A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25190 |
Resumo: | Este trabalho pretende investigar, no campo cinematográfico atual, a ocorrência do trágico, entendido como visão de mundo que constata as limitações do indivíduo frente às forças naturais e sobrenaturais que o constituem e ultrapassam, e de elementos temáticos, narrativos, plásticos e dramatúrgicos da tragédia grega clássica, enquanto formulação e expressão original dessa visão. A investigação é pautada no percurso da mímese como princípio formativo das dimensões do sagrado, do ético, do estético e do efêmero ao longo da história do pensamento, e tem como objeto analítico específico a trilogia fílmica composta por Amores Brutos (Amores Perros, 2000, 153min.), 21 Gramas (21 Grams, 2003, 124min.) e Babel (2006, 142min.), dos mexicanos Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu, respectivamente roteirista e diretor. As três produções contam histórias simultâneas interligadas por um evento (um acidente automobilístico, no caso dos primeiros, um disparo de rifle no último) e são narradas com recursos de fragmentação espacial e cronológica. Como instrumentos de análise fílmica, serão utilizadas, além das ferramentas usuais e outras julgadas pertinentes, a Poética de Aristóteles e a “mitodologia”, metodologia desenvolvida por Gilbert Durand no âmbito dos estudos sobre as estruturas antropológicas do imaginário, de forma a identificar elementos arquetípicos, míticos e dramatúrgicos e classificar regimes e modos imagéticos presentes nas obras. |
id |
UFBA-2_f1344ee4ed4c09f96dd01db5f8179a17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25190 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Costa, Fabio José Rios daSerafim, José FranciscoLima, Rachel EstevesBamba, Mahomed2018-01-23T13:10:05Z2018-01-23T13:10:05Z2018-01-232013-04-26Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25190Este trabalho pretende investigar, no campo cinematográfico atual, a ocorrência do trágico, entendido como visão de mundo que constata as limitações do indivíduo frente às forças naturais e sobrenaturais que o constituem e ultrapassam, e de elementos temáticos, narrativos, plásticos e dramatúrgicos da tragédia grega clássica, enquanto formulação e expressão original dessa visão. A investigação é pautada no percurso da mímese como princípio formativo das dimensões do sagrado, do ético, do estético e do efêmero ao longo da história do pensamento, e tem como objeto analítico específico a trilogia fílmica composta por Amores Brutos (Amores Perros, 2000, 153min.), 21 Gramas (21 Grams, 2003, 124min.) e Babel (2006, 142min.), dos mexicanos Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu, respectivamente roteirista e diretor. As três produções contam histórias simultâneas interligadas por um evento (um acidente automobilístico, no caso dos primeiros, um disparo de rifle no último) e são narradas com recursos de fragmentação espacial e cronológica. Como instrumentos de análise fílmica, serão utilizadas, além das ferramentas usuais e outras julgadas pertinentes, a Poética de Aristóteles e a “mitodologia”, metodologia desenvolvida por Gilbert Durand no âmbito dos estudos sobre as estruturas antropológicas do imaginário, de forma a identificar elementos arquetípicos, míticos e dramatúrgicos e classificar regimes e modos imagéticos presentes nas obras.The present work introduces a research on the occur rence of the tragic element in today's cinema, taking the concept as a worldview which acknowledges the limitations of the individual before the natural and supernatural forces which are part and go beyond him, and of thematic, narrative, plastic and drama elements from the greek tragedy, as a concept and original expression of that same vision. The resear ch is grounded on the itinerary of mimesis as a formative principle of the dimensions of the sacred, the ethical, aesthetic and the ephemeral in the history of thought, and its specific analytical object is the film trilogy Amores Perros (2000, 153min.), 21 Grams (2003, 124 min.) and Babel (2006, 142min.), of screenwriter Guillermo Arriaga and director Alejandro Iñárritu, both Mexican. All three productions deal with simultaneous plots linked by an event (a road accident in the first two and a gunshot in the latter) and are narrated by means of the fragmentation of time and space. Besides the usual tools of film analysis, others are used which were considered adequate, like Aristotle’s Poetics and the “mythodology”, methodology developed by Gilbert Durand for the studies on the anthropological studies of the imaginary, in order to identify archetypal, mythical and dramatic elements and classify schemes and imagery modes present in those works.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2015-01-23T15:14:51Z No. of bitstreams: 1 Fábio José Rios da Costa.pdf: 7710637 bytes, checksum: ec23ad193e025af818bcb2d838d8d002 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-01-23T13:10:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fábio José Rios da Costa.pdf: 7710637 bytes, checksum: ec23ad193e025af818bcb2d838d8d002 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-23T13:10:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fábio José Rios da Costa.pdf: 7710637 bytes, checksum: ec23ad193e025af818bcb2d838d8d002 (MD5)Comunicação e cultura contemporâneasTragédiaCinemaPoéticaMímeseMitologiaImaginárioA tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárrituinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoMestrado em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALFábio José Rios da Costa.pdfFábio José Rios da Costa.pdfapplication/pdf7710637https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25190/1/F%c3%a1bio%20Jos%c3%a9%20Rios%20da%20Costa.pdfec23ad193e025af818bcb2d838d8d002MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25190/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTFábio José Rios da Costa.pdf.txtFábio José Rios da Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain827243https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25190/3/F%c3%a1bio%20Jos%c3%a9%20Rios%20da%20Costa.pdf.txt09d4ebb8d4358a68bcb0a5dc4807222dMD53ri/251902021-12-30 13:44:47.793oai:repositorio.ufba.br:ri/25190VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIAplc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD9yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSAKbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgYz9waWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXQ/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/by4gCkVzc2VzIHRlcm1vcywgbj9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIApjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpPz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EgCmVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/cmlvCnBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/P28gY2llbnQ/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sP3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwP3NpdG9zIApjb21wdWxzP3Jpb3MgbmVzc2UgcmVwb3NpdD9yaW8gbWFudD9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudD9tIGFjZXNzbyBpcnJlc3RyaXRvIAphbyBtZXRhZGFkb3MgZSB0ZXh0byBjb21wbGV0by4gQXNzaW0sIGEgYWNlaXRhPz9vIGRlc3NlIHRlcm1vIG4/byBuZWNlc3NpdGEgZGUgY29uc2VudGltZW50bwogcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T16:44:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
title |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
spellingShingle |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu Costa, Fabio José Rios da Comunicação e cultura contemporâneas Tragédia Cinema Poética Mímese Mitologia Imaginário |
title_short |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
title_full |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
title_fullStr |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
title_full_unstemmed |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
title_sort |
A tragédia e o trágico no cinema contemporâneo: um estudo a partir da trilogia de Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu |
author |
Costa, Fabio José Rios da |
author_facet |
Costa, Fabio José Rios da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fabio José Rios da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serafim, José Francisco |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lima, Rachel Esteves Bamba, Mahomed |
contributor_str_mv |
Serafim, José Francisco Lima, Rachel Esteves Bamba, Mahomed |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação e cultura contemporâneas |
topic |
Comunicação e cultura contemporâneas Tragédia Cinema Poética Mímese Mitologia Imaginário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tragédia Cinema Poética Mímese Mitologia Imaginário |
description |
Este trabalho pretende investigar, no campo cinematográfico atual, a ocorrência do trágico, entendido como visão de mundo que constata as limitações do indivíduo frente às forças naturais e sobrenaturais que o constituem e ultrapassam, e de elementos temáticos, narrativos, plásticos e dramatúrgicos da tragédia grega clássica, enquanto formulação e expressão original dessa visão. A investigação é pautada no percurso da mímese como princípio formativo das dimensões do sagrado, do ético, do estético e do efêmero ao longo da história do pensamento, e tem como objeto analítico específico a trilogia fílmica composta por Amores Brutos (Amores Perros, 2000, 153min.), 21 Gramas (21 Grams, 2003, 124min.) e Babel (2006, 142min.), dos mexicanos Guillermo Arriaga e Alejandro Iñárritu, respectivamente roteirista e diretor. As três produções contam histórias simultâneas interligadas por um evento (um acidente automobilístico, no caso dos primeiros, um disparo de rifle no último) e são narradas com recursos de fragmentação espacial e cronológica. Como instrumentos de análise fílmica, serão utilizadas, além das ferramentas usuais e outras julgadas pertinentes, a Poética de Aristóteles e a “mitodologia”, metodologia desenvolvida por Gilbert Durand no âmbito dos estudos sobre as estruturas antropológicas do imaginário, de forma a identificar elementos arquetípicos, míticos e dramatúrgicos e classificar regimes e modos imagéticos presentes nas obras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-04-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-23T13:10:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-23T13:10:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25190 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Dissertação |
identifier_str_mv |
Dissertação |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25190/1/F%c3%a1bio%20Jos%c3%a9%20Rios%20da%20Costa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25190/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25190/3/F%c3%a1bio%20Jos%c3%a9%20Rios%20da%20Costa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ec23ad193e025af818bcb2d838d8d002 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 09d4ebb8d4358a68bcb0a5dc4807222d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057672776351744 |