Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Adriana de Faria e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valadão Júnior,Valdir Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300002
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as competências gerenciais contempladas em ementas de disciplinas dos cursos superiores de Administração que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento de competências relevantes ao gestor que pretende assumir designações internacionais. Selecionou-se uma amostra de 24 instituições de ensino superior (IES) a partir dos seguintes critérios: (1) resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); e (2) cursos participantes do Projeto de Pesquisa Pró-Administração, ligados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para analisar as ementas dos cursos de Administração dessas IES, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo clássica. A interpretação dos dados foi orientada por parâmetros que tiveram como base os resultados de levantamento junto a brasileiros que trabalham no exterior (SOUSA et al., 2010) e os estudos de Echeveste e outros, (1999) e McCall e Hollenbeck (2003). Foram avaliadas 1.324 ementas, tendo sido identificadas aderências às competências propostas em 622 (46,97% do corpus). Com maior frequência, foram encontradas: visão estratégica, capacidade de decisão, capacidade de correlação de fatos com importância para a empresa e capacidade para tratar com culturas diversas.
id UFBA-4_3f09e7da7dfa7ee32ef8a8b76e725770
oai_identifier_str oai:scielo:S1984-92302013000300002
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de AdministraçãoCompetênciasCompetências GerenciaisGestor globalEmentasCursos de AdministraçãoO objetivo deste estudo foi identificar e analisar as competências gerenciais contempladas em ementas de disciplinas dos cursos superiores de Administração que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento de competências relevantes ao gestor que pretende assumir designações internacionais. Selecionou-se uma amostra de 24 instituições de ensino superior (IES) a partir dos seguintes critérios: (1) resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); e (2) cursos participantes do Projeto de Pesquisa Pró-Administração, ligados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para analisar as ementas dos cursos de Administração dessas IES, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo clássica. A interpretação dos dados foi orientada por parâmetros que tiveram como base os resultados de levantamento junto a brasileiros que trabalham no exterior (SOUSA et al., 2010) e os estudos de Echeveste e outros, (1999) e McCall e Hollenbeck (2003). Foram avaliadas 1.324 ementas, tendo sido identificadas aderências às competências propostas em 622 (46,97% do corpus). Com maior frequência, foram encontradas: visão estratégica, capacidade de decisão, capacidade de correlação de fatos com importância para a empresa e capacidade para tratar com culturas diversas.Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300002Organizações & Sociedade v.20 n.66 2013reponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBA10.1590/S1984-92302013000300002info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Adriana de Faria eValadão Júnior,Valdir Machadopor2013-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1984-92302013000300002Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2013-11-05T00:00Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
title Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
spellingShingle Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
Sousa,Adriana de Faria e
Competências
Competências Gerenciais
Gestor global
Ementas
Cursos de Administração
title_short Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
title_full Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
title_fullStr Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
title_full_unstemmed Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
title_sort Competências gerenciais no contexto internacional: possíveis contribuições de cursos superiores brasileiros de Administração
author Sousa,Adriana de Faria e
author_facet Sousa,Adriana de Faria e
Valadão Júnior,Valdir Machado
author_role author
author2 Valadão Júnior,Valdir Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Adriana de Faria e
Valadão Júnior,Valdir Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Competências Gerenciais
Gestor global
Ementas
Cursos de Administração
topic Competências
Competências Gerenciais
Gestor global
Ementas
Cursos de Administração
description O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as competências gerenciais contempladas em ementas de disciplinas dos cursos superiores de Administração que, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento de competências relevantes ao gestor que pretende assumir designações internacionais. Selecionou-se uma amostra de 24 instituições de ensino superior (IES) a partir dos seguintes critérios: (1) resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e avaliação realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); e (2) cursos participantes do Projeto de Pesquisa Pró-Administração, ligados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para analisar as ementas dos cursos de Administração dessas IES, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo clássica. A interpretação dos dados foi orientada por parâmetros que tiveram como base os resultados de levantamento junto a brasileiros que trabalham no exterior (SOUSA et al., 2010) e os estudos de Echeveste e outros, (1999) e McCall e Hollenbeck (2003). Foram avaliadas 1.324 ementas, tendo sido identificadas aderências às competências propostas em 622 (46,97% do corpus). Com maior frequência, foram encontradas: visão estratégica, capacidade de decisão, capacidade de correlação de fatos com importância para a empresa e capacidade para tratar com culturas diversas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302013000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1984-92302013000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade v.20 n.66 2013
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1750297571163635712