Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27286 |
Resumo: | A pesquisa analisou um processo criativo grupal que propõe a introdução de exercícios e teorias da Psicologia Bioenergética em uma proposta de treinamento de palhaço. Para a consecução desse objetivo realizamos o laboratório “II Encontro Oficina: Palhaço e Psicologia Bioenergética”. O pressuposto deste trabalho é que certos princípios da Psicologia Bioenergética podem servir para o desenvolvimento da criatividade na arte do palhaço. Trata-se de um estudo de caso, onde foram utilizadas técnicas como entrevistas, vídeos, fotografia e diário de campo. A análise teve como objetivo formular relações possíveis entre as duas áreas e examinar, junto à percepção dos participantes, essa possibilidade de exploração do palhaço. Considerou-se finalmente que, nas artes do espetáculo, o resultado cênico desse processo pode contribuir para evidenciar uma complementaridade e integração de ferramentas artísticas e terapêuticas que aprofundam e expandem a capacidade criativa dos exploradores dessa arte. |
id |
UFBA-2_f59ab9e18a85b6e364f1411766cc03d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27286 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Hermida, Santiago HarrisHermida, Santiago HarrisOliveira, Jacyan Castilho deOliveira, Jacyan Castilho deReis, Demian MoreiraSantos, Gláucio Machado2018-09-11T13:15:40Z2018-09-11T13:15:40Z2018-09-112012-03-07http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27286A pesquisa analisou um processo criativo grupal que propõe a introdução de exercícios e teorias da Psicologia Bioenergética em uma proposta de treinamento de palhaço. Para a consecução desse objetivo realizamos o laboratório “II Encontro Oficina: Palhaço e Psicologia Bioenergética”. O pressuposto deste trabalho é que certos princípios da Psicologia Bioenergética podem servir para o desenvolvimento da criatividade na arte do palhaço. Trata-se de um estudo de caso, onde foram utilizadas técnicas como entrevistas, vídeos, fotografia e diário de campo. A análise teve como objetivo formular relações possíveis entre as duas áreas e examinar, junto à percepção dos participantes, essa possibilidade de exploração do palhaço. Considerou-se finalmente que, nas artes do espetáculo, o resultado cênico desse processo pode contribuir para evidenciar uma complementaridade e integração de ferramentas artísticas e terapêuticas que aprofundam e expandem a capacidade criativa dos exploradores dessa arte.The research examines a group creative process which proposes the introduction of exercises and theories of Bioenergetics Psychology in a clown training proposal. To achieve this objective we performed the laboratory: "II Meeting Workshop: Clown and Bioenergetics Psychology". The assumption of this work is that certain principles of Bioenergetic Psychology can serve for the development of creativity in the art of clowning. This is a case study, which used techniques such as interviews, videos, photography and field journal. The analysis aims to make possible relations between the two areas and examine, with the participants' perceptions, that possibility of clown exploration. In performing arts, scenic results of this process can contribute to highlight a complementarity and integration of artistic and therapeutic tools that deepen and expand the creative capacity of the explorers of this art.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-31T15:49:51Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇAO final.pdf: 3565325 bytes, checksum: 262d5bb91a5b3159f0ee2507169dbf33 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:15:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇAO final.pdf: 3565325 bytes, checksum: 262d5bb91a5b3159f0ee2507169dbf33 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:15:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇAO final.pdf: 3565325 bytes, checksum: 262d5bb91a5b3159f0ee2507169dbf33 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesArtes CênicasPalhaçoPsicologiaBioenergéticaPalhaçariaClownClowningBioenergetics PsychologyPerforming ArtsPalhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇAO final.pdfDISSERTAÇAO final.pdfapplication/pdf3565325https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27286/1/DISSERTA%c3%87AO%20final.pdf262d5bb91a5b3159f0ee2507169dbf33MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27286/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇAO final.pdf.txtDISSERTAÇAO final.pdf.txtExtracted texttext/plain367693https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27286/3/DISSERTA%c3%87AO%20final.pdf.txt9a50708b71a64f547d44b950c58d7b35MD53ri/272862022-07-05 14:04:05.214oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
title |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
spellingShingle |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas Hermida, Santiago Harris Lingüística, Letras e Artes Artes Cênicas Palhaço Psicologia Bioenergética Palhaçaria Clown Clowning Bioenergetics Psychology Performing Arts |
title_short |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
title_full |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
title_fullStr |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
title_full_unstemmed |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
title_sort |
Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas |
author |
Hermida, Santiago Harris |
author_facet |
Hermida, Santiago Harris |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermida, Santiago Harris Hermida, Santiago Harris |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Jacyan Castilho de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Jacyan Castilho de Reis, Demian Moreira Santos, Gláucio Machado |
contributor_str_mv |
Oliveira, Jacyan Castilho de Oliveira, Jacyan Castilho de Reis, Demian Moreira Santos, Gláucio Machado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Artes Cênicas Palhaço Psicologia Bioenergética Palhaçaria Clown Clowning Bioenergetics Psychology Performing Arts |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Cênicas Palhaço Psicologia Bioenergética Palhaçaria Clown Clowning Bioenergetics Psychology Performing Arts |
description |
A pesquisa analisou um processo criativo grupal que propõe a introdução de exercícios e teorias da Psicologia Bioenergética em uma proposta de treinamento de palhaço. Para a consecução desse objetivo realizamos o laboratório “II Encontro Oficina: Palhaço e Psicologia Bioenergética”. O pressuposto deste trabalho é que certos princípios da Psicologia Bioenergética podem servir para o desenvolvimento da criatividade na arte do palhaço. Trata-se de um estudo de caso, onde foram utilizadas técnicas como entrevistas, vídeos, fotografia e diário de campo. A análise teve como objetivo formular relações possíveis entre as duas áreas e examinar, junto à percepção dos participantes, essa possibilidade de exploração do palhaço. Considerou-se finalmente que, nas artes do espetáculo, o resultado cênico desse processo pode contribuir para evidenciar uma complementaridade e integração de ferramentas artísticas e terapêuticas que aprofundam e expandem a capacidade criativa dos exploradores dessa arte. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-03-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T13:15:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-11T13:15:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27286 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27286/1/DISSERTA%c3%87AO%20final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27286/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27286/3/DISSERTA%c3%87AO%20final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
262d5bb91a5b3159f0ee2507169dbf33 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 9a50708b71a64f547d44b950c58d7b35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793970229372518400 |