A abordagem de gêneros discursivos em livros didáticos de português nos anos finais do ensino fundamental: o desafio da didatização dos gêneros discursivos digitais
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29431 |
Resumo: | O presente trabalho, fundamentado na Linguística Textual e nos estudos bakhtinianos, apresenta uma discussão sobre a didatização, nos anos finais do Ensino Fundamental, de gêneros discursivos digitais selecionados em três coleções de livros didáticos de Português, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2017. Os corpora dessa pesquisa são textos, atividades e objetos educacionais digitais extraídos de livros do 6° ao 9° ano das coleções Português: Linguagens, Singular & Plural e Projeto Teláris: Português. Diante de gêneros discursivos que surgem ou reelaboram-se em ambiente digital, o objetivo principal dessa pesquisa documental, de cunho qualitativo, é analisar de que maneira são abordados e sugeridos aos discentes e docentes textos e atividades sobre os gêneros discursivos digitais nos livros didáticos, levando em consideração, principalmente, os usos sociais da leitura e da escrita. Também é investigado se as atividades selecionadas enquanto corpora, de alguma forma, exploram o potencial pedagógico dos gêneros discursivos da mídia digital para o ensino de Língua Portuguesa e para proporcionar letramentos, sobretudo, o letramento digital. A análise toma como aporte teórico os estudos sobre gêneros do discurso (BAKHTIN, [1953], 2011), a Fase Bakhtiniana da Linguística Textual (HEINE, 2012), a noção de competência comunicativa (HYMES, 1966; CANALE, SWAIN, 1980; CANALE, 1983), a concepção de letramentos (KATO, 1986; SOARES, 2003; BUZATO, 2006), destacando o letramento digital (RIBEIRO, 2005; ZACHARIAS, 2016; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016). A análise de dados possibilitou afirmar que as três coleções selecionadas, de alguma forma, contemplam atividades que envolvem gêneros discursivos digitais, o que contribui para o ensino de Língua Portuguesa e para o letramento dos discentes. Também, com esse estudo, conclui-se que didatizar gêneros discursivos digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa é desafiador, por diversos fatores, mas é importante para se promover o desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes e, assim, contribuir para o processo de letramento digital em sala de aula. |
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Diante de gêneros discursivos que surgem ou reelaboram-se em ambiente digital, o objetivo principal dessa pesquisa documental, de cunho qualitativo, é analisar de que maneira são abordados e sugeridos aos discentes e docentes textos e atividades sobre os gêneros discursivos digitais nos livros didáticos, levando em consideração, principalmente, os usos sociais da leitura e da escrita. Também é investigado se as atividades selecionadas enquanto corpora, de alguma forma, exploram o potencial pedagógico dos gêneros discursivos da mídia digital para o ensino de Língua Portuguesa e para proporcionar letramentos, sobretudo, o letramento digital. A análise toma como aporte teórico os estudos sobre gêneros do discurso (BAKHTIN, [1953], 2011), a Fase Bakhtiniana da Linguística Textual (HEINE, 2012), a noção de competência comunicativa (HYMES, 1966; CANALE, SWAIN, 1980; CANALE, 1983), a concepção de letramentos (KATO, 1986; SOARES, 2003; BUZATO, 2006), destacando o letramento digital (RIBEIRO, 2005; ZACHARIAS, 2016; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016). A análise de dados possibilitou afirmar que as três coleções selecionadas, de alguma forma, contemplam atividades que envolvem gêneros discursivos digitais, o que contribui para o ensino de Língua Portuguesa e para o letramento dos discentes. Também, com esse estudo, conclui-se que didatizar gêneros discursivos digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa é desafiador, por diversos fatores, mas é importante para se promover o desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes e, assim, contribuir para o processo de letramento digital em sala de aula.This present work is based on Textual Linguistics and Bakhtinian Studies and presents a discussion about the didactisation of digital discursive genres selected in three collections of Portuguese Language textbooks, approved by the Brazilian Textbook Program (PNLD - Programa Nacional do Livro e do Material Didático), 2017, related to High School (Ensino Fundamental II) in Brazil. This research corpora are digital texts, activities and educational objects extracted from books, from the 6th to the 9th year of the Portuguese Language book collections: Português: Linguagens, Singular & Plural and Projeto Teláris: Português. Considering discursive genres that arise or are re-elaborated in a digital environment, the main objective of this qualitative documentary research is to analyze how these texts activities are approached and suggested to students and teachers on digital discursive genres in textbooks, mainly focusing the social uses of reading and writing. We also investigated whether selected corpora activities explore the pedagogical potential of the emerging discursive genres of digital media for teaching Portuguese and for providing literacy, especially digital literacy. The analysis takes as a theoretical contribution the studies on genres of discourse (BAKHTIN, [1953], 2011), the Bakhtinian Phase of Textual Linguistics (HEINE, 2012), the notion of communicative competence (HYMES, 1966; CANALE, SWAIN, 1980; CANALE, 1983), literacy (KATO, 1986; SOARES, 2003; BUZATO, 2006) and specially the use of digital literacy (RIBEIRO, 2005; ZACHARIAS, 2016; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016). The analysis of the data made it possible to state that the three selected collections, somehow, contemplate activities that involve digital discursive genres, which contributes to the teaching of Portuguese Language and to the literacy of the students. Also, with this study, it is concluded that digital discursive genres in Portuguese language textbooks are challenging, due to several factors, but promotes the development of the students' communicative competence and thus contribute to the process of digital literacy in the classroom.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-05-03T18:16:07Z No. of bitstreams: 1 Tese completa -versão final- Verena Santos Abreu.pdf: 34245995 bytes, checksum: 7f4523ac8adf000661c74fb0ba043201 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-05-06T17:02:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese completa -versão final- Verena Santos Abreu.pdf: 34245995 bytes, checksum: 7f4523ac8adf000661c74fb0ba043201 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-06T17:02:04Z (GMT). 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O presente trabalho, fundamentado na Linguística Textual e nos estudos bakhtinianos, apresenta uma discussão sobre a didatização, nos anos finais do Ensino Fundamental, de gêneros discursivos digitais selecionados em três coleções de livros didáticos de Português, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2017. Os corpora dessa pesquisa são textos, atividades e objetos educacionais digitais extraídos de livros do 6° ao 9° ano das coleções Português: Linguagens, Singular & Plural e Projeto Teláris: Português. Diante de gêneros discursivos que surgem ou reelaboram-se em ambiente digital, o objetivo principal dessa pesquisa documental, de cunho qualitativo, é analisar de que maneira são abordados e sugeridos aos discentes e docentes textos e atividades sobre os gêneros discursivos digitais nos livros didáticos, levando em consideração, principalmente, os usos sociais da leitura e da escrita. Também é investigado se as atividades selecionadas enquanto corpora, de alguma forma, exploram o potencial pedagógico dos gêneros discursivos da mídia digital para o ensino de Língua Portuguesa e para proporcionar letramentos, sobretudo, o letramento digital. A análise toma como aporte teórico os estudos sobre gêneros do discurso (BAKHTIN, [1953], 2011), a Fase Bakhtiniana da Linguística Textual (HEINE, 2012), a noção de competência comunicativa (HYMES, 1966; CANALE, SWAIN, 1980; CANALE, 1983), a concepção de letramentos (KATO, 1986; SOARES, 2003; BUZATO, 2006), destacando o letramento digital (RIBEIRO, 2005; ZACHARIAS, 2016; DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM, 2016). A análise de dados possibilitou afirmar que as três coleções selecionadas, de alguma forma, contemplam atividades que envolvem gêneros discursivos digitais, o que contribui para o ensino de Língua Portuguesa e para o letramento dos discentes. Também, com esse estudo, conclui-se que didatizar gêneros discursivos digitais em livros didáticos de Língua Portuguesa é desafiador, por diversos fatores, mas é importante para se promover o desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes e, assim, contribuir para o processo de letramento digital em sala de aula. |
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