma metodologia que usa técnicas e elementos de jogos em contexto que não são usuais para jogos, com o objetivo de trazer maior ludicidade à realização de tarefas, inclusive cotidianas ou de aprendizado. A fim de avaliar a aceitação e uso da proposta para o TCCFun, implementamos um protótipo de interface para o módulo Exterminador de TCC, o qual integra elementos de gamificação às tarefas definidas no fluxograma, em uma interface guiada. O protótipo foi avaliado por estudantes dos cursos BCC e BSI da UFBA, visando verificar a utilidade e relevância do sistema, bem como intenção de uso.
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spelling 2023-04-26T10:59:45Z2023-04-26T10:59:45Z2022-07-11BOTELHO, Neyde Karen Gomes. TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso. 2023. 70 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36926Estudantes necessitam de motivação para a conclusão dos componentes curriculares referentes a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dados obtidos dos bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia indicam que, apesar de tais componentes serem obrigatórios, há um alto índice de reprovação ou trancamento nos mesmos. Por ser um trabalho longo e realizado de maneira individual, é necessário que o aluno exercite habilidades de autogestão, porém faltam ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, não há soluções específicas que incentivem a motivação desses alunos no cumprimento das tarefas do TCC. Percebe-se, ainda, desconhecimento por parte dos alunos de quais tarefas específicas precisam executar para realizar o TCC. Em 2022, os colegiados do BCC e do BSI criaram a resolução 01/2022 que regulamenta a realização dos TCCs. Visando apoiar os estudantes na autogestão e em manter-se motivados a realizar as tarefas do TCC, este trabalho propõe TCCFun, uma ferramenta de apoio à autogestão das tarefas do TCC e de motivação, baseada em gamificação. TCCFun é composto por um fluxograma, um modelo de gamificação, e um protótipo de sistema Web. O fluxograma apresenta, graficamente, as tarefas e requisitos para realização do TCC, previstos na resolução 01/2022 dos cursos BCC e BSI. Seu objetivo é apoiar o entendimento destas tarefas pelos estudantes, e servir como guia para facilitar e apoiar a autogestão na realização de tais atividades. Para ampliar a motivação dos estudantes, TCCFun usa elementos de gamificação em um sistema web, para guiar os estudantes na realização das tarefas. Gamificação é uma metodologia que usa técnicas e elementos de jogos em contexto que não são usuais para jogos, com o objetivo de trazer maior ludicidade à realização de tarefas, inclusive cotidianas ou de aprendizado. A fim de avaliar a aceitação e uso da proposta para o TCCFun, implementamos um protótipo de interface para o módulo Exterminador de TCC, o qual integra elementos de gamificação às tarefas definidas no fluxograma, em uma interface guiada. O protótipo foi avaliado por estudantes dos cursos BCC e BSI da UFBA, visando verificar a utilidade e relevância do sistema, bem como intenção de uso.Students need motivation to complete the curricular components related to the Course Completion Work (TCC). Data obtained from the Bachelor's Degree in Information Systems and Computer Science at the Federal University of Bahia indicate that, despite these components being mandatory, there is a high rate of failure or suspension in them. As it is a long work and carried out individually, it is necessary for the student to exercise self-management skills, but there is a lack of tools to assist him in this task. In addition, there are no specific solutions that encourage the motivation of these students in carrying out the tasks of the TCC. There is also a lack of knowledge on the part of the students of which specific tasks they need to perform to perform the TCC. In 2022, the collegiate bodies of the BCC and BSI created resolution 01/2022 that regulates the holding of TCCs. Aiming to support students in self-management and in keeping themselves motivated to perform TCC tasks, this work proposes TCCFun, a tool to support self-management of TCC tasks and motivation, based on gamification. TCCFun is composed of a flowchart, a gamification model, and a prototype Web system. The flowchart graphically presents the tasks and requirements for carrying out the TCC, provided for in resolution 01/2022 of the BCC and BSI courses. Its objective is to support students' understanding of these tasks, and to serve as a guide to facilitate and support self-management in carrying out such activities. To increase student motivation, TCCFun uses gamification elements in a web system to guide students in carrying out tasks. Gamification is a methodology that uses game techniques and elements in context that are not usual for games, with the aim of bringing greater playfulness to the performance of tasks, including everyday or learning ones. In order to evaluate the acceptance and use of the proposal for the TCCFun, we implemented an interface prototype for the module Terminator of TCC, which integrates gamification elements to the tasks defined in the flowchart, in a guided interface. The prototype was evaluated by students of the BCC and BSI courses at UFBA, in order to verify the usefulness and relevance of the system, as well as the intended use.Submitted by Karen Botelho (neyde.karen@ufba.br) on 2023-04-16T18:41:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf: 2556214 bytes, checksum: f510b1544a1b22cc524539500d165f9c (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2023-04-26T10:59:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf: 2556214 bytes, checksum: f510b1544a1b22cc524539500d165f9c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T10:59:45Z (GMT). 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Self-management
description Estudantes necessitam de motivação para a conclusão dos componentes curriculares referentes a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dados obtidos dos bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia indicam que, apesar de tais componentes serem obrigatórios, há um alto índice de reprovação ou trancamento nos mesmos. Por ser um trabalho longo e realizado de maneira individual, é necessário que o aluno exercite habilidades de autogestão, porém faltam ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, não há soluções específicas que incentivem a motivação desses alunos no cumprimento das tarefas do TCC. Percebe-se, ainda, desconhecimento por parte dos alunos de quais tarefas específicas precisam executar para realizar o TCC. Em 2022, os colegiados do BCC e do BSI criaram a resolução 01/2022 que regulamenta a realização dos TCCs. Visando apoiar os estudantes na autogestão e em manter-se motivados a realizar as tarefas do TCC, este trabalho propõe TCCFun, uma ferramenta de apoio à autogestão das tarefas do TCC e de motivação, baseada em gamificação. TCCFun é composto por um fluxograma, um modelo de gamificação, e um protótipo de sistema Web. O fluxograma apresenta, graficamente, as tarefas e requisitos para realização do TCC, previstos na resolução 01/2022 dos cursos BCC e BSI. Seu objetivo é apoiar o entendimento destas tarefas pelos estudantes, e servir como guia para facilitar e apoiar a autogestão na realização de tais atividades. Para ampliar a motivação dos estudantes, TCCFun usa elementos de gamificação em um sistema web, para guiar os estudantes na realização das tarefas. Gamificação é uma metodologia que usa técnicas e elementos de jogos em contexto que não são usuais para jogos, com o objetivo de trazer maior ludicidade à realização de tarefas, inclusive cotidianas ou de aprendizado. A fim de avaliar a aceitação e uso da proposta para o TCCFun, implementamos um protótipo de interface para o módulo Exterminador de TCC, o qual integra elementos de gamificação às tarefas definidas no fluxograma, em uma interface guiada. O protótipo foi avaliado por estudantes dos cursos BCC e BSI da UFBA, visando verificar a utilidade e relevância do sistema, bem como intenção de uso.
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