Biblioteca escolar e as perspectivas curriculares dos cursos de biblioteconomia da região Nordeste

Bibliographic Details
Main Author: Guimarães, Fernanda Xavier
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFBA
Download full: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18670
Summary: O estudo objetivou analisar as matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais da região Nordeste (NE), identificando os conteúdos que abordam a biblioteca escolar (BE) no processo de formação do bibliotecário. Especificamente, investigou-se os conteúdos das disciplinas e o lugar ocupado pelas mesmas na matriz curricular do curso. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, com alguns aspectos quantitativos, na qual se fez uso do método descritivo e exploratório em razão das características do objeto estudado. Do universo em estudo, participaram da pesquisa os coordenadores dos cursos de Biblioteconomia e docentes que ministram disciplinas que apresentem relações com a temática investigada. Além disso, como fontes de obtenção de dados utilizou-se os Projetos Político Pedagógico (PPP) e as matrizes curriculares dos referidos cursos. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiaberto e de informações constantes em fontes documentais. Para analisar os dados foram criadas categorias temáticas com o intuito de facilitar a interpretação e as discussões dos resultados. Os resultados evidenciaram que os componentes curriculares contemplam de forma superficial os conteúdos relacionados à formação dos bibliotecários para atuar na BE, sendo que as disciplinas que abordam esses conteúdos estão em posição de menor expressão na matriz curricular, isto é, no quadro de disciplinas optativas. Os dados trazidos por este estudo revelaram que a formação do bibliotecário ainda está aquém da desejável, uma vez que os conteúdos abordados nas disciplinas mostramse insuficiente para capacitar esses profissionais. Diante do apresentado, conclui-se que as lacunas no processo de formação do bibliotecário na referida região poderão repercutir negativamente no exercício da cidadania, haja vista que é no espaço da BE que são desenvolvidas atividades de fomento à leitura, à pesquisa e ao estudo. Via de regra, é nesse ambiente que os estudantes da comunidade escolar têm contato com as várias possibilidades de conhecimentos necessários à vida em sociedade. Nesse sentido, repensar a responsabilidade social na formação desses profissionais ainda é um desafio, principalmente quando se trata de preparar agentes que desenvolverão ações voltadas para formação do leitor e do usuário de biblioteca.
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Do universo em estudo, participaram da pesquisa os coordenadores dos cursos de Biblioteconomia e docentes que ministram disciplinas que apresentem relações com a temática investigada. Além disso, como fontes de obtenção de dados utilizou-se os Projetos Político Pedagógico (PPP) e as matrizes curriculares dos referidos cursos. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiaberto e de informações constantes em fontes documentais. Para analisar os dados foram criadas categorias temáticas com o intuito de facilitar a interpretação e as discussões dos resultados. Os resultados evidenciaram que os componentes curriculares contemplam de forma superficial os conteúdos relacionados à formação dos bibliotecários para atuar na BE, sendo que as disciplinas que abordam esses conteúdos estão em posição de menor expressão na matriz curricular, isto é, no quadro de disciplinas optativas. Os dados trazidos por este estudo revelaram que a formação do bibliotecário ainda está aquém da desejável, uma vez que os conteúdos abordados nas disciplinas mostramse insuficiente para capacitar esses profissionais. Diante do apresentado, conclui-se que as lacunas no processo de formação do bibliotecário na referida região poderão repercutir negativamente no exercício da cidadania, haja vista que é no espaço da BE que são desenvolvidas atividades de fomento à leitura, à pesquisa e ao estudo. Via de regra, é nesse ambiente que os estudantes da comunidade escolar têm contato com as várias possibilidades de conhecimentos necessários à vida em sociedade. Nesse sentido, repensar a responsabilidade social na formação desses profissionais ainda é um desafio, principalmente quando se trata de preparar agentes que desenvolverão ações voltadas para formação do leitor e do usuário de biblioteca.ABSTRACT The study aimed to analyze the curricular program of the courses of Library Scienceat Federal Universities in Northeast of Brazil, identifying the subjects that approach the school library (SL) on the librarian ‘undergraduate program. Specifically, we investigated the subjects of the course and the place occupied by them in the curricular program. This work is an applied and qualitative research, with some quantitative aspects which made use of the descriptive and exploratory method considering the characteristics of the studied object. From the studied context, who participated during the research were coordinators of Library Science courses and professors who teach subjects that have relations with the subject investigated. Further, as sources for obtaining data we have used the Projetos Político Pedagógico (PPP) and curricular program of these courses. Data were collected through a semi-open questionnaire and information contained in documentary sources. To analyze the data were created thematic categories to facilitate the interpretation and discussion of results. The results evidenced that curricular program components include superficially the related subjects in refer to the librarians’ undergraduate course in their training to work in SL. However these subjects that address these contents have a low position in curricular program in the context of elective courses. The data provided by this study revealed that the formation of the librarian is still bellow to desirable, due to the studied subjects to act in SL are insufficient to train these professionals. Ultimately, it is concluded that gaps in the training process of the librarian in Northeast of the Brazil will could have negative repercussions on the construction of citizenship in this place, considering SL as an environment where activities for encouraging studying, researching and reading are developed. Accordingly, it is in this environment that the students of the school community have contact with the various possibilities of necessary knowledge to live in society. In this sense, rethinking the social responsibility in the training of these professionals is still a challenge, especially regarding to preparing agents to will develop actions for the reader and library user training.Submitted by Valdinei Souza (neisouza@hotmail.com) on 2015-10-08T18:42:40Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO (MESTRADO) - FERNANDA XAVIER GU IMARÃES.pdf: 2014684 bytes, checksum: 35fb6159972a5371a53bb8e7117d4687 (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2016-03-01T21:46:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO (MESTRADO) - FERNANDA XAVIER GU IMARÃES.pdf: 2014684 bytes, checksum: 35fb6159972a5371a53bb8e7117d4687 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-01T21:46:19Z (GMT). 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