A lógica e a estrutura do texto jornalístico nas mídias impressa e digital : uma análise do jornal O Globo, O Globo online e do aplicativo para tablet O Globo a Mais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25187 |
Resumo: | A pesquisa objetiva compreender comparativamente como o texto jornalístico se estrutura em diferentes produtos das mídias impressa e digital e que elementos ou fatores influenciam na configuração do texto noticioso. Para tanto, analisamos o jornal O Globo (impresso), O Globo Online (web) e O Globo a Mais (tablet). Foram selecionadas 57 matérias publicadas entre os meses de junho e agosto de 2013 nos três produtos e a partir delas realizados o estudo de caso e a análise de conteúdo com base em categorias pré-estabelecidas: a hierarquização, a atualidade, o gênero e a hipertextualidade. As propriedades da mídia digital e das plataformas móveis, tais como a hipertextualidade, a multimidialidade, a tactilidade, ubiquidade, o uso das bases de dados, dentre outros, têm instigado propostas de modelos de estruturação do texto não mais alicerçados na lógica tradicional de hierarquização, mas na quantidade de informações. Nesse contexto, para a análise partimos da observação da lógica da hierarquização representada pelo tradicional modelo da pirâmide invertida e da lógica do aprofundamento representada pela pirâmide deitada, proposta de modelo de estruturação do texto das webnotícias ancorada na hipertextualidade (CANAVILHAS, 2007). O esquema da estrutura da notícia proposto por Van Dijk (1990), baseado na estrutura de relevância e com categorias definidas, foi utilizado como suporte para a análise. Os resultados obtidos revelaram que a presença dos valores-notícia, os lugares que ocupam no texto, o nível de instantaneidade das matérias, o tipo de acontecimento e o uso da hipertextualidade influenciam a lógica e a estrutura do texto jornalístico nas mídias impressa e digital nos produtos observados. |
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Conde, Mariana GuedesSeixas, Lia da FonsecaSilva, Fernando Firmino daFontes, Maria Lucineide Andrade2018-01-23T12:47:54Z2018-01-23T12:47:54Z2018-01-232014-02-13Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25187A pesquisa objetiva compreender comparativamente como o texto jornalístico se estrutura em diferentes produtos das mídias impressa e digital e que elementos ou fatores influenciam na configuração do texto noticioso. Para tanto, analisamos o jornal O Globo (impresso), O Globo Online (web) e O Globo a Mais (tablet). Foram selecionadas 57 matérias publicadas entre os meses de junho e agosto de 2013 nos três produtos e a partir delas realizados o estudo de caso e a análise de conteúdo com base em categorias pré-estabelecidas: a hierarquização, a atualidade, o gênero e a hipertextualidade. As propriedades da mídia digital e das plataformas móveis, tais como a hipertextualidade, a multimidialidade, a tactilidade, ubiquidade, o uso das bases de dados, dentre outros, têm instigado propostas de modelos de estruturação do texto não mais alicerçados na lógica tradicional de hierarquização, mas na quantidade de informações. Nesse contexto, para a análise partimos da observação da lógica da hierarquização representada pelo tradicional modelo da pirâmide invertida e da lógica do aprofundamento representada pela pirâmide deitada, proposta de modelo de estruturação do texto das webnotícias ancorada na hipertextualidade (CANAVILHAS, 2007). O esquema da estrutura da notícia proposto por Van Dijk (1990), baseado na estrutura de relevância e com categorias definidas, foi utilizado como suporte para a análise. Os resultados obtidos revelaram que a presença dos valores-notícia, os lugares que ocupam no texto, o nível de instantaneidade das matérias, o tipo de acontecimento e o uso da hipertextualidade influenciam a lógica e a estrutura do texto jornalístico nas mídias impressa e digital nos produtos observados.The research aims to comprehend comparatively how the journalistic text is structured in different products of press and digital media and which ones elements or factors influence in text configuration of the news. To this end, we analyzed the O Globo newspaper (printed), O Globo Online (web) and O Globoa Mais(tablet). 57 articles published between June and August 2013 in three products were selected and from them conducted the case study and content analysis based on pre-established categories: the hierarchy, timeliness, gender and hypertextuality.The properties of the digital media and mobile platforms, such as hypertextuality. multimediality, tactility, ubiquity, use of databases, among others, have instigated proposals models for structuring the text of the news no longer grounded in the traditional logic of hierarchy, but on the amount of information.In this context, the analysis started from the observation of the logic of hierarchy represented by the traditional model of the inverted pyramid and the deepening logic represented by the pyramid lying, proposal for model to structure the text of webnews anchored in hypertextuality (CANAVILHAS, 2007). The structure of the schemeof new ssuggested by Van Dijk (1990), based on the structure of relevance and defined categories, was used as a support for analysis.The results showed that the presence of news values, the places they occupy in the text, the level of immediacy of news, type of event and the use of hypertextuality influence the logic and structure of news text in printed and digital media in the products observed.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2015-01-26T15:16:54Z No. of bitstreams: 1 Mariana Guedes Conde.pdf: 4817798 bytes, checksum: a19923c42be67773581d9e50575c7f5c (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-01-23T12:47:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mariana Guedes Conde.pdf: 4817798 bytes, checksum: a19923c42be67773581d9e50575c7f5c (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-23T12:47:54Z (GMT). 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