COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Solange Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26682
Resumo: Estudo sobre as configurações de gêneros, sexualidades e identidades na dramaturgia de Bernardo Santareno, mais especificamente, em O bailarino (1957), O pecado de João Agonia (1961), e nos dramatículos A Confissão, Monsanto e Vida breve em três fotografias, integrantes do volume Os Marginais e a Revolução (1979). Busca-se, dentre outros objetivos, identificar e analisar como Santareno, antes e depois da Ditadura salazarista (1933-1974), problematiza a matriz cultural heteronormativa, ao criar personagens que divergem do binarismo de gênero e da sexualidade hegemônica; como os sujeitos homossexuais, as lésbicas, as travestis e aqueles que se prostituem são constituídos na e pela linguagem em seus textos dramáticos; em quais relações de poder investem, e de que formas essas expressões identitárias lidam com o mundo circundante e com seus dispositivos regulatórios. Para tanto, este trabalho encontra subsídios nos campos teóricos da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais, dos Estudos de gênero e sexualidades e na Teoria queer, atentando-se, é claro, às especificidades de tempo, espaço e às relações de poder que estruturam as questões de gênero, circunscrevem e possibilitam as experiências identitárias ligadas à homossexualidade, à lesbianidade, à transexualidade e à prostituição. Levando em consideração as diversas leituras e diálogos, comparações e análises de personagens e contextos (social, histórico-cultural e político) em que se inserem, além de elementos dramatúrgicos, é possível considerar a dramaturgia santareniana como um dos espaços da Literatura Portuguesa mais privilegiados para se refletir sobre questões de gênero, sexualidades e identidades. Ao conceber sua produção teatral como instrumento questionador e combativo da ordem vigente e de seus dispositivos regulatórios, Bernardo Santareno nos possibilita ver que as personagens e suas trajetórias confluem-se, numa só corrente, não para a mera representação, mas para a problematização de suas experiências identitárias, tidas como transgressoras, uma vez que se projetam dramaticamente num mundo ficcional hostil à individualidade e ao que foge às normas de gênero, sexuais e socioculturais.
id UFBA-2_cc2b04ec50f3625120dcfc4b733a7d5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26682
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santana, Solange SantosMuniz, Marcio Ricardo CoelhoValentim, Jorge VicenteGarcia, Paulo César SouzaSantos, Alvanita AlmeidaCarrascosa, Denise2018-07-20T19:03:29Z2018-07-20T19:03:29Z2018-07-202017-06-09http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26682Estudo sobre as configurações de gêneros, sexualidades e identidades na dramaturgia de Bernardo Santareno, mais especificamente, em O bailarino (1957), O pecado de João Agonia (1961), e nos dramatículos A Confissão, Monsanto e Vida breve em três fotografias, integrantes do volume Os Marginais e a Revolução (1979). Busca-se, dentre outros objetivos, identificar e analisar como Santareno, antes e depois da Ditadura salazarista (1933-1974), problematiza a matriz cultural heteronormativa, ao criar personagens que divergem do binarismo de gênero e da sexualidade hegemônica; como os sujeitos homossexuais, as lésbicas, as travestis e aqueles que se prostituem são constituídos na e pela linguagem em seus textos dramáticos; em quais relações de poder investem, e de que formas essas expressões identitárias lidam com o mundo circundante e com seus dispositivos regulatórios. Para tanto, este trabalho encontra subsídios nos campos teóricos da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais, dos Estudos de gênero e sexualidades e na Teoria queer, atentando-se, é claro, às especificidades de tempo, espaço e às relações de poder que estruturam as questões de gênero, circunscrevem e possibilitam as experiências identitárias ligadas à homossexualidade, à lesbianidade, à transexualidade e à prostituição. Levando em consideração as diversas leituras e diálogos, comparações e análises de personagens e contextos (social, histórico-cultural e político) em que se inserem, além de elementos dramatúrgicos, é possível considerar a dramaturgia santareniana como um dos espaços da Literatura Portuguesa mais privilegiados para se refletir sobre questões de gênero, sexualidades e identidades. Ao conceber sua produção teatral como instrumento questionador e combativo da ordem vigente e de seus dispositivos regulatórios, Bernardo Santareno nos possibilita ver que as personagens e suas trajetórias confluem-se, numa só corrente, não para a mera representação, mas para a problematização de suas experiências identitárias, tidas como transgressoras, uma vez que se projetam dramaticamente num mundo ficcional hostil à individualidade e ao que foge às normas de gênero, sexuais e socioculturais.Study on the configurations of genders, sexualities and identities in Bernardo Santareno's dramaturgy, more specifically in O bailarino (1957), O pecado de João Agonia (1961), and in A Confissão, Monsanto and Vida breve em três fotografias, members of the volume Os Marginais e a Revolução (1979). The aim is to identify and analyze how Santareno, before and after the dictatorship Salazar (1933-1974), problematizes the heteronormative cultural matrix, by creating characters that diverge from gender binarism and hegemonic sexuality; like the homosexuals, lesbians, transvestites and prostitutes are constituted in and by language in their dramatic texts; in which power relations they invest, and in what ways these identity expressions deal with the surrounding world and its regulatory devices. In order to do so, this work finds subsidies in the theoretical fields of Comparative Literature, Cultural Studies, Gender and Sexualities Studies and Queer Theory, considering, of course, the specificities of time, space and the power relations that structure the questions of Gender, circumscribe and enable the identity experiences linked to homosexuality, lesbianity, transsexuality and prostitution. Taking into account the different readings and dialogues, comparisons and analyzes of characters and (social, historical-cultural and political) contexts in which they are inserted, besides dramaturgical elements, it is possible to consider Santarenian dramaturgy as one of the most privileged spaces of Portuguese Literature to reflect on issues of gender, sexuality and identities. In conceiving his theatrical production as a questioning and combative instrument of the current order and its regulatory devices, Bernardo Santareno allows us to see that the characters and their trajectories converge, in a single chain, not for mere representation, but for the problematization of their Identity experiences, seen as transgressors, as they project themselves dramatically into a fictional world, which is hostile to individuality and to what escapes the norms of gender, sex and sociocultural.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-07-13T17:14:01Z No. of bitstreams: 1 Tese Solange Santana versão final.pdf: 2185725 bytes, checksum: ee9a1f661f1b186236134148d198abcd (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-07-20T19:03:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Solange Santana versão final.pdf: 2185725 bytes, checksum: ee9a1f661f1b186236134148d198abcd (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-20T19:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Solange Santana versão final.pdf: 2185725 bytes, checksum: ee9a1f661f1b186236134148d198abcd (MD5)LetrasTeatro portuguêsBernardo SantarenoGêneroSexualidadeIdentidadeCOM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Solange Santana versão final.pdfTese Solange Santana versão final.pdfapplication/pdf2185725https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26682/1/Tese%20Solange%20Santana%20vers%c3%a3o%20final.pdfee9a1f661f1b186236134148d198abcdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26682/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese Solange Santana versão final.pdf.txtTese Solange Santana versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain869087https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26682/3/Tese%20Solange%20Santana%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt6b70cc9c0f7f353f714d9f708badf284MD53ri/266822022-02-23 19:40:53.137oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T22:40:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
title COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
spellingShingle COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
Santana, Solange Santos
Letras
Teatro português
Bernardo Santareno
Gênero
Sexualidade
Identidade
title_short COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
title_full COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
title_fullStr COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
title_full_unstemmed COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
title_sort COM PANELEIROS, FRESSUREIRAS, TRAVESTIS, PUTAS E PUTOS: GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES NA DRAMATURGIA DE BERNARDO SANTARENO
author Santana, Solange Santos
author_facet Santana, Solange Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Solange Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Muniz, Marcio Ricardo Coelho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Valentim, Jorge Vicente
Garcia, Paulo César Souza
Santos, Alvanita Almeida
Carrascosa, Denise
contributor_str_mv Muniz, Marcio Ricardo Coelho
Valentim, Jorge Vicente
Garcia, Paulo César Souza
Santos, Alvanita Almeida
Carrascosa, Denise
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Teatro português
Bernardo Santareno
Gênero
Sexualidade
Identidade
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro português
Bernardo Santareno
Gênero
Sexualidade
Identidade
description Estudo sobre as configurações de gêneros, sexualidades e identidades na dramaturgia de Bernardo Santareno, mais especificamente, em O bailarino (1957), O pecado de João Agonia (1961), e nos dramatículos A Confissão, Monsanto e Vida breve em três fotografias, integrantes do volume Os Marginais e a Revolução (1979). Busca-se, dentre outros objetivos, identificar e analisar como Santareno, antes e depois da Ditadura salazarista (1933-1974), problematiza a matriz cultural heteronormativa, ao criar personagens que divergem do binarismo de gênero e da sexualidade hegemônica; como os sujeitos homossexuais, as lésbicas, as travestis e aqueles que se prostituem são constituídos na e pela linguagem em seus textos dramáticos; em quais relações de poder investem, e de que formas essas expressões identitárias lidam com o mundo circundante e com seus dispositivos regulatórios. Para tanto, este trabalho encontra subsídios nos campos teóricos da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais, dos Estudos de gênero e sexualidades e na Teoria queer, atentando-se, é claro, às especificidades de tempo, espaço e às relações de poder que estruturam as questões de gênero, circunscrevem e possibilitam as experiências identitárias ligadas à homossexualidade, à lesbianidade, à transexualidade e à prostituição. Levando em consideração as diversas leituras e diálogos, comparações e análises de personagens e contextos (social, histórico-cultural e político) em que se inserem, além de elementos dramatúrgicos, é possível considerar a dramaturgia santareniana como um dos espaços da Literatura Portuguesa mais privilegiados para se refletir sobre questões de gênero, sexualidades e identidades. Ao conceber sua produção teatral como instrumento questionador e combativo da ordem vigente e de seus dispositivos regulatórios, Bernardo Santareno nos possibilita ver que as personagens e suas trajetórias confluem-se, numa só corrente, não para a mera representação, mas para a problematização de suas experiências identitárias, tidas como transgressoras, uma vez que se projetam dramaticamente num mundo ficcional hostil à individualidade e ao que foge às normas de gênero, sexuais e socioculturais.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-06-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-20T19:03:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-20T19:03:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26682
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26682/1/Tese%20Solange%20Santana%20vers%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26682/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26682/3/Tese%20Solange%20Santana%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee9a1f661f1b186236134148d198abcd
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
6b70cc9c0f7f353f714d9f708badf284
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793970223474278400