Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luis Paulo Guimarães dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Sheizi Calheira de, Dias Filho, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33724
Resumo: Objetivo: O estudo procura verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade. Método: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante o qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Por meio de um modelo logístico, investigaram-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro. Resultados: Os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, a pesquisa encontrou evidências de que o gênero pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido, tendo em vista que a probabilidade de adotar a concepção econômica do lucro foi maior entre as mulheres. Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser úteis para orientar estratégias de ensino e, até mesmo, os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis.
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spelling Santos, Luis Paulo Guimarães dosFreitas, Sheizi Calheira deDias Filho, José MariaSantos, Luis Paulo Guimarães dosFreitas, Sheizi Calheira deDias Filho, José Maria2021-07-10T21:33:20Z2021-07-10T21:33:20Z2020-03-31SANTOS, L. P. G.; FREITAS, S. C.; DIAS FILHO, J. M. Aprendizado de contabilidade e a percepção do conceito de lucro: um estudo exploratório. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 14, n. 1, p. 78-99, 2020.1981-8610http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33724v. 14, n. 1Objetivo: O estudo procura verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade. Método: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante o qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Por meio de um modelo logístico, investigaram-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro. Resultados: Os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, a pesquisa encontrou evidências de que o gênero pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido, tendo em vista que a probabilidade de adotar a concepção econômica do lucro foi maior entre as mulheres. Contribuições: Os achados da pesquisa contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser úteis para orientar estratégias de ensino e, até mesmo, os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis.Submitted by Sheizi Freitas (shecal@ufba.br) on 2021-07-02T16:23:18Z No. of bitstreams: 1 Aprendizado de contabilidade e a percepção_REPEC.pdf: 422437 bytes, checksum: 6133fee4a5b09775adffe7fb710219c9 (MD5)Approved for entry into archive by Marivalda Araujo (masilva@ufba.br) on 2021-07-10T21:33:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aprendizado de contabilidade e a percepção_REPEC.pdf: 422437 bytes, checksum: 6133fee4a5b09775adffe7fb710219c9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-10T21:33:20Z (GMT). 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