A história da escolarização do deficiente visual no Estado da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres, Jácia Maria Silva dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33000
Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer a história da escolarização da pessoa com deficiência visual, residente no interior do Estado da Bahia, e conhecer o trabalho que o Instituto de Cegos da Bahia desenvolveu ao longo de muitos anos, tomando como referência o ano de extinção do internato e as novas propostas para escolarização dos deficientes visuais vindos do interior do Estado da Bahia. O Estudo traz conceitos fundamentais para compreender a classificação da deficiência visual, a cegueira e a baixa visão. Durante a pesquisa de campo foram analisados o atendimento atual oferecido a pessoa com deficiência visual do interior do Estado da Bahia, a prática pedagógica voltada para o aluno com deficiência visual. Foi realizado uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso, foi elaborado um roteiro com questões semipadronizadas e abertas e utilizado um gravador para registrar a entrevista. Além da entrevista foi realizada pesquisa no Arquivo Público de documentos históricos da época da criação do ICB. A entrevista foi realizada com a Assistente Social do ICB, que trabalha a mais de 20 anos na instituição. Com a pesquisa foi possível identificar a inexistência do atendimento precoce oferecido à pessoa com DV no interior do Estado e a necessidade dos governos Federal e Estadual acompanhar a eficácia na aplicação dos recursos destinados a Educação Especial no interior do Estado, bem como, criar mecanismos que possibilitem a participação efetiva da família no processo educativo de escolarização da pessoa com DV, visto que, a educação inclusiva tem avançado no interior do estado, mais sem o suporte social fundamental.
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Durante a pesquisa de campo foram analisados o atendimento atual oferecido a pessoa com deficiência visual do interior do Estado da Bahia, a prática pedagógica voltada para o aluno com deficiência visual. Foi realizado uma pesquisa qualitativa tipo estudo de caso, foi elaborado um roteiro com questões semipadronizadas e abertas e utilizado um gravador para registrar a entrevista. Além da entrevista foi realizada pesquisa no Arquivo Público de documentos históricos da época da criação do ICB. A entrevista foi realizada com a Assistente Social do ICB, que trabalha a mais de 20 anos na instituição. Com a pesquisa foi possível identificar a inexistência do atendimento precoce oferecido à pessoa com DV no interior do Estado e a necessidade dos governos Federal e Estadual acompanhar a eficácia na aplicação dos recursos destinados a Educação Especial no interior do Estado, bem como, criar mecanismos que possibilitem a participação efetiva da família no processo educativo de escolarização da pessoa com DV, visto que, a educação inclusiva tem avançado no interior do estado, mais sem o suporte social fundamental.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-03-01T14:36:51Z No. of bitstreams: 1 JÁCIA MARIA SILVA DOS PRAZERES.pdf: 194252 bytes, checksum: 230a9460c7d803f54207df639f723b71 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-03-09T18:57:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JÁCIA MARIA SILVA DOS PRAZERES.pdf: 194252 bytes, checksum: 230a9460c7d803f54207df639f723b71 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-09T18:57:48Z (GMT). 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