Significados sobre a doença e a hospitalização na infância contidos em livros para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Adriana Santos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18688
Resumo: O livro infantil ocupa historicamente um papel relevante na formação do leitor iniciante tanto quanto o faz na zocialização dos costumes e da moral. Embora a literatura infantil, em suas origens, tenha tratado de temas como morte ou abandono – bastando para tanto lembrar os clássicos contos de fadas, livros mais explícitos sobre esses assuntos foram, em tempos modernos e ocidentais, considerados proibidos para crianças. Após a adaptação por Perrault e, sobretudo dos irmãos Grimm, a violência desses temas foi amenizada. A retomada destes temas às prateleiras das livrarias é, portanto, um fenômeno relativamente recente. Por isso, merece muito cuidado e atenção o material que está sendo publicado para este público. Esta pesquisa objetivou analisar as narrativas que versam sobre a doença e a hospitalização na infância. A amostra foi composta por 12 livros infantis. Ao investigar tal problemática, questionou-se: de que forma são apresentadas nos livros infantis as realidades vivenciadas pela criança na doença e/ou na hospitalização? A análise foi feita tendo como subsídio as contribuições de Nikolajeva e Scott (2011) e Linden (2011). Também contribuíram os estudos de Laville e Dione (1999), André (2001), Gatti (2001), Martins (2007), Bardin (2012). Os achados evidenciam que no hospital e no processo de adoecimento no “mundo dos livros infantis”, ficar doente ou hospitalizado significa que as crianças mesmo submetidas aos procedimentos médicos necessários, vivenciam além dos momentos de tensão, ansiedade, medo e dor, momentos lúdicos e afetivos, compartilhados também com amigos sadios, que os ajudam a enfrentar este processo, considerado como uma batalha e em alguns casos, vivenciado de forma lúdica. Em ambos os processos abordados, as crianças eram informadas acerca dos procedimentos a serem submetidos. As imagens ilustradas contribuem e muito para a elucidação do enredo, e enriquecem a obra, uma vez que, a literatura infantil ilustrada aguça o interesse da criança. Os personagens demonstram através de expressões faciais ilustradas os seus sentimentos: medo, alegria, angústia e até a saudade. As mensagens, por sua vez acabam encontrando, nos recursos estéticos amplamente disponíveis nos livros infantis ilustrados, um apoio retórico importante.
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spelling Jesus, Adriana Santos deJesus, Adriana Santos deBarros, Alessandra Santana Soares eLordelo, Lia da RochaSantos, Mônica de Menezes2016-03-07T13:15:46Z2016-03-07T13:15:46Z2016-03-072014-02-10Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18688O livro infantil ocupa historicamente um papel relevante na formação do leitor iniciante tanto quanto o faz na zocialização dos costumes e da moral. Embora a literatura infantil, em suas origens, tenha tratado de temas como morte ou abandono – bastando para tanto lembrar os clássicos contos de fadas, livros mais explícitos sobre esses assuntos foram, em tempos modernos e ocidentais, considerados proibidos para crianças. Após a adaptação por Perrault e, sobretudo dos irmãos Grimm, a violência desses temas foi amenizada. A retomada destes temas às prateleiras das livrarias é, portanto, um fenômeno relativamente recente. Por isso, merece muito cuidado e atenção o material que está sendo publicado para este público. Esta pesquisa objetivou analisar as narrativas que versam sobre a doença e a hospitalização na infância. A amostra foi composta por 12 livros infantis. Ao investigar tal problemática, questionou-se: de que forma são apresentadas nos livros infantis as realidades vivenciadas pela criança na doença e/ou na hospitalização? A análise foi feita tendo como subsídio as contribuições de Nikolajeva e Scott (2011) e Linden (2011). Também contribuíram os estudos de Laville e Dione (1999), André (2001), Gatti (2001), Martins (2007), Bardin (2012). Os achados evidenciam que no hospital e no processo de adoecimento no “mundo dos livros infantis”, ficar doente ou hospitalizado significa que as crianças mesmo submetidas aos procedimentos médicos necessários, vivenciam além dos momentos de tensão, ansiedade, medo e dor, momentos lúdicos e afetivos, compartilhados também com amigos sadios, que os ajudam a enfrentar este processo, considerado como uma batalha e em alguns casos, vivenciado de forma lúdica. Em ambos os processos abordados, as crianças eram informadas acerca dos procedimentos a serem submetidos. As imagens ilustradas contribuem e muito para a elucidação do enredo, e enriquecem a obra, uma vez que, a literatura infantil ilustrada aguça o interesse da criança. Os personagens demonstram através de expressões faciais ilustradas os seus sentimentos: medo, alegria, angústia e até a saudade. As mensagens, por sua vez acabam encontrando, nos recursos estéticos amplamente disponíveis nos livros infantis ilustrados, um apoio retórico importante.ABSTRACT The children's book occupies a historically significant role in shaping the emergent reader as much as it does the socialization of manners and morals. Although children's literature , in its origins , it deals with topics such as death or abandonment - simply to remind both the classical fairy tales , more explicit books on these subjects were , in modern times and Western , considered prohibited for children . After adaptation by Perrault and the Brothers Grimm particular, the violence of these subjects was assuaged . The resumption of these themes the shelves of bookstores is therefore a relatively recent phenomenon. Therefore deserves careful attention and the material being published for the public. This study aimed to analyze the narratives that deal with illness and hospitalization in childhood. The sample comprised 12 children's books. To investigate this issue, questioned you: how books are displayed in the realities experienced by the child in illness and / or hospitalization? The analysis was performed with the aid of contributions Nikolajeva and Scott (2011) and Linden (2011) . Also contributed studies Laville and Dione (1999 ) , André (2001 ) , Gatti (2001 ) , Martins (2007 ) , Bardin (2012 ) . The findings show that the hospital and the disease process in the "world of books " , get sick or hospitalized means that children undergo the same medical procedures , experience beyond the moments of tension , anxiety , fear and pain , and playful moments affective , also shared with healthy friends, who help them through this process , considered as a battle , and in some cases , experienced in a playful manner . In both cases discussed , the children were informed about the procedures to be submitted . The illustrated images , and contribute to the elucidation of the plot , and enrich the work , since the illustrated children's literature sharpens the child's interest . The characters demonstrate through facial expressions illustrated their feelings: fear, joy, anguish and even nostalgia. Messages in turn end up finding in aesthetic resources widely available in illustrated children's books, an important rhetorical support.Submitted by Adriana Santos (adriana.ufba@hotmail.com) on 2016-03-03T13:07:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado- Adriana Santos de Jesus.pdf: 8560941 bytes, checksum: 7bb1c72a3fb502e55fd810e2354b6cae (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-03-07T13:15:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado- Adriana Santos de Jesus.pdf: 8560941 bytes, checksum: 7bb1c72a3fb502e55fd810e2354b6cae (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-07T13:15:46Z (GMT). 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