TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36926 |
Resumo: | Estudantes necessitam de motivação para a conclusão dos componentes curriculares referentes a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dados obtidos dos bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia indicam que, apesar de tais componentes serem obrigatórios, há um alto índice de reprovação ou trancamento nos mesmos. Por ser um trabalho longo e realizado de maneira individual, é necessário que o aluno exercite habilidades de autogestão, porém faltam ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, não há soluções específicas que incentivem a motivação desses alunos no cumprimento das tarefas do TCC. Percebe-se, ainda, desconhecimento por parte dos alunos de quais tarefas específicas precisam executar para realizar o TCC. Em 2022, os colegiados do BCC e do BSI criaram a resolução 01/2022 que regulamenta a realização dos TCCs. Visando apoiar os estudantes na autogestão e em manter-se motivados a realizar as tarefas do TCC, este trabalho propõe TCCFun, uma ferramenta de apoio à autogestão das tarefas do TCC e de motivação, baseada em gamificação. TCCFun é composto por um fluxograma, um modelo de gamificação, e um protótipo de sistema Web. O fluxograma apresenta, graficamente, as tarefas e requisitos para realização do TCC, previstos na resolução 01/2022 dos cursos BCC e BSI. Seu objetivo é apoiar o entendimento destas tarefas pelos estudantes, e servir como guia para facilitar e apoiar a autogestão na realização de tais atividades. Para ampliar a motivação dos estudantes, TCCFun usa elementos de gamificação em um sistema web, para guiar os estudantes na realização das tarefas. Gamificação é uma metodologia que usa técnicas e elementos de jogos em contexto que não são usuais para jogos, com o objetivo de trazer maior ludicidade à realização de tarefas, inclusive cotidianas ou de aprendizado. A fim de avaliar a aceitação e uso da proposta para o TCCFun, implementamos um protótipo de interface para o módulo Exterminador de TCC, o qual integra elementos de gamificação às tarefas definidas no fluxograma, em uma interface guiada. O protótipo foi avaliado por estudantes dos cursos BCC e BSI da UFBA, visando verificar a utilidade e relevância do sistema, bem como intenção de uso. |
id |
UFBA-2_41b4c00ae97bfb82742a69048b3b280a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/36926 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-04-26T10:59:45Z2023-04-26T10:59:45Z2022-07-11BOTELHO, Neyde Karen Gomes. TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso. 2023. 70 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36926Estudantes necessitam de motivação para a conclusão dos componentes curriculares referentes a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dados obtidos dos bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia indicam que, apesar de tais componentes serem obrigatórios, há um alto índice de reprovação ou trancamento nos mesmos. Por ser um trabalho longo e realizado de maneira individual, é necessário que o aluno exercite habilidades de autogestão, porém faltam ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, não há soluções específicas que incentivem a motivação desses alunos no cumprimento das tarefas do TCC. Percebe-se, ainda, desconhecimento por parte dos alunos de quais tarefas específicas precisam executar para realizar o TCC. Em 2022, os colegiados do BCC e do BSI criaram a resolução 01/2022 que regulamenta a realização dos TCCs. Visando apoiar os estudantes na autogestão e em manter-se motivados a realizar as tarefas do TCC, este trabalho propõe TCCFun, uma ferramenta de apoio à autogestão das tarefas do TCC e de motivação, baseada em gamificação. TCCFun é composto por um fluxograma, um modelo de gamificação, e um protótipo de sistema Web. O fluxograma apresenta, graficamente, as tarefas e requisitos para realização do TCC, previstos na resolução 01/2022 dos cursos BCC e BSI. Seu objetivo é apoiar o entendimento destas tarefas pelos estudantes, e servir como guia para facilitar e apoiar a autogestão na realização de tais atividades. Para ampliar a motivação dos estudantes, TCCFun usa elementos de gamificação em um sistema web, para guiar os estudantes na realização das tarefas. Gamificação é uma metodologia que usa técnicas e elementos de jogos em contexto que não são usuais para jogos, com o objetivo de trazer maior ludicidade à realização de tarefas, inclusive cotidianas ou de aprendizado. A fim de avaliar a aceitação e uso da proposta para o TCCFun, implementamos um protótipo de interface para o módulo Exterminador de TCC, o qual integra elementos de gamificação às tarefas definidas no fluxograma, em uma interface guiada. O protótipo foi avaliado por estudantes dos cursos BCC e BSI da UFBA, visando verificar a utilidade e relevância do sistema, bem como intenção de uso.Students need motivation to complete the curricular components related to the Course Completion Work (TCC). Data obtained from the Bachelor's Degree in Information Systems and Computer Science at the Federal University of Bahia indicate that, despite these components being mandatory, there is a high rate of failure or suspension in them. As it is a long work and carried out individually, it is necessary for the student to exercise self-management skills, but there is a lack of tools to assist him in this task. In addition, there are no specific solutions that encourage the motivation of these students in carrying out the tasks of the TCC. There is also a lack of knowledge on the part of the students of which specific tasks they need to perform to perform the TCC. In 2022, the collegiate bodies of the BCC and BSI created resolution 01/2022 that regulates the holding of TCCs. Aiming to support students in self-management and in keeping themselves motivated to perform TCC tasks, this work proposes TCCFun, a tool to support self-management of TCC tasks and motivation, based on gamification. TCCFun is composed of a flowchart, a gamification model, and a prototype Web system. The flowchart graphically presents the tasks and requirements for carrying out the TCC, provided for in resolution 01/2022 of the BCC and BSI courses. Its objective is to support students' understanding of these tasks, and to serve as a guide to facilitate and support self-management in carrying out such activities. To increase student motivation, TCCFun uses gamification elements in a web system to guide students in carrying out tasks. Gamification is a methodology that uses game techniques and elements in context that are not usual for games, with the aim of bringing greater playfulness to the performance of tasks, including everyday or learning ones. In order to evaluate the acceptance and use of the proposal for the TCCFun, we implemented an interface prototype for the module Terminator of TCC, which integrates gamification elements to the tasks defined in the flowchart, in a guided interface. The prototype was evaluated by students of the BCC and BSI courses at UFBA, in order to verify the usefulness and relevance of the system, as well as the intended use.Submitted by Karen Botelho (neyde.karen@ufba.br) on 2023-04-16T18:41:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf: 2556214 bytes, checksum: f510b1544a1b22cc524539500d165f9c (MD5)Approved for entry into archive by Solange Rocha (soluny@gmail.com) on 2023-04-26T10:59:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf: 2556214 bytes, checksum: f510b1544a1b22cc524539500d165f9c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-26T10:59:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf: 2556214 bytes, checksum: f510b1544a1b22cc524539500d165f9c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-07-11porUniversidade Federal da BahiaSISTEMAS DE INFORMAÇÃO - NOTURNOUFBABrasilInstituto de Computação - ICAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGamification -- EducationMotivation in educationEducationManagementSelf-managementFinal Paper (TCC)Final Course ProjectLearning ToolFlowchartsSelf-managementCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICOGamificação -- EducaçãoMotivação na educaçãoEducaçãoGerenciamentoAutogestãoTrabalho de Conclusão de Curso (TCC)Projeto Final de CursoFerramenta de AprendizadoFluxogramasAutogerenciamentoTCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de CursoTCCFun: use of gamification as a support for self-management and motivation in Final Course ProjectBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSantos, Vaninha Vieira dos0000-0002-3424-8413http://lattes.cnpq.br/7992586996463223Durão, Frederico Araújo0000-0002-7766-6666http://lattes.cnpq.br/6271096128174325Peixoto, Maycon Leone Maciel0000-0002-4851-5228http://lattes.cnpq.br/5003713680310544Santos, Vaninha Vieira dos0000-0002-3424-8413http://lattes.cnpq.br/79925869964632230000-0002-6028-5859Botelho, Neyde Karen GomesM. G. Arouca. Gamificação como suporte À abordagens de mapeamento participativo e crowdsourcing no enfrentamento da covid-19. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFBA, 2022. C. A. C. M. Camargo, M. A. Ferreira Camargo, and V. de Oliveira Souza. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, 16(3):598–606, 2019. T. C. J. Carneiro, M. Ferreira, R. L. De Moura, and T. de L. Dias. Modelo 3m de motivação e personalidade aplicado À persistência discente em cursos a distância. Gestão e sociedade., 15(43), 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Manual de trabalho de conclusão de curso. Disponível em http://www.musicasobral.ufc.br/v2/wp-content/uploads/2014/07/Manual-de-TCC_Versao-04set19.pdf. Acessado em 31 de maio 2022. Yu-kai Chou. Actionable gamification: Beyond points, badges, and leaderboards. Octalysis Media, (2019), April 2015. E. J. Cohen, P. E. G A Delage, R. B. Alencar, and A. B. Menezes. Percepção dos estudantes em relação a uma experiência de gamificação na disciplina de psicologia e educação inclusiva. Holos (Natal, RN), 1(1):1–15, 2020. H. C. O. da Costa, A. dos S. M. de Carvalho, T. S. dos Santos, and P. C. Pereira. Motivação para ensinar e aprender em tempo de pandemia. Research, Society and Development, 10(16):e558101624122, 2021. Universidade Federal da Bahia. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em sistemas da informação. Disponível em http://www.bsi.ufba.br/sites/bsi.ufba.br/files/pictures/projeto_pedagogico_bsi-v25.pdf. Acessado em 30 de maio 2022. Universidade Federal da Bahia. Projeto pedagógico para o curso de bacharelado em ciência da computação. Disponível em https://bcc-ufba.github.io/files/projeto-pedagogico-bcc-2012.pdf. Acessado em 30 de maio 2022. Universidade Federal da Bahia. Resolução nº 01/2022. Disponível em https://docs.google.com/document/d/1JRdbrDfJC3iOcYbjcEkgwtnUkvi0OSRap7LRmYqIq1Q/edit?usp=sharing. Acessado em 31 de março 2022. Universidade Federal da Bahia. Resolução nº 01/2022. Disponível em https://bcc.ufba.br/sites/bcc.ufba.br/files/regimento_sobre_tcc_bcc.docx.pdf. Acessado em 31 de março 2022. Ministério da Educação. Parecer nºces/cne 0146/2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0146.pdf. Acessado em 17 de abril de 2022. Ministério da Educação. Parecer nºces/cne 067/2003. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces067_03.pdf. Acessado em 17 de abril de 2022. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Motivação. Disponível em https://docs.google.com/document/d/1JRdbrDfJC3iOcYbjcEkgwtnUkvi0OSRap7LRmYqIq1Q/edit?usp=sharing. Acessado em 31 de março 2022. T. Darin, F. Rocha, D. Motta, and P. V. Angelo. Desafio de design goople: Um jogo de cartas para apoio ao ensino do design de interação e conceitos básicos de interação humano-computador. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 10 2019. Sociedade Brasileira de Computação. Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação. Disponível em https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/127-educacao/ 1155-referenciais-de-formacao-para-cursos-de-graduacao-em-computacao-outubro-20. Acessado em 31 de maio 2022. D. D. de Paula and J. F. Giacon. Jogos educacionais no processo de ensinoaprendizagem da matemática: Estudo sobre o software tuxmath. Anais ERI-MT 2015 — Artigos Curtos, 11 2015. Dragon Dreaming Project Design. Dragon dreaming: Desenho de projectos. Disponível em https://dragondreaming.org/wp-content/uploads/2020/01/DragonDreaming_eBook_portuguese_V02.09.pdf. Acessado em 01 de junho 2022. F. G. Fernandes, R. A. T. Mollo, and F. da C. Barbosa. A aplicação de um jogo para motivação do processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia e ciências exatas. Revista temas em educação : RTE, 29(2):56–76, 2020. K. Figueiredo, J. Ferreira, L. Murta, and E. Clua. Um jogo de estratégia de gerência de configuração. III Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2006. S. E. R. Guimarães and J. A. Bzuneck. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciências & Cognição, 13(1), 2008. F. N. Ires, F. Z. Mariano, and A. de A. Benevides. Índice de motivação multidimensional e desempenho escolar no brasil. Revista Brasileira de Economia, 74(3):305–324, 2020. J. Looyestyn, J. Kernot, K. Boshoff, J. Ryan, S. Edney, and C. Maher. Does gamification increase engagement with online programs? a systematic review. PloS one, 12(3):e0173403–e0173403, 2017. C. Maican, R. Lixandroiu, and C. Constantin. Interactivia.ro – a study of a gamification framework using zero-cost tools. Computers in human behavior, 61:186–197, 2016. J. McGonigal. Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin Books, (1), January 2011. M. A. Oliveira and N. H. da S. Melo. Jogo de empresas e mercado de ações: uma análise do aprendizado dos alunos em um curso de administração. Administração (São Paulo), 21(3):316–347, 2020. M. F. Ribeiro, V. Saraiva, P. Pereira, and C. Ribeiro. Escala de motivação acadêmica: Validação no ensino superior público português. Revista de administração contemporânea, 23(3):288–310, 2019. J. C. O. Santos and K. da S. Figueiredo. Computasseia: Um jogo para o ensino de história da computação. Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016), 07 2016.[29] C-H Su and C-H Cheng. A mobile gamification learning system for improving the learning motivation and achievements. Journal of computer assisted learning, 31(3):268–286, 2015.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf.txtTCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf.txtExtracted texttext/plain107279https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/4/TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf.txt61338aa346d98bbfd513b43e806f953bMD54ORIGINALTCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdfTCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Neyde Karen Gomes Botelhoapplication/pdf2556214https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/1/TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdff510b1544a1b22cc524539500d165f9cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/369262023-04-29 02:03:46.066oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-29T05:03:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
TCCFun: use of gamification as a support for self-management and motivation in Final Course Project |
title |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
spellingShingle |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso Botelho, Neyde Karen Gomes CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO Gamificação -- Educação Motivação na educação Educação Gerenciamento Autogestão Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Projeto Final de Curso Ferramenta de Aprendizado Fluxogramas Autogerenciamento Gamification -- Education Motivation in education Education Management Self-management Final Paper (TCC) Final Course Project Learning Tool Flowcharts Self-management |
title_short |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
title_full |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
title_fullStr |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
title_full_unstemmed |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
title_sort |
TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso |
author |
Botelho, Neyde Karen Gomes |
author_facet |
Botelho, Neyde Karen Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vaninha Vieira dos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
0000-0002-3424-8413 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7992586996463223 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Durão, Frederico Araújo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
0000-0002-7766-6666 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6271096128174325 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Peixoto, Maycon Leone Maciel |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
0000-0002-4851-5228 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5003713680310544 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Santos, Vaninha Vieira dos |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
0000-0002-3424-8413 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7992586996463223 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
0000-0002-6028-5859 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Neyde Karen Gomes |
contributor_str_mv |
Santos, Vaninha Vieira dos Durão, Frederico Araújo Peixoto, Maycon Leone Maciel Santos, Vaninha Vieira dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO Gamificação -- Educação Motivação na educação Educação Gerenciamento Autogestão Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Projeto Final de Curso Ferramenta de Aprendizado Fluxogramas Autogerenciamento Gamification -- Education Motivation in education Education Management Self-management Final Paper (TCC) Final Course Project Learning Tool Flowcharts Self-management |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação -- Educação Motivação na educação Educação Gerenciamento Autogestão Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Projeto Final de Curso Ferramenta de Aprendizado Fluxogramas Autogerenciamento |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gamification -- Education Motivation in education Education Management Self-management Final Paper (TCC) Final Course Project Learning Tool Flowcharts Self-management |
description |
Estudantes necessitam de motivação para a conclusão dos componentes curriculares referentes a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Dados obtidos dos bacharelados em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia indicam que, apesar de tais componentes serem obrigatórios, há um alto índice de reprovação ou trancamento nos mesmos. Por ser um trabalho longo e realizado de maneira individual, é necessário que o aluno exercite habilidades de autogestão, porém faltam ferramentas para auxiliá-lo nessa tarefa. Além disso, não há soluções específicas que incentivem a motivação desses alunos no cumprimento das tarefas do TCC. Percebe-se, ainda, desconhecimento por parte dos alunos de quais tarefas específicas precisam executar para realizar o TCC. Em 2022, os colegiados do BCC e do BSI criaram a resolução 01/2022 que regulamenta a realização dos TCCs. Visando apoiar os estudantes na autogestão e em manter-se motivados a realizar as tarefas do TCC, este trabalho propõe TCCFun, uma ferramenta de apoio à autogestão das tarefas do TCC e de motivação, baseada em gamificação. TCCFun é composto por um fluxograma, um modelo de gamificação, e um protótipo de sistema Web. O fluxograma apresenta, graficamente, as tarefas e requisitos para realização do TCC, previstos na resolução 01/2022 dos cursos BCC e BSI. Seu objetivo é apoiar o entendimento destas tarefas pelos estudantes, e servir como guia para facilitar e apoiar a autogestão na realização de tais atividades. Para ampliar a motivação dos estudantes, TCCFun usa elementos de gamificação em um sistema web, para guiar os estudantes na realização das tarefas. Gamificação é uma metodologia que usa técnicas e elementos de jogos em contexto que não são usuais para jogos, com o objetivo de trazer maior ludicidade à realização de tarefas, inclusive cotidianas ou de aprendizado. A fim de avaliar a aceitação e uso da proposta para o TCCFun, implementamos um protótipo de interface para o módulo Exterminador de TCC, o qual integra elementos de gamificação às tarefas definidas no fluxograma, em uma interface guiada. O protótipo foi avaliado por estudantes dos cursos BCC e BSI da UFBA, visando verificar a utilidade e relevância do sistema, bem como intenção de uso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-26T10:59:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-26T10:59:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Bacharelado info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BOTELHO, Neyde Karen Gomes. TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso. 2023. 70 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36926 |
identifier_str_mv |
BOTELHO, Neyde Karen Gomes. TCCFun: uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso. 2023. 70 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) Instituto de Computação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2023. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
M. G. Arouca. Gamificação como suporte À abordagens de mapeamento participativo e crowdsourcing no enfrentamento da covid-19. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFBA, 2022. C. A. C. M. Camargo, M. A. Ferreira Camargo, and V. de Oliveira Souza. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, 16(3):598–606, 2019. T. C. J. Carneiro, M. Ferreira, R. L. De Moura, and T. de L. Dias. Modelo 3m de motivação e personalidade aplicado À persistência discente em cursos a distância. Gestão e sociedade., 15(43), 2021. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA. Manual de trabalho de conclusão de curso. Disponível em http://www.musicasobral.ufc.br/v2/wp-content/uploads/2014/07/Manual-de-TCC_Versao-04set19.pdf. Acessado em 31 de maio 2022. Yu-kai Chou. Actionable gamification: Beyond points, badges, and leaderboards. Octalysis Media, (2019), April 2015. E. J. Cohen, P. E. G A Delage, R. B. Alencar, and A. B. Menezes. Percepção dos estudantes em relação a uma experiência de gamificação na disciplina de psicologia e educação inclusiva. Holos (Natal, RN), 1(1):1–15, 2020. H. C. O. da Costa, A. dos S. M. de Carvalho, T. S. dos Santos, and P. C. Pereira. Motivação para ensinar e aprender em tempo de pandemia. Research, Society and Development, 10(16):e558101624122, 2021. Universidade Federal da Bahia. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em sistemas da informação. Disponível em http://www.bsi.ufba.br/sites/bsi.ufba.br/files/pictures/projeto_pedagogico_bsi-v25.pdf. Acessado em 30 de maio 2022. Universidade Federal da Bahia. Projeto pedagógico para o curso de bacharelado em ciência da computação. Disponível em https://bcc-ufba.github.io/files/projeto-pedagogico-bcc-2012.pdf. Acessado em 30 de maio 2022. Universidade Federal da Bahia. Resolução nº 01/2022. Disponível em https://docs.google.com/document/d/1JRdbrDfJC3iOcYbjcEkgwtnUkvi0OSRap7LRmYqIq1Q/edit?usp=sharing. Acessado em 31 de março 2022. Universidade Federal da Bahia. Resolução nº 01/2022. Disponível em https://bcc.ufba.br/sites/bcc.ufba.br/files/regimento_sobre_tcc_bcc.docx.pdf. Acessado em 31 de março 2022. Ministério da Educação. Parecer nºces/cne 0146/2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0146.pdf. Acessado em 17 de abril de 2022. Ministério da Educação. Parecer nºces/cne 067/2003. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces067_03.pdf. Acessado em 17 de abril de 2022. Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. Motivação. Disponível em https://docs.google.com/document/d/1JRdbrDfJC3iOcYbjcEkgwtnUkvi0OSRap7LRmYqIq1Q/edit?usp=sharing. Acessado em 31 de março 2022. T. Darin, F. Rocha, D. Motta, and P. V. Angelo. Desafio de design goople: Um jogo de cartas para apoio ao ensino do design de interação e conceitos básicos de interação humano-computador. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 10 2019. Sociedade Brasileira de Computação. Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação. Disponível em https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/127-educacao/ 1155-referenciais-de-formacao-para-cursos-de-graduacao-em-computacao-outubro-20. Acessado em 31 de maio 2022. D. D. de Paula and J. F. Giacon. Jogos educacionais no processo de ensinoaprendizagem da matemática: Estudo sobre o software tuxmath. Anais ERI-MT 2015 — Artigos Curtos, 11 2015. Dragon Dreaming Project Design. Dragon dreaming: Desenho de projectos. Disponível em https://dragondreaming.org/wp-content/uploads/2020/01/DragonDreaming_eBook_portuguese_V02.09.pdf. Acessado em 01 de junho 2022. F. G. Fernandes, R. A. T. Mollo, and F. da C. Barbosa. A aplicação de um jogo para motivação do processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia e ciências exatas. Revista temas em educação : RTE, 29(2):56–76, 2020. K. Figueiredo, J. Ferreira, L. Murta, and E. Clua. Um jogo de estratégia de gerência de configuração. III Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2006. S. E. R. Guimarães and J. A. Bzuneck. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciências & Cognição, 13(1), 2008. F. N. Ires, F. Z. Mariano, and A. de A. Benevides. Índice de motivação multidimensional e desempenho escolar no brasil. Revista Brasileira de Economia, 74(3):305–324, 2020. J. Looyestyn, J. Kernot, K. Boshoff, J. Ryan, S. Edney, and C. Maher. Does gamification increase engagement with online programs? a systematic review. PloS one, 12(3):e0173403–e0173403, 2017. C. Maican, R. Lixandroiu, and C. Constantin. Interactivia.ro – a study of a gamification framework using zero-cost tools. Computers in human behavior, 61:186–197, 2016. J. McGonigal. Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin Books, (1), January 2011. M. A. Oliveira and N. H. da S. Melo. Jogo de empresas e mercado de ações: uma análise do aprendizado dos alunos em um curso de administração. Administração (São Paulo), 21(3):316–347, 2020. M. F. Ribeiro, V. Saraiva, P. Pereira, and C. Ribeiro. Escala de motivação acadêmica: Validação no ensino superior público português. Revista de administração contemporânea, 23(3):288–310, 2019. J. C. O. Santos and K. da S. Figueiredo. Computasseia: Um jogo para o ensino de história da computação. Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016), 07 2016.[29] C-H Su and C-H Cheng. A mobile gamification learning system for improving the learning motivation and achievements. Journal of computer assisted learning, 31(3):268–286, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - NOTURNO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Computação - IC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - NOTURNO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/4/TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/1/TCC_BSI_UFBA_KarenBotelho.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36926/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61338aa346d98bbfd513b43e806f953b f510b1544a1b22cc524539500d165f9c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793970314406789120 |