A produção acadêmica sobre egressos da educação de jovens e adultos no Brasil (2006 - 2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Adriana Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34991
Resumo: Este trabalho intitulado A produção acadêmica sobre egressos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil (2006-2017) está integrado ao grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA. Essa investigação tem como objetivo geral mapear e analisar das produções acadêmicas sobre egressos da Educação de Jovens e Adultos – EJA nos programas de pós-graduação em educação, com foco específico nos trabalhos inscritos no GT18 da ANPED e no banco de Teses e dissertações da CAPES de 2006 a 2017. A pesquisa buscou sustentação teórica em autores contemporâneos que ao longo dos anos tem se debruçado em estudos sobre a EJA como: Haddad (2000), Di Pierro (2012), Paiva (2001) e Arroyo (2017). Metodologicamente a pesquisa é do tipo estado do conhecimento, tal como proposto por Romanowski (2006), por se tratar de análise que aborda apenas um setor das publicações sobre um tema estudado, neste caso, produções com a temática egressos da Educação de Jovens e Adultos disponíveis, predominantemente, no Portal de Periódicos, conta ainda com aporte teórico de LUDKE e MENGA. A investigação está pautada na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995) tendo como objeto de estudo o GT 18 da ANPED (a partir da 29º até a 38º Reunião Anual) e as Teses e Dissertações do Banco de dados da CAPES (2006 a 2017). Para a análise do material selecionado, essa investigação assumiu o caráter essencialmente interpretativo e utilizou a análise de conteúdo a partir de (BARDIN, 2006); (KRIPPENDORFF 1980). Como resultado, destaca-se o número reduzido de produções identificados sobre o tema nesse levantamento, o que demonstra uma lacuna nesse campo de pesquisa. No conjunto das pesquisas analisadas sobre o tema egressos da EJA percebemos uma frequência maior de pesquisas sobre egressos do Ensino Médio e Profissionalizante com foco nas experiências no PROEJA. Identificamos ainda pesquisas que investigaram os egressos da EJA inseridos no Ensino Superior e, com menor frequência, egressos de programa/projetos de alfabetização. As pesquisas apontam que a presença dos sujeitos da EJA no ensino médio e superior não foram acompanhadas de uma formação mais cuidadosa dos seus professores e que, embora os estudantes enfrentem dificuldades nos percursos, avaliam a EJA como um espaço importante para a conclusão da Educação Básica e ingresso no Ensino Superior.
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Metodologicamente a pesquisa é do tipo estado do conhecimento, tal como proposto por Romanowski (2006), por se tratar de análise que aborda apenas um setor das publicações sobre um tema estudado, neste caso, produções com a temática egressos da Educação de Jovens e Adultos disponíveis, predominantemente, no Portal de Periódicos, conta ainda com aporte teórico de LUDKE e MENGA. A investigação está pautada na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995) tendo como objeto de estudo o GT 18 da ANPED (a partir da 29º até a 38º Reunião Anual) e as Teses e Dissertações do Banco de dados da CAPES (2006 a 2017). Para a análise do material selecionado, essa investigação assumiu o caráter essencialmente interpretativo e utilizou a análise de conteúdo a partir de (BARDIN, 2006); (KRIPPENDORFF 1980). Como resultado, destaca-se o número reduzido de produções identificados sobre o tema nesse levantamento, o que demonstra uma lacuna nesse campo de pesquisa. No conjunto das pesquisas analisadas sobre o tema egressos da EJA percebemos uma frequência maior de pesquisas sobre egressos do Ensino Médio e Profissionalizante com foco nas experiências no PROEJA. Identificamos ainda pesquisas que investigaram os egressos da EJA inseridos no Ensino Superior e, com menor frequência, egressos de programa/projetos de alfabetização. As pesquisas apontam que a presença dos sujeitos da EJA no ensino médio e superior não foram acompanhadas de uma formação mais cuidadosa dos seus professores e que, embora os estudantes enfrentem dificuldades nos percursos, avaliam a EJA como um espaço importante para a conclusão da Educação Básica e ingresso no Ensino Superior.This paper entitled The academic production on graduates of Youth and Adult Education in Brazil (2006-2017) is integrated into the Group of Political Research and Education Management of the Faculty of Education of the Federal University of Bahia - FACED/UFBA. This research has as general objective to map and analyze the academic productions on graduates of Youth and Adult Education - EJA, with a specific focus on the works enrolled in the ANPED GT18 and Theses and Dissertations Database of CAPES from 2006 to 2017. The research found theoretical support in contemporary authors who over the years have focused on studies on the EJA such as: Haddad (2000), Di Pierro (2012), Paiva (2001) and Arroyo (2017). Methodologically, it’s a matter of one research of Knowledge State, as proposed by Romanowski (2006), due to analysis that broach the section of publications on a theme studied, in this case, productions with the theme of Youth and Adult Education available, predominantly, in the Journal Portal, also has a theoretical contribution of LUDKE and MENGA. The research is based on the qualitative approach (ANDRÉ, 1995) and as object of study the GT 18 of ANPED (from the 29th to the 38th Annual Meeting) and the Theses and Dissertations Database of CAPES (2006 to 2017). For the analysis of the eminent material, this investigation assumed the essentially interpretative character and used the content analysis from (BARDIN, 2006); (KRIPPENDORFF 1980). As a result, it’s outstanding the reduction in the number of productions identified on the subject in this inventory, which demonstrates an omission in this field of research. In the group of studies analyzed on the theme of EJA graduates, we noticed a higher frequency of research on High School graduates and vocational studies focusing on experiences in PROEJA. We also identified research that investigated the graduates of the EJA inserted in higher education and, less frequently, graduates of program/literacy projects. The research es indicates that the presence of the people of the EJA in High School and in the University were not accompanied by a more careful training of their teachers and that, although students face difficulties in the courses, they evaluate the EJA as an important space for the completion of Basic Education and admission to Higher Education.Submitted by Adriana Moreira (adrianamartins477@gmail.com) on 2022-03-30T22:48:14Z No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação aprovada pela orientadora texto de Adriana Martins Moreira.pdf: 1463602 bytes, checksum: 70512b347c3b7067017105ebb0e55eed (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: Prezado discente, Por favor, corrigir o preenchimento dos campos : Tílulo (só primeira letra maiúscula, conforme tutorial do RI) Inserir palavras-chave em português e inglês separadamente (cada palavra em um campo). Atenciosamente, Eleonora Guimarães Bibliotecária/Faced on 2022-03-31T21:13:59Z (GMT)Submitted by Adriana Moreira (adrianamartins477@gmail.com) on 2022-03-31T22:03:20Z No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação aprovada pela orientadora texto de Adriana Martins Moreira.pdf: 1463602 bytes, checksum: 70512b347c3b7067017105ebb0e55eed (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2022-04-01T15:45:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação aprovada pela orientadora texto de Adriana Martins Moreira.pdf: 1463602 bytes, checksum: 70512b347c3b7067017105ebb0e55eed (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-01T15:45:15Z (GMT). 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