Gênero e sexualidades nas licenciaturas em dança da Ufba: por e para uma pedagogia QUEER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30459
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre os currículos das licenciaturas de Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Trata de assuntos prementes, como Gênero e Sexualidades, dissertando por e para uma Pedagogia Queer. Ressaltar a importância desses conhecimentos nas ações institucionais (currículo, Projeto Pedagógico de Curso, planejamento pedagógico) e atuando nos agentes (gestorxs, docentes, discentes) corrobora com as lutas de combate à homo/lesbo/transfobia. Ao perceber os procedimentos (hetero)normativos que são evidenciados nos currículos, procura-se promover instabilidades, transgressões e os arranjos não dicotômicos da Teoria Queer para subverter as lógicas pedagógicas das Instituições de Ensino Superior (IES). A compreensão do corpo como corpomídia (KATZ e GREINER, 2005), como corponectivo (RENGEL, 2015, 2007) e co-formado e co-produzido (BACCHETTA, 2009) colabora para a disseminação de discursos dos corpos, como gênero e as sexualidades. Formas de acesso, nas graduações, para esse campo contribuem (ou não) para uma abordagem problematizadora, fluída e contestadora dos binarismos e dos essencialismos. Análise do currículo, revisão bibliográfica e coleta de respostas em questionários foram procedimentos de investigação em consonância com as Metodologias Pós-Críticas em Educação (PARAÍSO, 2012). Essas metodologias, surgidas como lócus de análise pedagógica das licenciaturas, promoveram interlocuções com uma pedagogia queer ao refletir, construir e desconstruir ações pedagógicas. A intersecção epistemológica entre as Teorias Queer (BUTLER, 2017a; SPARGO, 2017; REA, 2017), de uma Pedagogia queer (LOURO, 2015; MISKOLCI, 2016; PARAÍSO, 2018), das sexualidades e gênero (FOUCAULT, 2014; BENTO, 2017), a possibilidade de um currículo encarnado (MOLINA, 2015) em diálogo com a pedagogia queer e os estudos sobre a pedagogia (D’ÁVILA e MADEIRA, 2018) intenciona uma docência atualizada e conectada com questões sensíveis. Espera-se que se estruturem novos currículos, a partir de um entendimento de uma pedagogia queer, na proposição de potencializar os profissionais, o campo e a sociedade estimulando pesquisas, pensamento crítico e abordagens pelas diferenças.
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