O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis. |
id |
UFBA-2_f50517b50568b7eb8d4866d14291e2e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35648 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-07-06T16:05:55Z2022-07-06T16:05:55Z2022-06-29https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis.This Course Conclusion Work aimed to critically reflect on our course of pedagogical experience in the context of Supervised Internships III and IV developed within the Licentiate course of the School of Music (EMUS) of the Federal University of Bahia (UFBA). The experience referred, therefore, to the pedagogical conduct of the classes based on conceptual and methodological principles, such as the musical gesture (SCHUBERT, 2019), the circle (BOMBASSARO, 2010) and the protagonism (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN , A., 2012). These principles relate, roughly, to children's speech and musical expression, from a perspective of conversational learning and the development of their own worldview negotiated with peers and the adult world. We produce syntheses in favor of a musical pedagogy that adds, in addition to the principles of Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), also ideas and concepts present in the theory of the Bantu Wheel by Leitieres Leite . The issue of the percussive wheel, for example, was a fundamental element for the constitution of methodological ingredients for the development of classes that had indelible marks in children's protagonism, in percussive and rhythmic work and in musical gesture.Submitted by Luiz Leal (luiz_asabranca@yahoo.com.br) on 2022-07-05T18:53:43Z No. of bitstreams: 1 TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf: 1081084 bytes, checksum: 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-07-06T16:05:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf: 1081084 bytes, checksum: 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-06T16:05:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf: 1081084 bytes, checksum: 0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a (MD5) Previous issue date: 2022-06-29OUTRASporUniversidade Federal da BahiaUFBABrasilEscola de MúsicaRodaProtagonismo8.03.03.00-5 MúsicaEducação musical infantilC(L)A(S)PO processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IVThe process of musical creation of the student in childhood: analysis of an experience in the scope of Supervised Internships III and IV.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLeite, Jaqueline Câmarahttp://lattes.cnpq.br/8795177185963615Kroger, Mara Menezeshttp://lattes.cnpq.br/0201945304099855Duarte, Kátiahttps://orcid.org/0000-0002-7347-1124http://lattes.cnpq.br/9381819514379374Leal, Luiz Antonio BatistaBOMBASSARO, Maria Claudia. A roda na escola infantil: Aprendendo a Roda apren- dendo a conversar. 2010. 98f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul. BROUGÈRE, Gilles. ULMANN, Anne-Lise (org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. CAVALIERI, Cecília. SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica. Em Pauta - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002. LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relato de experiência. Salvador: Lel Produção Artística, 2017. SCHUBERT, Alexandre. Estudo do gesto musical no Quarteto de cordas n.º 1 de Villa-Lobos. Revista brasileira de música‹, v. 32, n. 2, jul.–dez. 2019 · ppgm-ufrj Disponível: https://scholar.google.com.br/scholar?q=alexandre+schubert,+2019&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Acessado em: 01/06/2022. SHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente e paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdfTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdfapplication/pdf1081084https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/1/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf.txtTCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain49212https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/3/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf.txtc76308b40bbbd36dd6288cf7367a5299MD53ri/356482023-04-27 13:06:52.844oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-27T16:06:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The process of musical creation of the student in childhood: analysis of an experience in the scope of Supervised Internships III and IV. |
title |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
spellingShingle |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV Leal, Luiz Antonio Batista 8.03.03.00-5 Música Educação musical infantil C(L)A(S)P Roda Protagonismo |
title_short |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
title_full |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
title_fullStr |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
title_full_unstemmed |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
title_sort |
O processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IV |
author |
Leal, Luiz Antonio Batista |
author_facet |
Leal, Luiz Antonio Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leite, Jaqueline Câmara |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8795177185963615 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kroger, Mara Menezes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0201945304099855 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Duarte, Kátia |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7347-1124 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9381819514379374 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Luiz Antonio Batista |
contributor_str_mv |
Leite, Jaqueline Câmara Kroger, Mara Menezes Duarte, Kátia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
8.03.03.00-5 Música |
topic |
8.03.03.00-5 Música Educação musical infantil C(L)A(S)P Roda Protagonismo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical infantil C(L)A(S)P |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Roda Protagonismo |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-06T16:05:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-06T16:05:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
BOMBASSARO, Maria Claudia. A roda na escola infantil: Aprendendo a Roda apren- dendo a conversar. 2010. 98f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul. BROUGÈRE, Gilles. ULMANN, Anne-Lise (org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. CAVALIERI, Cecília. SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica. Em Pauta - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002. LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relato de experiência. Salvador: Lel Produção Artística, 2017. SCHUBERT, Alexandre. Estudo do gesto musical no Quarteto de cordas n.º 1 de Villa-Lobos. Revista brasileira de música‹, v. 32, n. 2, jul.–dez. 2019 · ppgm-ufrj Disponível: https://scholar.google.com.br/scholar?q=alexandre+schubert,+2019&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Acessado em: 01/06/2022. SHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente e paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/1/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35648/3/TCC.%20de%20LUIZ_LEAL%20FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f13d3e9ff7c29a21dc0a137b7c7d19a 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b c76308b40bbbd36dd6288cf7367a5299 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057833484255232 |