Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cartaxo, José Luís Santos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Santos, Maria Lígia Rangel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1545
Resumo: p. 25-37
id UFBA-2_be227bc157b785e439b35814f5c5177c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/1545
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Cartaxo, José Luís SantosSantos, Maria Lígia RangelCartaxo, José Luís SantosSantos, Maria Lígia Rangel2011-06-18T03:09:26Z2011-06-18T03:09:26Z20070100-0233http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/154531(1)p. 25-37Este estudo discute a satisfação e a adesão aos planos de saúde odontológicos entre indivíduos de diferentes classes sociais. Preliminarmente, são apresentados alguns elementos conceituais necessários à compreensão do contexto em que se insere o mercado odontológico supletivo no Brasil e em Salvador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram entrevistados trinta e seis informantes, que contrataram serviços de operadoras de saúde suplementar odontológico em Salvador no ano de 2004. Mediante um roteiro de entrevistas semiestruturadas foram coletados dados sobre as representações dos planos odontológicos presentes nos discursos dos entrevistados, objetivando compreender a lógica subjacente às escolhas, em relação à contratação de um plano de saúde odontológico. Para a análise, foram selecionadas três dimensões abordadas em estudos de satisfação de serviços de saúde — a acessibilidade, a efetividade e a humanização —, além de categorias teóricas relacionadas com a forma de adesão (voluntária ou compulsória) e com a classe social dos entrevistados (proletariado ou burguesia). Algumas categorias empíricas que apareceram nos relatos também foram valorizadas na análise. Os resultados encontrados mostram um alto grau de satisfação em todas as categorias pesquisadas, o que pode ser explicado pela deficiência na prestação dos serviços públicos municipais em saúde bucal e pelo alto custo do tratamento odontológico pelo sistema de desembolso direto.Submitted by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2011-06-18T03:09:26Z No. of bitstreams: 1 arrtigo repositorio10.pdf: 59911 bytes, checksum: a89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1a (MD5)Made available in DSpace on 2011-06-18T03:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arrtigo repositorio10.pdf: 59911 bytes, checksum: a89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1a (MD5) Previous issue date: 2007Planos de saúdeSatisfação do usuárioAtenção odontológicaEstudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALarrtigo repositorio10.pdfarrtigo repositorio10.pdfapplication/pdf59911https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/1/arrtigo%20repositorio10.pdfa89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1900https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/2/license.txt0669798229e988fc7a92cc1130d98eebMD52TEXTarrtigo repositorio10.pdf.txtarrtigo repositorio10.pdf.txtExtracted texttext/plain31997https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/3/arrtigo%20repositorio10.pdf.txtc850680f4ac7a309ddb834f5fa99a8c3MD53ri/15452022-07-05 14:03:28.293oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública
title Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
spellingShingle Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
Cartaxo, José Luís Santos
Planos de saúde
Satisfação do usuário
Atenção odontológica
title_short Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
title_full Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
title_fullStr Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
title_full_unstemmed Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
title_sort Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
author Cartaxo, José Luís Santos
author_facet Cartaxo, José Luís Santos
Santos, Maria Lígia Rangel
author_role author
author2 Santos, Maria Lígia Rangel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cartaxo, José Luís Santos
Santos, Maria Lígia Rangel
Cartaxo, José Luís Santos
Santos, Maria Lígia Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Planos de saúde
Satisfação do usuário
Atenção odontológica
topic Planos de saúde
Satisfação do usuário
Atenção odontológica
description p. 25-37
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-18T03:09:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-18T03:09:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1545
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0100-0233
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv 31(1)
identifier_str_mv 0100-0233
31(1)
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/1/arrtigo%20repositorio10.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/3/arrtigo%20repositorio10.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1a
0669798229e988fc7a92cc1130d98eeb
c850680f4ac7a309ddb834f5fa99a8c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057545572548608