A Educação Ambiental no processo de Gestão Ambiental em indústria petroquímica do Pólo Industrial de Camaçari - Ba
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12671 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação Ambiental no processo de gestão ambiental, com a finalidade de fornecer subsídios para o planejamento e a implementação de Programa de Educação Ambiental - PEA em empresas. Neste sentido, buscou-se identificar as percepções dos funcionários sobre as questões ambientais em uma indústria petroquímica que possui o Programa de Educação Ambiental e em outra que não possui o referido programa, através de um estudo comparativo, e reconhecer as principais diretrizes e concepções adotadas pelas empresas deste segmento industrial para a implantação de programas ambientais. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de formulários junto aos empregados de ambas as empresas e através de registro de observações de situações vivenciadas durante as visitas realizadas às empresas. Os dados coletados foram analisados quantitativamente pelo teste χ2 (qui-quadrado), e qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo, a partir do estabelecimento de categorias descritivas. A análise dos dados obtidos demonstrou diferença significativa entre as empresas, evidenciando que o programa de educação ambiental (PEA) contribuiu no processo de gestão ambiental. Constatou-se que o PEA possui uma função educativa que se expressa pela troca de informações e pelo desenvolvimento de um respeito e de uma consciência com relação à conservação do meio ambiente e contribui para o enriquecimento profissional dos empregados e a modificação das suas atitudes na empresa e fora dela. Apesar da contribuição positiva, o Programa de Educação Ambiental necessita ser revisado com vistas a propiciar o alcance dos objetivos dessa prática educativa. Os empregados da indústria que não possui o programa de educação ambiental, apesar da falta de conhecimento sobre a temática ambiental, demonstraram interesse na implantação de um programa de educação ambiental na indústria em que trabalham. Esses resultados revelam a importância de programas de educação ambiental na indústria, baseados em atividades que estimulem reflexões sobre o meio ambiente e o envolvimento dos empregados na resolução dos problemas ambientais, para que se produza conhecimento e mudança de atitudes e valores, formando cidadãos comprometidos, responsáveis e críticos em relação ao meio ambiente. |
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Barreto, Lis Matilde Paes AraújoBarreto, Lis Matilde Paes AraújoSilva, Sueli Almuiña Holmer2013-08-21T18:30:02Z2013-08-21T18:30:02Z2013-08-21http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12671O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação Ambiental no processo de gestão ambiental, com a finalidade de fornecer subsídios para o planejamento e a implementação de Programa de Educação Ambiental - PEA em empresas. Neste sentido, buscou-se identificar as percepções dos funcionários sobre as questões ambientais em uma indústria petroquímica que possui o Programa de Educação Ambiental e em outra que não possui o referido programa, através de um estudo comparativo, e reconhecer as principais diretrizes e concepções adotadas pelas empresas deste segmento industrial para a implantação de programas ambientais. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de formulários junto aos empregados de ambas as empresas e através de registro de observações de situações vivenciadas durante as visitas realizadas às empresas. Os dados coletados foram analisados quantitativamente pelo teste χ2 (qui-quadrado), e qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo, a partir do estabelecimento de categorias descritivas. A análise dos dados obtidos demonstrou diferença significativa entre as empresas, evidenciando que o programa de educação ambiental (PEA) contribuiu no processo de gestão ambiental. Constatou-se que o PEA possui uma função educativa que se expressa pela troca de informações e pelo desenvolvimento de um respeito e de uma consciência com relação à conservação do meio ambiente e contribui para o enriquecimento profissional dos empregados e a modificação das suas atitudes na empresa e fora dela. Apesar da contribuição positiva, o Programa de Educação Ambiental necessita ser revisado com vistas a propiciar o alcance dos objetivos dessa prática educativa. Os empregados da indústria que não possui o programa de educação ambiental, apesar da falta de conhecimento sobre a temática ambiental, demonstraram interesse na implantação de um programa de educação ambiental na indústria em que trabalham. Esses resultados revelam a importância de programas de educação ambiental na indústria, baseados em atividades que estimulem reflexões sobre o meio ambiente e o envolvimento dos empregados na resolução dos problemas ambientais, para que se produza conhecimento e mudança de atitudes e valores, formando cidadãos comprometidos, responsáveis e críticos em relação ao meio ambiente.Submitted by Mendes Eduardo (dasilva@ufba.br) on 2013-08-21T15:32:58Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Lis Araújo Barreto 2007.pdf: 836229 bytes, checksum: bf193baf6a742887423cd58824f87576 (MD5)Approved for entry into archive by Vilma Conceição(vilmagc@ufba.br) on 2013-08-21T18:30:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Lis Araújo Barreto 2007.pdf: 836229 bytes, checksum: bf193baf6a742887423cd58824f87576 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-21T18:30:02Z (GMT). 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