Baú de memórias: representações de ludicidade de professores de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marilete Calegari
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11102
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo epistemológico de didática e prática pedagógica, tendo como objeto de estudo as representações de ludicidade dos professores de Educação Infantil de uma escola da rede municipal de Jequié/BA. A investigação teve por objetivos: descrever os significados do lúdico a partir das memórias desses professores, identificar de que forma o lúdico esteve presente em sua formação inicial/contínua e como vem repercutindo em suas práticas pedagógicas. Os subsídios teóricos estão baseados nos pressupostos dos autores Dewey (1967), Nóvoa (1995, 2002), Kishimoto (1999, 2007, 2008), Kramer (1996, 2005), Formosinho (2007), Brougère (1998, 2004), Benjamin (1984, 1994), Huinziga (2004), Luckesi (2000, 2007) e outros, que se dedicam ao estudo da formação do professor da educação infantil sob variados enfoques. A metodologia esteve centrada no estudo de caso, e os procedimentos de pesquisa foram: observação, entrevistas, análise de documentos e escritos autobiográficos. Na tentativa de responder à nossa problemática, nos valemos de três questões norteadoras: quem sabe e de onde sabe? o quê e como sabe? sobre o que sabe e com que efeitos? O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais e a técnica de análise de conteúdo, respectivamente, tendo sido realizada uma triangulação dos dados encontrados. As representações encontradas entre os professores são diversificadas, carregadas de uma concepção de ludicidade, ora romântica, ora cognitivista, ou sociocultural, frutos de uma construção histórica, eivada de representações culturais, sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para uma ressignificação do papel da ludicidade no processo de aprendizagem na educação infantil.
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Os subsídios teóricos estão baseados nos pressupostos dos autores Dewey (1967), Nóvoa (1995, 2002), Kishimoto (1999, 2007, 2008), Kramer (1996, 2005), Formosinho (2007), Brougère (1998, 2004), Benjamin (1984, 1994), Huinziga (2004), Luckesi (2000, 2007) e outros, que se dedicam ao estudo da formação do professor da educação infantil sob variados enfoques. A metodologia esteve centrada no estudo de caso, e os procedimentos de pesquisa foram: observação, entrevistas, análise de documentos e escritos autobiográficos. Na tentativa de responder à nossa problemática, nos valemos de três questões norteadoras: quem sabe e de onde sabe? o quê e como sabe? sobre o que sabe e com que efeitos? O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais e a técnica de análise de conteúdo, respectivamente, tendo sido realizada uma triangulação dos dados encontrados. As representações encontradas entre os professores são diversificadas, carregadas de uma concepção de ludicidade, ora romântica, ora cognitivista, ou sociocultural, frutos de uma construção histórica, eivada de representações culturais, sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para uma ressignificação do papel da ludicidade no processo de aprendizagem na educação infantil.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-07T13:39:22Z No. of bitstreams: 1 Marilete Cardoso.pdf: 2110524 bytes, checksum: e2cb2f19c802d35eb54665531464f349 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-05-17T16:59:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marilete Cardoso.pdf: 2110524 bytes, checksum: e2cb2f19c802d35eb54665531464f349 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-17T16:59:10Z (GMT). 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