Os textos da tradição oral na alfabetização dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bárbara da Silva Bittencourt
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32997
Resumo: A presente monografia discorre sobre os textos da tradição considerados como gêneros orais que favorecem a alfabetização e contemplam o letramento em turmas de idosos. Através do levantamento bibliográfico, destacamos como autores que serviram de referenciais: Soares (1998, 2001, 2003, 2004), Coutinho (2003, 2005), Morais (2005), Marcushi e Dionisio (2007), Zumthor (1997), Araújo (2011) entre outros. No primeiro momento realizou-se uma análise dos conflitos biológicos e sociais vividos pelos idosos no Brasil e os motivos pelos quais se colocam no papel de aprendizes. No segundo desenvolveu-se abordagens sobre questões em discussão que envolve os termos alfabetização e letramento, assim como as implicações de cada processo para a educação,seguido de abordagens acerca de um trabalho pedagógico na perspectiva construtivista, visando uma alfabetização efetiva e competente. Já no terceiro momento, sugeriu-se com base na concepção proposta incorporar os textos da tradição oral às práticas de alfabetização considerando as relações entre oralidade, escrita,ludicidade e tradição popular já que são gêneros orais que se articulam com estes aspectos. A partir disto, foram evidenciados motivos que tornam esses gêneros favoráveis para apropriação da leitura e escrita. Consideramos como textos da tradição oral adequados para alfabetização de idosos os provérbios, ditos e ditados populares, parlendas, acalantos e adivinhas, e assim analisamos suas funções e usos na sociedade, e sugerirmos atividades com estes textos. Concluiu-se ao final desta monografia que os textos da tradição oral, além de serem gêneros de grande circulação nas interações sociais associados as suas características discursivas, privilegiam de forma significativa e efetiva o processo de alfabetização e letramento.
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No segundo desenvolveu-se abordagens sobre questões em discussão que envolve os termos alfabetização e letramento, assim como as implicações de cada processo para a educação,seguido de abordagens acerca de um trabalho pedagógico na perspectiva construtivista, visando uma alfabetização efetiva e competente. Já no terceiro momento, sugeriu-se com base na concepção proposta incorporar os textos da tradição oral às práticas de alfabetização considerando as relações entre oralidade, escrita,ludicidade e tradição popular já que são gêneros orais que se articulam com estes aspectos. A partir disto, foram evidenciados motivos que tornam esses gêneros favoráveis para apropriação da leitura e escrita. Consideramos como textos da tradição oral adequados para alfabetização de idosos os provérbios, ditos e ditados populares, parlendas, acalantos e adivinhas, e assim analisamos suas funções e usos na sociedade, e sugerirmos atividades com estes textos. Concluiu-se ao final desta monografia que os textos da tradição oral, além de serem gêneros de grande circulação nas interações sociais associados as suas características discursivas, privilegiam de forma significativa e efetiva o processo de alfabetização e letramento.Submitted by Luciano Santos (lucianoss@ufba.br) on 2021-02-16T00:43:35Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA BÁRBARA GOMES PDF.pdf: 382382 bytes, checksum: 879172a4b9fcaeda394f6bd037520410 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-03-09T18:14:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA BÁRBARA GOMES PDF.pdf: 382382 bytes, checksum: 879172a4b9fcaeda394f6bd037520410 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-09T18:14:00Z (GMT). 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