Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco, Ayllander Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766
Resumo: Considerando um cenário de aumento da competitividade da economia, as empresas precisam formular estratégias competitivas para manter ou ampliar sua participação no mercado. Assim, é possível criar um diferencial em relação à concorrência, podendo se destacar no mercado. O objetivo deste presente trabalho é analisar as principais estratégias competitivas implementadas e os resultados alcançados pelo setor varejista alimentar brasileiro, a partir da abertura da economia brasileira nos anos 1990. Para tanto, pretende-se avaliar como o cenário de abertura da economia brasileira nos anos 1990 interferiu na dinâmica concorrencial das firmas, identificando as principais estratégias competitivas implementadas pelas redes de varejo alimentar nacionais, frente ao aumento da concorrência com as firmas estrangeiras. Além disso, será realizada a verificação dos impactos das estratégias adotadas no desempenho operacional conquistado pelas principais empresas nacionais do varejo alimentar. Pode-se notar que as estratégias competitivas das firmas brasileiras obtiveram relativo sucesso no impacto do desempenho organizacional. Contudo, com a entrada de firmas estrangeiras, houve um crescimento da concentração de mercado pelas grandes redes varejistas.
id UFBA-2_ebcfadfa6a2c5afc5b480a9fe24cefcc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38766
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-12-21T16:26:17Z2023-12-21T16:26:17Z2023-12-13BLANCO, Ayllander Rodrigues. Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766Considerando um cenário de aumento da competitividade da economia, as empresas precisam formular estratégias competitivas para manter ou ampliar sua participação no mercado. Assim, é possível criar um diferencial em relação à concorrência, podendo se destacar no mercado. O objetivo deste presente trabalho é analisar as principais estratégias competitivas implementadas e os resultados alcançados pelo setor varejista alimentar brasileiro, a partir da abertura da economia brasileira nos anos 1990. Para tanto, pretende-se avaliar como o cenário de abertura da economia brasileira nos anos 1990 interferiu na dinâmica concorrencial das firmas, identificando as principais estratégias competitivas implementadas pelas redes de varejo alimentar nacionais, frente ao aumento da concorrência com as firmas estrangeiras. Além disso, será realizada a verificação dos impactos das estratégias adotadas no desempenho operacional conquistado pelas principais empresas nacionais do varejo alimentar. Pode-se notar que as estratégias competitivas das firmas brasileiras obtiveram relativo sucesso no impacto do desempenho organizacional. Contudo, com a entrada de firmas estrangeiras, houve um crescimento da concentração de mercado pelas grandes redes varejistas.Considering a scenario of increased economic competitiveness, companies need to formulate competitive strategies to maintain or expand their market share. Thus, it is possible to create a difference in relation to the competition, being able to stand out in the market. The objective of this present work is to analyze the main competitive strategies implemented and the results achieved by the Brazilian food retail sector, since the opening of the Brazilian economy in the 1990s. Therefore, the aim is to evaluate how the opening scenario of the Brazilian economy in the 1990s interfered in the competitive dynamics of firms, identifying the main competitive strategies implemented by national food retail chains, faced with increased competition with foreign firms. In addition, the impact of the strategies adopted on the operational performance achieved by the main national food retail companies will be verified. It can be noted that the competitive strategies of Brazilian firms were relatively successful in impacting organizational performance. However, with the entry of foreign firms, there was an increase in market concentration by large retail chains.Submitted by Ayllander Blanco (ayllander_blanco11@hotmail.com) on 2023-12-21T16:19:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdf: 572693 bytes, checksum: 847f09adfd02f6197bf04688a93787cf (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2023-12-21T16:26:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdf: 572693 bytes, checksum: 847f09adfd02f6197bf04688a93787cf (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-21T16:26:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdf: 572693 bytes, checksum: 847f09adfd02f6197bf04688a93787cf (MD5) Previous issue date: 2023-12-13porUniversidade Federal da BahiaCIÊNCIAS ECONÔMICASUFBABrasilFaculdade de EconomiaCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEstratégiaCompetitividadeVarejo alimentarSupermercadosComércio varejistaEconomia industrialVarejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacionalBrazilian food retail: analysis of competitiveness and operational performanceBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionJesus Júnior, Leonardo Bispo deJesus Júnior, Leonardo Bispo deFerreira Júnior, Hamilton de MouraCabral, Bernardo PereiraBlanco, Ayllander Rodriguesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdf.txtTCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdf.txtExtracted texttext/plain111095https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/4/TCC%20Ayllander%20Blanco_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt2eaa2a3870ff73144b72a39c43fefd28MD54ORIGINALTCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdfTCC Ayllander Blanco_Versão Final.pdfTCC_Ayllander Blanco_Versão finalapplication/pdf572693https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/1/TCC%20Ayllander%20Blanco_Vers%c3%a3o%20Final.pdf847f09adfd02f6197bf04688a93787cfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/387662023-12-23 22:07:01.993oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-24T01:07:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Brazilian food retail: analysis of competitiveness and operational performance
title Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
spellingShingle Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
Blanco, Ayllander Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Estratégia
Competitividade
Varejo alimentar
Supermercados
Comércio varejista
Economia industrial
title_short Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
title_full Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
title_fullStr Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
title_full_unstemmed Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
title_sort Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional
author Blanco, Ayllander Rodrigues
author_facet Blanco, Ayllander Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira Júnior, Hamilton de Moura
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cabral, Bernardo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanco, Ayllander Rodrigues
contributor_str_mv Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
Ferreira Júnior, Hamilton de Moura
Cabral, Bernardo Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Estratégia
Competitividade
Varejo alimentar
Supermercados
Comércio varejista
Economia industrial
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Competitividade
Varejo alimentar
Supermercados
Comércio varejista
Economia industrial
description Considerando um cenário de aumento da competitividade da economia, as empresas precisam formular estratégias competitivas para manter ou ampliar sua participação no mercado. Assim, é possível criar um diferencial em relação à concorrência, podendo se destacar no mercado. O objetivo deste presente trabalho é analisar as principais estratégias competitivas implementadas e os resultados alcançados pelo setor varejista alimentar brasileiro, a partir da abertura da economia brasileira nos anos 1990. Para tanto, pretende-se avaliar como o cenário de abertura da economia brasileira nos anos 1990 interferiu na dinâmica concorrencial das firmas, identificando as principais estratégias competitivas implementadas pelas redes de varejo alimentar nacionais, frente ao aumento da concorrência com as firmas estrangeiras. Além disso, será realizada a verificação dos impactos das estratégias adotadas no desempenho operacional conquistado pelas principais empresas nacionais do varejo alimentar. Pode-se notar que as estratégias competitivas das firmas brasileiras obtiveram relativo sucesso no impacto do desempenho organizacional. Contudo, com a entrada de firmas estrangeiras, houve um crescimento da concentração de mercado pelas grandes redes varejistas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T16:26:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T16:26:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BLANCO, Ayllander Rodrigues. Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766
identifier_str_mv BLANCO, Ayllander Rodrigues. Varejo alimentar brasileiro: análise da competitividade e desempenho operacional. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/4/TCC%20Ayllander%20Blanco_Vers%c3%a3o%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/1/TCC%20Ayllander%20Blanco_Vers%c3%a3o%20Final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38766/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2eaa2a3870ff73144b72a39c43fefd28
847f09adfd02f6197bf04688a93787cf
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057873849188352