O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Luiz Antonio Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis.
id UFBA-2_f50517b50568b7eb8d4866d14291e2e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35648
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-07-06T16:05:55Z2022-07-06T16:05:55Z2022-06-29https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis.This Course Conclusion Work aimed to critically reflect on our course of pedagogical experience in the context of Supervised Internships III and IV developed within the Licentiate course of the School of Music (EMUS) of the Federal University of Bahia (UFBA). The experience referred, therefore, to the pedagogical conduct of the classes based on conceptual and methodological principles, such as the musical gesture (SCHUBERT, 2019), the circle (BOMBASSARO, 2010) and the protagonism (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN , A., 2012). These principles relate, roughly, to children's speech and musical expression, from a perspective of conversational learning and the development of their own worldview negotiated with peers and the adult world. We produce syntheses in favor of a musical pedagogy that adds, in addition to the principles of Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), also ideas and concepts present in the theory of the Bantu Wheel by Leitieres Leite . The issue of the percussive wheel, for example, was a fundamental element for the constitution of methodological ingredients for the development of classes that had indelible marks in children's protagonism, in percussive and rhythmic work and in musical gesture.Submitted by Luiz Leal (luiz_asabranca@yahoo.com.br) on 2022-07-05T18:53:43Z No. of bitstreams: 1 TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf: 1081084 bytes, checksum: 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-07-06T16:05:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf: 1081084 bytes, checksum: 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-06T16:05:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf: 1081084 bytes, checksum: 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a (MD5) Previous issue date: 2022-06-29OUTRASporUniversidade Federal da BahiaUFBABrasilEscola de MúsicaRodaProtagonismo8.03.03.00-5 MúsicaEducação musical infantilC(L)A(S)PO processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IVThe process of musical creation of the student in childhood: analysis of an experience in the scope of Supervised Internships III and IV.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLeite, Jaqueline Câmarahttp://lattes.cnpq.br/8795177185963615Kroger, Mara Menezeshttp://lattes.cnpq.br/0201945304099855Duarte, Kátiahttps://orcid.org/0000-0002-7347-1124http://lattes.cnpq.br/9381819514379374Leal, Luiz Antonio BatistaBOMBASSARO, Maria Claudia. A roda na escola infantil: Aprendendo a Roda apren- dendo a conversar. 2010. 98f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul. BROUGÈRE, Gilles. ULMANN, Anne-Lise (org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. CAVALIERI, Cecília. SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica. Em Pauta - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002. LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relato de experiência. Salvador: Lel Produção Artística, 2017. SCHUBERT, Alexandre. Estudo do gesto musical no Quarteto de cordas n.º 1 de Villa-Lobos. Revista brasileira de música‹, v. 32, n. 2, jul.–dez. 2019 · ppgm-ufrj Disponível: https://scholar.google.com.br/scholar?q=alexandre+schubert,+2019&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Acessado em: 01/06/2022. SHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente e paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdfTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdfapplication/pdf1081084https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/1/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf.txtTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain49212https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/3/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf.txtc76308b40bbbd36dd6288cf7367a5299MD53ri/356482023-04-27 13:06:52.844oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-27T16:06:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The process of musical creation of the student in childhood: analysis of an experience in the scope of Supervised Internships III and IV.
title O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
spellingShingle O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
Leal, Luiz Antonio Batista
8.03.03.00-5 Música
Educação musical infantil
C(L)A(S)P
Roda
Protagonismo
title_short O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
title_full O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
title_fullStr O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
title_full_unstemmed O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
title_sort O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
author Leal, Luiz Antonio Batista
author_facet Leal, Luiz Antonio Batista
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Jaqueline Câmara
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8795177185963615
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kroger, Mara Menezes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0201945304099855
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Duarte, Kátia
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7347-1124
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9381819514379374
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Luiz Antonio Batista
contributor_str_mv Leite, Jaqueline Câmara
Kroger, Mara Menezes
Duarte, Kátia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 8.03.03.00-5 Música
topic 8.03.03.00-5 Música
Educação musical infantil
C(L)A(S)P
Roda
Protagonismo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical infantil
C(L)A(S)P
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Roda
Protagonismo
description Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T16:05:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T16:05:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv BOMBASSARO, Maria Claudia. A roda na escola infantil: Aprendendo a Roda apren- dendo a conversar. 2010. 98f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul. BROUGÈRE, Gilles. ULMANN, Anne-Lise (org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. CAVALIERI, Cecília. SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica. Em Pauta - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002. LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relato de experiência. Salvador: Lel Produção Artística, 2017. SCHUBERT, Alexandre. Estudo do gesto musical no Quarteto de cordas n.º 1 de Villa-Lobos. Revista brasileira de música‹, v. 32, n. 2, jul.–dez. 2019 · ppgm-ufrj Disponível: https://scholar.google.com.br/scholar?q=alexandre+schubert,+2019&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Acessado em: 01/06/2022. SHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente e paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/1/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/3/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
c76308b40bbbd36dd6288cf7367a5299
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057833484255232