A cura no Santo Daime: concepções de saúde e doença nas linhas do Alto Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu Júnior, Josué Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30644
Resumo: No primeiro capítulo faço uma revisão histórica apresentando a vida de Mestre Irineu(fundador do Daime)desde o seu nascimento e infância no Maranhão, passando por sua imigração para o Acre, a sua iniciação ayahuasqueira, a formação do primeiro corpo de seguidores, as perseguições sofridas e a formação do centro conhecido por Alto Santo. Apresento também as cisões ocorridas no Alto Santo que culminaram na fundação de novos centros, incluindo aqueles em que realizei meu trabalho de campo. Descrevo também o significado dos hinos, os principais rituais, as práticas e concepções gerais de saúde e cura. No segundo capítulo descrevo o trabalho de campo no Centro Livre, CEFLI (Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado) e CEFLIMMAVI (Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado Maria Marques Vieira) em Rio Branco e imediações. Descrevo também o contato que tive com pessoas do CICLU Alto Santo e a reportagem sobre este centro, realizada pelo programa “Retratos da fé”, da TV Brasil, publicada em 2014. Inicio o terceiro capítulo fazendo uma revisão das teorias antropológicas acerca da eficácia, do final do século dezenove até a contemporaneidade Após apresentar estas teorias e conceitos, evidencio aqueles que serão mais importantes no tópico seguinte, o diálogo entre as teorias antropológicas e as curas ocorridas nas linhas do Alto Santo. Neste tópico busco analisar a eficácia das curas realizadas por Mestre Irineu e as diferenças e similaridades acerca da eficácia nos vários centros pesquisados.No capítulo quatro descrevo a cosmologia do Daime a partir do hinário de Mestre Irineu e dos relatos contidos no primeiro e segundo capítulo através da análise dos pronomes e outras palavras. Em seguida analiso a eficácia dos rituais de concentração, e dos trabalhos bailados nos quais são cantados o hinário “O Cruzeiro” de Mestre Irineu. Para finalizar este capítulo apresento minhas conclusões sobre as curas ocorridas durante o hinário de Mestre Irineu. No último capítulo crio uma ficção que se passa dentro de um trabalho no qual é cantado o hinário “O Cruzeiro”, de Mestre Irineu. Ficção neste caso não se refere a algo falso ou irreal, mas sim à busca por uma representação verossímil para antropólogos e pessoas do Daime.
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No segundo capítulo descrevo o trabalho de campo no Centro Livre, CEFLI (Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado) e CEFLIMMAVI (Centro Eclético Flor do Lotus Iluminado Maria Marques Vieira) em Rio Branco e imediações. Descrevo também o contato que tive com pessoas do CICLU Alto Santo e a reportagem sobre este centro, realizada pelo programa “Retratos da fé”, da TV Brasil, publicada em 2014. Inicio o terceiro capítulo fazendo uma revisão das teorias antropológicas acerca da eficácia, do final do século dezenove até a contemporaneidade Após apresentar estas teorias e conceitos, evidencio aqueles que serão mais importantes no tópico seguinte, o diálogo entre as teorias antropológicas e as curas ocorridas nas linhas do Alto Santo. Neste tópico busco analisar a eficácia das curas realizadas por Mestre Irineu e as diferenças e similaridades acerca da eficácia nos vários centros pesquisados.No capítulo quatro descrevo a cosmologia do Daime a partir do hinário de Mestre Irineu e dos relatos contidos no primeiro e segundo capítulo através da análise dos pronomes e outras palavras. Em seguida analiso a eficácia dos rituais de concentração, e dos trabalhos bailados nos quais são cantados o hinário “O Cruzeiro” de Mestre Irineu. Para finalizar este capítulo apresento minhas conclusões sobre as curas ocorridas durante o hinário de Mestre Irineu. No último capítulo crio uma ficção que se passa dentro de um trabalho no qual é cantado o hinário “O Cruzeiro”, de Mestre Irineu. Ficção neste caso não se refere a algo falso ou irreal, mas sim à busca por uma representação verossímil para antropólogos e pessoas do Daime.In the first chapter I make a historical review showing the life of Mestre Irineu (founder of Daime)since his birth and childhood in Maranhão, passing through his immigration to the Acre, his ayahuasca initiation, the formation of the first body of followers, the persecutions they suffered and the formation of the Centre known as Alto Santo. I Also present the divisions that have occurred in Alto Santo that culminated in the establishment of new centres, including those in which I conducted my fieldwork. I also describe the meaning of the hymns, the main rituals, practices and general concepts of health and healing. In the second chapter I describe my fieldwork in Centro Livre , CEFLI (Illuminated Lotus Flower Eclectic Center) and CEFLIMMAVI (IlluminatedLotus Flower Eclectic Center Maria Marques Vieira) in Rio Branco and vicinity. I also describe the contact I had with membes of CICLU Alto Santo and the report about this Centre, shown in the TV Brazil program "Pictures of Faith", in 2014. I begin the third chapter with a review of anthropological theories about the effectiveness of different concepts and methods of healing ,from the end of the nineteenth century until contemporary times After presenting these theories and concepts, I point out those that will be more important in the next topic, the dialogue between anthropological theories and cures that occurred in Alto Santo centres. In this topic I seek to analyze the effectiveness of cures performed by Mestre Irineu and the differences and similarities in the effectiveness in the various centres surveyed. In chapter four I describe the cosmology of the Daime, based on Mestre Irineu´s hymnal and on the reports contained in the first and second chapter and I examine the use of pronouns and other words. I then analyze the efficacy of rituals, and “bailados” during which Mestre Irineu´s hymnal is sung. To end this chapter I present my conclusions about the cures that occurr during the singing of Mestre Irineu´s hymnal. In the last chapter I create a fictional account of a Daime session during which the hymnal is sung. By fiction, in this case, I do not mean something which is false or unreal, but the search for a credible representation for anthropologists and people of the Daime.Submitted by Josué Abreu Júnior (josuebh@gmail.com) on 2019-08-19T20:10:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Josué Abreu repositório em pdf.pdf: 960673 bytes, checksum: d6feafae4d73809962dc2500fd011163 (MD5)Approved for entry into archive by Alexsandra Silva (alessa@ufba.br) on 2019-09-13T17:34:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Josué Abreu repositório em pdf.pdf: 960673 bytes, checksum: d6feafae4d73809962dc2500fd011163 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-13T17:34:40Z (GMT). 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