Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1545 |
Resumo: | p. 25-37 |
id |
UFBA-2_be227bc157b785e439b35814f5c5177c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/1545 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Cartaxo, José Luís SantosSantos, Maria Lígia RangelCartaxo, José Luís SantosSantos, Maria Lígia Rangel2011-06-18T03:09:26Z2011-06-18T03:09:26Z20070100-0233http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/154531(1)p. 25-37Este estudo discute a satisfação e a adesão aos planos de saúde odontológicos entre indivíduos de diferentes classes sociais. Preliminarmente, são apresentados alguns elementos conceituais necessários à compreensão do contexto em que se insere o mercado odontológico supletivo no Brasil e em Salvador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram entrevistados trinta e seis informantes, que contrataram serviços de operadoras de saúde suplementar odontológico em Salvador no ano de 2004. Mediante um roteiro de entrevistas semiestruturadas foram coletados dados sobre as representações dos planos odontológicos presentes nos discursos dos entrevistados, objetivando compreender a lógica subjacente às escolhas, em relação à contratação de um plano de saúde odontológico. Para a análise, foram selecionadas três dimensões abordadas em estudos de satisfação de serviços de saúde — a acessibilidade, a efetividade e a humanização —, além de categorias teóricas relacionadas com a forma de adesão (voluntária ou compulsória) e com a classe social dos entrevistados (proletariado ou burguesia). Algumas categorias empíricas que apareceram nos relatos também foram valorizadas na análise. Os resultados encontrados mostram um alto grau de satisfação em todas as categorias pesquisadas, o que pode ser explicado pela deficiência na prestação dos serviços públicos municipais em saúde bucal e pelo alto custo do tratamento odontológico pelo sistema de desembolso direto.Submitted by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2011-06-18T03:09:26Z No. of bitstreams: 1 arrtigo repositorio10.pdf: 59911 bytes, checksum: a89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1a (MD5)Made available in DSpace on 2011-06-18T03:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arrtigo repositorio10.pdf: 59911 bytes, checksum: a89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1a (MD5) Previous issue date: 2007Planos de saúdeSatisfação do usuárioAtenção odontológicaEstudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALarrtigo repositorio10.pdfarrtigo repositorio10.pdfapplication/pdf59911https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/1/arrtigo%20repositorio10.pdfa89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1900https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/2/license.txt0669798229e988fc7a92cc1130d98eebMD52TEXTarrtigo repositorio10.pdf.txtarrtigo repositorio10.pdf.txtExtracted texttext/plain31997https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/3/arrtigo%20repositorio10.pdf.txtc850680f4ac7a309ddb834f5fa99a8c3MD53ri/15452022-07-05 14:03:28.293oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Baiana de Saúde Pública |
title |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
spellingShingle |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 Cartaxo, José Luís Santos Planos de saúde Satisfação do usuário Atenção odontológica |
title_short |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
title_full |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
title_fullStr |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
title_full_unstemmed |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
title_sort |
Estudo da satisfação do usuário de planos de saúde odontológicos em salvador no ano de 2004 |
author |
Cartaxo, José Luís Santos |
author_facet |
Cartaxo, José Luís Santos Santos, Maria Lígia Rangel |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Maria Lígia Rangel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cartaxo, José Luís Santos Santos, Maria Lígia Rangel Cartaxo, José Luís Santos Santos, Maria Lígia Rangel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planos de saúde Satisfação do usuário Atenção odontológica |
topic |
Planos de saúde Satisfação do usuário Atenção odontológica |
description |
p. 25-37 |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-18T03:09:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-06-18T03:09:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1545 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0100-0233 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
31(1) |
identifier_str_mv |
0100-0233 31(1) |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/1/arrtigo%20repositorio10.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1545/3/arrtigo%20repositorio10.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a89eff9578bd2eba152e4b9aafba9d1a 0669798229e988fc7a92cc1130d98eeb c850680f4ac7a309ddb834f5fa99a8c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057545572548608 |