Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis,Ricardo Andrade
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ruggieri,Ana Claudia, Oliveira,Andre Alves, Azenha,Mariana Vieira, Casagrande,Daniel Rume
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300005
Resumo: O manejo do pastejo e a suplementação estratégica permitem maximizar a produção de carne bovina em pastagens de forma sustentável. A intensidade de pastejo influencia diretamente o crescimento individual, taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos, a determinar o acúmulo de forragem e a estrutura do dossel. Dessa forma, nas águas, é função do manejo do pastejo adequar a frequência e intensidade de desfolhação para que o animal possa colher forragem com idade fisiológica e valor nutritivo adequados. A idade e tamanho dos perfilhos determinam a proporção de tecidos de suporte lignificados que reduzem a digestibilidade da forragem. No período seco, o manejo do pasto e a estratégia de diferimento, ao final do período das águas, são determinantes na obtenção de forragem de melhor valor nutritivo. Assim, o manejo das pastagens visa, primeiramente, à produção de forragens com altos teores de fibra potencialmente digestíveis. A partir de então, a caracterização da quantidade e qualidade da forragem são primordiais à adequação dos nutrientes fornecidos, via suplementos, para otimizar a utilização dos recursos forrageiros basais. A suplementação da dieta dos animais em pastejo, com concentrado, permite aumentar o desempenho dos animais, o que reduz a idade de abate e melhora a qualidade da carcaça e da carne obtida, além dos benefícios na preparação dos animais terminados em confinamento. Portanto, o manejo do pastejo e a suplementação da dieta dos animais permitem aumento de produtividade e maior qualidade dos produtos.
id UFBA-3_2080480e6d93b598161dcc65dfb44dc2
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-99402012000300005
network_acronym_str UFBA-3
network_name_str Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
repository_id_str
spelling Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicaisdiferimentomanejo do pastejosuplementosvalor nutritivoO manejo do pastejo e a suplementação estratégica permitem maximizar a produção de carne bovina em pastagens de forma sustentável. A intensidade de pastejo influencia diretamente o crescimento individual, taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos, a determinar o acúmulo de forragem e a estrutura do dossel. Dessa forma, nas águas, é função do manejo do pastejo adequar a frequência e intensidade de desfolhação para que o animal possa colher forragem com idade fisiológica e valor nutritivo adequados. A idade e tamanho dos perfilhos determinam a proporção de tecidos de suporte lignificados que reduzem a digestibilidade da forragem. No período seco, o manejo do pasto e a estratégia de diferimento, ao final do período das águas, são determinantes na obtenção de forragem de melhor valor nutritivo. Assim, o manejo das pastagens visa, primeiramente, à produção de forragens com altos teores de fibra potencialmente digestíveis. A partir de então, a caracterização da quantidade e qualidade da forragem são primordiais à adequação dos nutrientes fornecidos, via suplementos, para otimizar a utilização dos recursos forrageiros basais. A suplementação da dieta dos animais em pastejo, com concentrado, permite aumentar o desempenho dos animais, o que reduz a idade de abate e melhora a qualidade da carcaça e da carne obtida, além dos benefícios na preparação dos animais terminados em confinamento. Portanto, o manejo do pastejo e a suplementação da dieta dos animais permitem aumento de produtividade e maior qualidade dos produtos.UFBA - Universidade Federal da Bahia2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300005Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal v.13 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Saúde e Produção Animalinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBA10.1590/S1519-99402012000300005info:eu-repo/semantics/openAccessReis,Ricardo AndradeRuggieri,Ana ClaudiaOliveira,Andre AlvesAzenha,Mariana VieiraCasagrande,Daniel Rumepor2013-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S1519-99402012000300005Revistahttp://www.rbspa.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbspa@ufba.br1519-99401519-9940opendoar:2013-03-28T00:00Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
title Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
spellingShingle Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
Reis,Ricardo Andrade
diferimento
manejo do pastejo
suplementos
valor nutritivo
title_short Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
title_full Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
title_fullStr Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
title_full_unstemmed Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
title_sort Suplementação como estratégia de produção de carne de qualidade em pastagens tropicais
author Reis,Ricardo Andrade
author_facet Reis,Ricardo Andrade
Ruggieri,Ana Claudia
Oliveira,Andre Alves
Azenha,Mariana Vieira
Casagrande,Daniel Rume
author_role author
author2 Ruggieri,Ana Claudia
Oliveira,Andre Alves
Azenha,Mariana Vieira
Casagrande,Daniel Rume
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis,Ricardo Andrade
Ruggieri,Ana Claudia
Oliveira,Andre Alves
Azenha,Mariana Vieira
Casagrande,Daniel Rume
dc.subject.por.fl_str_mv diferimento
manejo do pastejo
suplementos
valor nutritivo
topic diferimento
manejo do pastejo
suplementos
valor nutritivo
description O manejo do pastejo e a suplementação estratégica permitem maximizar a produção de carne bovina em pastagens de forma sustentável. A intensidade de pastejo influencia diretamente o crescimento individual, taxas de aparecimento e mortalidade de perfilhos, a determinar o acúmulo de forragem e a estrutura do dossel. Dessa forma, nas águas, é função do manejo do pastejo adequar a frequência e intensidade de desfolhação para que o animal possa colher forragem com idade fisiológica e valor nutritivo adequados. A idade e tamanho dos perfilhos determinam a proporção de tecidos de suporte lignificados que reduzem a digestibilidade da forragem. No período seco, o manejo do pasto e a estratégia de diferimento, ao final do período das águas, são determinantes na obtenção de forragem de melhor valor nutritivo. Assim, o manejo das pastagens visa, primeiramente, à produção de forragens com altos teores de fibra potencialmente digestíveis. A partir de então, a caracterização da quantidade e qualidade da forragem são primordiais à adequação dos nutrientes fornecidos, via suplementos, para otimizar a utilização dos recursos forrageiros basais. A suplementação da dieta dos animais em pastejo, com concentrado, permite aumentar o desempenho dos animais, o que reduz a idade de abate e melhora a qualidade da carcaça e da carne obtida, além dos benefícios na preparação dos animais terminados em confinamento. Portanto, o manejo do pastejo e a suplementação da dieta dos animais permitem aumento de produtividade e maior qualidade dos produtos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-99402012000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA - Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv UFBA - Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal v.13 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
collection Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||rbspa@ufba.br
_version_ 1750297506143535104