Estimulação Transcraniana Por Corrente Contínua Em Crianças Com Dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Débora Patrícia Medeiros Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24106
Resumo: Introdução: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica indolor e não invasiva utilizada tanto experimentalmente como terapeuticamente para modular a função cerebral em adultos e crianças. Nos últimos anos a aplicação da ETCC em crianças com dislexia ainda não foi explorada. Objetivo: investigar o impacto da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o desempenho da leitura em crianças com dislexia. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico autocomparado com 12 participantes destros (3 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), na faixa etária entre 8 e 17 anos de idade. A ETCC foi realizada utilizando um par de eletrodos de borracha (35cm2) com intensidade de 2mA por 30 minutos. O ânodo foi colocado entre as regiões temporal média e temporal posterior esquerda (entre T4 e T5), e o catódo na região supra-orbital direita, conforme determinado pelo Sistema Internacional EEG 10-20. As crianças realizaram tarefas de leitura a fim de medir a capacidade de lerem letras, sílabas, palavras, pseudopalavras e textos com acurácia e fluência. Resultados: Foi observado um aumento significativo na quantidade de pseudopalavras, e de palavras lidas corretamente no texto após a ETCC. Em relação às provas de letras, sílabas e palavras não ocorreram diferenças significativas entre antes e após ETCC, o mesmo acontecendo com tempo de leitura. Conclusão: Os resultados demonstram que ETCC tem o potencial de melhorar a leitura em crianças com dislexia, mas os ganhos com a ETCC devem ser interpretados com cautela, devido ao pequeno número de participantes e à falta de um grupo controle.
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O ânodo foi colocado entre as regiões temporal média e temporal posterior esquerda (entre T4 e T5), e o catódo na região supra-orbital direita, conforme determinado pelo Sistema Internacional EEG 10-20. As crianças realizaram tarefas de leitura a fim de medir a capacidade de lerem letras, sílabas, palavras, pseudopalavras e textos com acurácia e fluência. Resultados: Foi observado um aumento significativo na quantidade de pseudopalavras, e de palavras lidas corretamente no texto após a ETCC. Em relação às provas de letras, sílabas e palavras não ocorreram diferenças significativas entre antes e após ETCC, o mesmo acontecendo com tempo de leitura. 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