Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães Filho, Paulo Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31831
Resumo: Este trabalho procura entender como a capoeira se relaciona com a Modernidade. Os pensadores decoloniais argumentam que a Modernidade não pode ser pensada sem sua face oculta, a Colonialidade, e seus brutais processos de escravização e genocídio. Apesar de ser uma manifestação cultural que apoia sua identidade sobre um discurso de tradição, a capoeira é fruto desse violento encontro entre povos e culturas. Nos propomos a pensá-la como uma contracultura da Modernidade, que ginga com a colonialidade, com um pé dentro e outro fora da razão instrumental hegemônica, operando com distintas lógicas e racionalidades. A capoeira, em nosso trabalho, é pensada como um símbolo da sociedade brasileira com todos seus paradoxos, ambiguidades e contradições. Uma representante da nossa Modernidade, modelo próprio construído pela intersecção e cruzamento de diferentes heranças e temporalidades. Desafiamos aqui a profecia weberiana de que o advento da Modernidade - ou, sob um viés marxista, a expansão do Capital - levaria irreversivelmente à racionalização e desencantamento do mundo. Pretendemos demonstrar que, por um lado, a capoeira se racionalizou de diferentes formas, com seus processos de esportivização e normatização. Até as políticas culturais que pretendem salvaguardar os saberes tradicionais impulsionam os mestres e grupos a se burocratizarem para ter acesso ao poder público e suas verbas. Por outro lado, este mundo permanece encantado, guardando conexões e segredos sutis que, embora desafiem o senso comum do materialismo científico hegemônico, guardam estreitas relações com outras formas de descrição da realidade. Trataremos dessa relação íntima da capoeira com o candomblé, através do caboclo, de Exu e dos ancestrais.
id UFBA-2_6892a3faaabbc5a78c824174c086044a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31831
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Magalhães Filho, Paulo AndradeSantos, Adalberto SilvaPires, Antônio Liberac Cardoso SimõesVieira, Luiz RenatoOliveira, Eduardo David deMoura, Milton AraújoCanedo, Daniele Pereira2020-04-16T17:58:45Z2020-04-16T17:58:45Z2020-04-162019-09http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31831Este trabalho procura entender como a capoeira se relaciona com a Modernidade. Os pensadores decoloniais argumentam que a Modernidade não pode ser pensada sem sua face oculta, a Colonialidade, e seus brutais processos de escravização e genocídio. Apesar de ser uma manifestação cultural que apoia sua identidade sobre um discurso de tradição, a capoeira é fruto desse violento encontro entre povos e culturas. Nos propomos a pensá-la como uma contracultura da Modernidade, que ginga com a colonialidade, com um pé dentro e outro fora da razão instrumental hegemônica, operando com distintas lógicas e racionalidades. A capoeira, em nosso trabalho, é pensada como um símbolo da sociedade brasileira com todos seus paradoxos, ambiguidades e contradições. Uma representante da nossa Modernidade, modelo próprio construído pela intersecção e cruzamento de diferentes heranças e temporalidades. Desafiamos aqui a profecia weberiana de que o advento da Modernidade - ou, sob um viés marxista, a expansão do Capital - levaria irreversivelmente à racionalização e desencantamento do mundo. Pretendemos demonstrar que, por um lado, a capoeira se racionalizou de diferentes formas, com seus processos de esportivização e normatização. Até as políticas culturais que pretendem salvaguardar os saberes tradicionais impulsionam os mestres e grupos a se burocratizarem para ter acesso ao poder público e suas verbas. Por outro lado, este mundo permanece encantado, guardando conexões e segredos sutis que, embora desafiem o senso comum do materialismo científico hegemônico, guardam estreitas relações com outras formas de descrição da realidade. Trataremos dessa relação íntima da capoeira com o candomblé, através do caboclo, de Exu e dos ancestrais.Submitted by Paulo Andrade Magalhães Filho (paulomagalhaes80@gmail.com) on 2020-04-16T13:47:13Z No. of bitstreams: 1 Tudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdf: 2334740 bytes, checksum: 6547ea1487fdd9ac171fa36975ba9009 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-04-16T17:58:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdf: 2334740 bytes, checksum: 6547ea1487fdd9ac171fa36975ba9009 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-16T17:58:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdf: 2334740 bytes, checksum: 6547ea1487fdd9ac171fa36975ba9009 (MD5)Ciências SociaisCapoeiraModernidadeDesencantamentoDecolonialidadePensamento BantuTudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e SociedadeUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdfTudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdfapplication/pdf2334740https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31831/1/Tudo%20que%20a%20boca%20come%20-%20A%20capoeira%20e%20suas%20gingas%20na%20modernidade%20-%20Tese%20Paulo%20Magalh%c3%a3es.pdf6547ea1487fdd9ac171fa36975ba9009MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31831/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdf.txtTudo que a boca come - A capoeira e suas gingas na modernidade - Tese Paulo Magalhães.pdf.txtExtracted texttext/plain577822https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31831/3/Tudo%20que%20a%20boca%20come%20-%20A%20capoeira%20e%20suas%20gingas%20na%20modernidade%20-%20Tese%20Paulo%20Magalh%c3%a3es.pdf.txtd3ff98c913ae10f09a5769556751a64dMD53ri/318312022-07-01 10:46:52.383oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
title Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
spellingShingle Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
Magalhães Filho, Paulo Andrade
Ciências Sociais
Capoeira
Modernidade
Desencantamento
Decolonialidade
Pensamento Bantu
title_short Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
title_full Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
title_fullStr Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
title_full_unstemmed Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
title_sort Tudo que a boca come: a capoeira e suas gingas na modernidade
author Magalhães Filho, Paulo Andrade
author_facet Magalhães Filho, Paulo Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães Filho, Paulo Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Adalberto Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pires, Antônio Liberac Cardoso Simões
Vieira, Luiz Renato
Oliveira, Eduardo David de
Moura, Milton Araújo
Canedo, Daniele Pereira
contributor_str_mv Santos, Adalberto Silva
Pires, Antônio Liberac Cardoso Simões
Vieira, Luiz Renato
Oliveira, Eduardo David de
Moura, Milton Araújo
Canedo, Daniele Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais
topic Ciências Sociais
Capoeira
Modernidade
Desencantamento
Decolonialidade
Pensamento Bantu
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Modernidade
Desencantamento
Decolonialidade
Pensamento Bantu
description Este trabalho procura entender como a capoeira se relaciona com a Modernidade. Os pensadores decoloniais argumentam que a Modernidade não pode ser pensada sem sua face oculta, a Colonialidade, e seus brutais processos de escravização e genocídio. Apesar de ser uma manifestação cultural que apoia sua identidade sobre um discurso de tradição, a capoeira é fruto desse violento encontro entre povos e culturas. Nos propomos a pensá-la como uma contracultura da Modernidade, que ginga com a colonialidade, com um pé dentro e outro fora da razão instrumental hegemônica, operando com distintas lógicas e racionalidades. A capoeira, em nosso trabalho, é pensada como um símbolo da sociedade brasileira com todos seus paradoxos, ambiguidades e contradições. Uma representante da nossa Modernidade, modelo próprio construído pela intersecção e cruzamento de diferentes heranças e temporalidades. Desafiamos aqui a profecia weberiana de que o advento da Modernidade - ou, sob um viés marxista, a expansão do Capital - levaria irreversivelmente à racionalização e desencantamento do mundo. Pretendemos demonstrar que, por um lado, a capoeira se racionalizou de diferentes formas, com seus processos de esportivização e normatização. Até as políticas culturais que pretendem salvaguardar os saberes tradicionais impulsionam os mestres e grupos a se burocratizarem para ter acesso ao poder público e suas verbas. Por outro lado, este mundo permanece encantado, guardando conexões e segredos sutis que, embora desafiem o senso comum do materialismo científico hegemônico, guardam estreitas relações com outras formas de descrição da realidade. Trataremos dessa relação íntima da capoeira com o candomblé, através do caboclo, de Exu e dos ancestrais.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-16T17:58:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-16T17:58:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31831
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31831/1/Tudo%20que%20a%20boca%20come%20-%20A%20capoeira%20e%20suas%20gingas%20na%20modernidade%20-%20Tese%20Paulo%20Magalh%c3%a3es.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31831/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31831/3/Tudo%20que%20a%20boca%20come%20-%20A%20capoeira%20e%20suas%20gingas%20na%20modernidade%20-%20Tese%20Paulo%20Magalh%c3%a3es.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6547ea1487fdd9ac171fa36975ba9009
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
d3ff98c913ae10f09a5769556751a64d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502705398579200