As Orações de Mansata: cenas da sociedade guineense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldé, Adulai
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26613
Resumo: Depois de anos de luta armada contra os colonizadores portugueses, a Guiné-Bissau tornou-se uma nação liberta. País pequeno, situado na costa ocidental da África, a Guiné-Bissau possui um mosaico cultural muito grande e mais de 25 línguas nacionais, além do português como língua oficial. Partindo do pressuposto de que a literatura é uma manifestação artística que assume muitos saberes, através das suas narrativas e interpretações, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão a partir da peça teatral As Orações de Mansata, do escritor Abdulai Sila, sobre a identidade cultural do povo bissau-guineense, levando em conta o momento pós-colonial que a obra está inserida. O livro é uma adaptação de Macbeth à realidade africana, também a primeira peça do teatro editada na Guiné-Bissau cuja ação decorre no período pós-colonial, além de ser umas das primeiras obras do período pós-independência em toda a África. Metodologicamente, a análise da dissertação restringe-se à obra As Orações de Mansata, levando em conta o momento pós-colonial vivido na sociedade guineense. As leituras de Stuart Hall, Thomas Bonnici, Homi K. Bhabha, Hampate Bá e outros, a respeito de estudos sobre a Identidade e pós-colonialidade, serão importantes para o desenvolvimento teórico dessa dissertação. Sob o olhar dos Estudos Culturais e por meio de discursos que apontam para um processo de “guinendade”, expressão que une diversas etnias na construção da identidade guineense, pode-se dizer que a obra As Orações de Mansata é uma cena da representação da sociedade guineense nas últimas décadas. A história cultural, social e política da Guiné-Bissau, entre os séculos XVII e XXI, mostra como foram construídas e adotadas as novas identidades daquele território. A mestiçagem e o hibridismo constituíram as marcas em todos os aspectos dentro da sociedade guineense. Ressalta-se que por meio de uma obra literária é possível fazer a análise de um país devastado pela corrupção e pela violência, problematizando as marcas negativas dessa sociedade. A conclusão enfatiza como é possível a era pós-colonial pôr em cena uma pluralidade híbrida de registros orais antes negligenciados pela colonização portuguesa. Conclui-se que As Orações de Mansata é uma representação ficcional da sociedade bissau-guineense na era pós-colonial. Palavras-chave: Guiné-Bissau; As Orações de Mansata; Identidade cultural; Pós-colonial.
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O livro é uma adaptação de Macbeth à realidade africana, também a primeira peça do teatro editada na Guiné-Bissau cuja ação decorre no período pós-colonial, além de ser umas das primeiras obras do período pós-independência em toda a África. Metodologicamente, a análise da dissertação restringe-se à obra As Orações de Mansata, levando em conta o momento pós-colonial vivido na sociedade guineense. As leituras de Stuart Hall, Thomas Bonnici, Homi K. Bhabha, Hampate Bá e outros, a respeito de estudos sobre a Identidade e pós-colonialidade, serão importantes para o desenvolvimento teórico dessa dissertação. Sob o olhar dos Estudos Culturais e por meio de discursos que apontam para um processo de “guinendade”, expressão que une diversas etnias na construção da identidade guineense, pode-se dizer que a obra As Orações de Mansata é uma cena da representação da sociedade guineense nas últimas décadas. A história cultural, social e política da Guiné-Bissau, entre os séculos XVII e XXI, mostra como foram construídas e adotadas as novas identidades daquele território. A mestiçagem e o hibridismo constituíram as marcas em todos os aspectos dentro da sociedade guineense. Ressalta-se que por meio de uma obra literária é possível fazer a análise de um país devastado pela corrupção e pela violência, problematizando as marcas negativas dessa sociedade. A conclusão enfatiza como é possível a era pós-colonial pôr em cena uma pluralidade híbrida de registros orais antes negligenciados pela colonização portuguesa. Conclui-se que As Orações de Mansata é uma representação ficcional da sociedade bissau-guineense na era pós-colonial. Palavras-chave: Guiné-Bissau; As Orações de Mansata; Identidade cultural; Pós-colonial.Après plusieurs années de lutte armée contre les colons portugais, la Guinée Bissau est devenue une nation libérée. Un petit pays situé sur la côte ouest de l’Afrique, la Guinée-Bissau a une très grande mosaïque culturelle, avec plus de 25 langues nationales et la langue portugaise comme langue officielle. Sur une hypothèse de que la littérature se présente comme forme d’art avec plusieurs savoirs, par ses récits et ses interprétations, cet étude vise à examiner les mécanismes de l’identité culturelle du peuple de la Guiné-Bissau dans l’œuvre appelée As Orações de Mansata, de écrivain Abdulai Sila. Le livre est une adaptation de Macbeth à la realité africaine. Ce livre est aussi connu comme la première œuvre théâtral éditée en Guinée-Bissau où l’action se passe à la période postcoloniale et, en plus, comme une des premières œuvres postindépendance de toute l’Afrique. Méthodologiquement, l'analyse de cette étude est limitée dans l’œuvre As Orações de Mansata, en tenant compte du moment postcolonial vécu dans la société guinéenne. Les lectures de Stuart Hall, Thomas Bonnici, Homi K. Bhabha, HampateBá et d'autres, au sujet des études sur l'identité et post colonialisme seront importantes pour le développement théorique de cette étude. Sous le regard des études culturelles et à travers des discours pointant vers un processus de “guinendade”, expression qui unit les différents groupes ethniques dans la construction de l'identité guinéenne, on peut dire que l’œuvre As Orações de Mansata est une scène qui représente la société guinéenne au cours des dernières décennies. L'histoire culturelle, la vie sociale et politique de la Guinée-Bissau, entre le dix-septième et vingt et unième, montre comment ils ont construit et adopté de nouvelles identités dans ce territoire. Le métissage et l’hybridité constituent des marques dans tous les aspects au sein de la société guinéenne. Il faut souligner qu’à travers d’une œuvre littéraire c’est possible de faire l'analyse d'un pays ravagé par la corruption et la violence, en discutant les marques négatives dans la société. La conclusion souligne comment l'ère postcoloniale peut mettre en scène une pluralité hybride d'enregistrements oraux avant négligés par la colonisation portugaise. On conclu que l’œuvre As Orações de Mansata est une représentation fictive de la société guinéenne sur l’ère postcolonial. Mots-clés: Guinée-Bissau; As Orações de Mansata; identité culturelle; postcolonial.Submitted by ADULAI BALDÉ (adulai555@hotmail.com) on 2018-07-17T15:37:27Z No. of bitstreams: 1 AcroRd32.exe: 2270704 bytes, checksum: 697be3d35167f8e52ed09a3bbbf7ee6c (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-18T14:03:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AcroRd32.exe: 2270704 bytes, checksum: 697be3d35167f8e52ed09a3bbbf7ee6c (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-18T14:03:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AcroRd32.exe: 2270704 bytes, checksum: 697be3d35167f8e52ed09a3bbbf7ee6c (MD5)CapesCultura e SociedadeGuiné-Bissau; As Orações de Mansata; Identidade cultural; Pós-colonial.Literatura guineenseGuiné-Bissau - CivilizaçãoGiné-Bissau - HistóriaAs Orações de Mansata: cenas da sociedade guineenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaEm Cultura e SociedadeIHACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAcroRd32.exeAcroRd32.exeapplication/pdf2270704https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26613/1/AcroRd32.exe697be3d35167f8e52ed09a3bbbf7ee6cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26613/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/266132022-07-05 14:03:45.425oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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