Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra de Jesus dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36028
Resumo: Quais temas emergem das narrativas indianas contemporâneas feitas por mulheres? Não só na Índia, mas em grande parte do mundo, as culturas, as literaturas e as histórias foram moldadas, inicialmente, por perspectivas masculinas. As obras de ficção a serem analisadas nesta pesquisa são: The Space Between Us (2005) de Thrity Umrigar (1961) e The Ministry of Utmost Happiness (2017) de Arundhati Roy (1961). Estas narrativas abordam as desigualdades experimentadas pelas indianas e pelos indianos em uma nação que tenta se desvencilhar do patriarcado e da herança assimétrica do sistema de castas. Embora a Índia tenha se emancipado do poder imperial na primeira metade do século XX, ela ainda se encontra conectada cultural e epistemologicamente ao poder britânico. Desempenhando o papel de intelectuais em uma Índia pós-colonial, as autoras diaspóricas que constituem o corpus desta tese apontam caminhos de descolonização e reconstrução identitárias. Apesar de serem relevantes os aspectos históricos e sociológicos para a análise das culturas indianas, a pesquisa está inserida no campo dos estudos literários, portanto é a representação a grande protagonista dos esforços investigativos. O referencial de cunho teórico para a realização das etapas da pesquisa fundamentou-se, principalmente, em abordagens temáticas da literatura pós-colonial (BHABHA, 1983; SAID, 2007 e VISWANATHAN, 2015), dos estudos subalternos indianos (GUHA, 1988; SPIVAK, 1988 e CHAKRABARTY, 2000) e da intelectualidade contemporânea (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 e FOUCAULT, 2006). As representações literárias de conflitos, das opressões e das múltiplas expressões identitárias são recortes e retratos estéticos e políticos do contexto histórico no qual as autoras indianas se encontram.
id UFBA-2_9781aab9cbfeb32b322014b3dd25019b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36028
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-09-19T13:55:40Z2022-09-19T13:55:40Z2021-12-17https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36028Quais temas emergem das narrativas indianas contemporâneas feitas por mulheres? Não só na Índia, mas em grande parte do mundo, as culturas, as literaturas e as histórias foram moldadas, inicialmente, por perspectivas masculinas. As obras de ficção a serem analisadas nesta pesquisa são: The Space Between Us (2005) de Thrity Umrigar (1961) e The Ministry of Utmost Happiness (2017) de Arundhati Roy (1961). Estas narrativas abordam as desigualdades experimentadas pelas indianas e pelos indianos em uma nação que tenta se desvencilhar do patriarcado e da herança assimétrica do sistema de castas. Embora a Índia tenha se emancipado do poder imperial na primeira metade do século XX, ela ainda se encontra conectada cultural e epistemologicamente ao poder britânico. Desempenhando o papel de intelectuais em uma Índia pós-colonial, as autoras diaspóricas que constituem o corpus desta tese apontam caminhos de descolonização e reconstrução identitárias. Apesar de serem relevantes os aspectos históricos e sociológicos para a análise das culturas indianas, a pesquisa está inserida no campo dos estudos literários, portanto é a representação a grande protagonista dos esforços investigativos. O referencial de cunho teórico para a realização das etapas da pesquisa fundamentou-se, principalmente, em abordagens temáticas da literatura pós-colonial (BHABHA, 1983; SAID, 2007 e VISWANATHAN, 2015), dos estudos subalternos indianos (GUHA, 1988; SPIVAK, 1988 e CHAKRABARTY, 2000) e da intelectualidade contemporânea (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 e FOUCAULT, 2006). As representações literárias de conflitos, das opressões e das múltiplas expressões identitárias são recortes e retratos estéticos e políticos do contexto histórico no qual as autoras indianas se encontram.What themes arise from contemporary Indian women's narratives? Not only in India, but in the world, cultures, literatures and histories were initially shaped by male perspectives. The fiction works to be discussed in this research are: The Space Between Us (2005) by Thrity Umrigar (1961) and The Ministry of Utmost Happiness (2017) by Arundhati Roy (1961). These narratives address the inequalities experienced by Indian women and man in a nation that tries to free itself from patriarchy and the asymmetric inheritance of the caste system. Although India emancipated itself from imperial power in the first half of the 20th century, it is still culturally and epistemologically connected to British power. Performing the role of intellectuals in a post-colonial India, the diasporic authors who form the corpus of this thesis point to ways for decolonization and identity reconstruction. Though the historical and sociological aspects are relevant for the analysis of Indian cultures, the research is inserted in the field of literary studies, therefore representation is the main protagonist of the investigative efforts. The theoretical framework for carrying out the research steps was rooted mainly on thematic approaches from postcolonial literature (BHABHA, 1983; SAID, 2007 and VISWANATHAN, 2015), from subaltern Indian studies (GUHA, 1988; SPIVAK , 1988 and CHAKRABARTY, 2000) and of contemporary intellectuality (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 and FOUCAULT, 2006). Literary representations of conflicts, oppression and multiple identity expressions are aesthetic and political cuttings and portraits of the historical context in which the Indian authors find themselves.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2022-08-22T13:02:49Z No. of bitstreams: 1 TESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf: 2099604 bytes, checksum: a779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-09-19T13:55:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf: 2099604 bytes, checksum: a779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-19T13:55:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf: 2099604 bytes, checksum: a779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6 (MD5) Previous issue date: 2021-12-17porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) UFBABrasilInstituto de LetrasIndian literatureIndian writersContemporary novelsPost-colonial IndiaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura indianaEscritoras indianasLiteratura contemporâneaDescolonização - Índia - Aspectos sociaisIdentidade socia na literaturaRomance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHerrera, Antonia Torreãohttp://lattes.cnpq.br/5163349935980623Herrera, Antonia TorreãoGarcia, Paulo César SouzaOliveira, Sayonara Amaral deTelles, Lígia GuimarãesAlmeida, Isabela Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5429018073189030Santos, Sandra de Jesus dosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdfTESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdfSANDRA DE JESUS DOS SANTOSapplication/pdf2099604https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36028/1/TESE%20PRONTA%20%28SANDRA%29%20-%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%29.pdfa779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36028/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf.txtTESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf.txtExtracted texttext/plain683110https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36028/3/TESE%20PRONTA%20%28SANDRA%29%20-%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%29.pdf.txt7ba52e739f5df6280715cc1ee3739321MD53ri/360282022-12-02 11:17:24.862oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-12-02T14:17:24Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
title Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
spellingShingle Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
Santos, Sandra de Jesus dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura indiana
Escritoras indianas
Literatura contemporânea
Descolonização - Índia - Aspectos sociais
Identidade socia na literatura
Indian literature
Indian writers
Contemporary novels
Post-colonial India
title_short Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
title_full Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
title_fullStr Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
title_full_unstemmed Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
title_sort Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
author Santos, Sandra de Jesus dos
author_facet Santos, Sandra de Jesus dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herrera, Antonia Torreão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5163349935980623
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Herrera, Antonia Torreão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Garcia, Paulo César Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Oliveira, Sayonara Amaral de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Telles, Lígia Guimarães
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Almeida, Isabela Santos de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5429018073189030
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra de Jesus dos
contributor_str_mv Herrera, Antonia Torreão
Herrera, Antonia Torreão
Garcia, Paulo César Souza
Oliveira, Sayonara Amaral de
Telles, Lígia Guimarães
Almeida, Isabela Santos de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura indiana
Escritoras indianas
Literatura contemporânea
Descolonização - Índia - Aspectos sociais
Identidade socia na literatura
Indian literature
Indian writers
Contemporary novels
Post-colonial India
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura indiana
Escritoras indianas
Literatura contemporânea
Descolonização - Índia - Aspectos sociais
Identidade socia na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Indian literature
Indian writers
Contemporary novels
Post-colonial India
description Quais temas emergem das narrativas indianas contemporâneas feitas por mulheres? Não só na Índia, mas em grande parte do mundo, as culturas, as literaturas e as histórias foram moldadas, inicialmente, por perspectivas masculinas. As obras de ficção a serem analisadas nesta pesquisa são: The Space Between Us (2005) de Thrity Umrigar (1961) e The Ministry of Utmost Happiness (2017) de Arundhati Roy (1961). Estas narrativas abordam as desigualdades experimentadas pelas indianas e pelos indianos em uma nação que tenta se desvencilhar do patriarcado e da herança assimétrica do sistema de castas. Embora a Índia tenha se emancipado do poder imperial na primeira metade do século XX, ela ainda se encontra conectada cultural e epistemologicamente ao poder britânico. Desempenhando o papel de intelectuais em uma Índia pós-colonial, as autoras diaspóricas que constituem o corpus desta tese apontam caminhos de descolonização e reconstrução identitárias. Apesar de serem relevantes os aspectos históricos e sociológicos para a análise das culturas indianas, a pesquisa está inserida no campo dos estudos literários, portanto é a representação a grande protagonista dos esforços investigativos. O referencial de cunho teórico para a realização das etapas da pesquisa fundamentou-se, principalmente, em abordagens temáticas da literatura pós-colonial (BHABHA, 1983; SAID, 2007 e VISWANATHAN, 2015), dos estudos subalternos indianos (GUHA, 1988; SPIVAK, 1988 e CHAKRABARTY, 2000) e da intelectualidade contemporânea (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 e FOUCAULT, 2006). As representações literárias de conflitos, das opressões e das múltiplas expressões identitárias são recortes e retratos estéticos e políticos do contexto histórico no qual as autoras indianas se encontram.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T13:55:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T13:55:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36028
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36028/1/TESE%20PRONTA%20%28SANDRA%29%20-%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36028/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36028/3/TESE%20PRONTA%20%28SANDRA%29%20-%20%28vers%c3%a3o%20definitiva%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
7ba52e739f5df6280715cc1ee3739321
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502756914069504