No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Periódicus
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877
Resumo: Este texto busca problematizar as falas de educadoras que atuam na Educação Infantil concebendo-as como enunciados. Esse é um conceito cunhado por Michel Foucault que gera perguntas tais como: o que pode ser dito? Quem está autorizado/a a dizer? Penetro então num labirinto de enunciados que são geradores de tantas perguntas: por que gênero e sexualidade são questões? Quais os governos exercidos por múltiplas forças, por autoridades que se consideram capazes de vigiar, julgar, marcar a sexualidade e o gênero? Por que ainda hoje as expressões da sexualidade das crianças causam tanta agitação? Qual o contexto em que as crianças, em algumas instituições de Educação Infantil, expressam sua sexualidade? Qual a concepção de sexualidade e como essa temática integra ou não os currículos de formação de educadores e educadoras? Que discursos legais, científicos, médicos, morais, religiosos, educacionais, jurídicos engalfinham-se na Educação Infantil? Todas essas perguntas constituem um emaranhado de caminhos – um labirinto – e desafiam nossa capacidade para pensar as multiplicidades e as interconexões desses discursos que podem ser produzidas no cotidiano da Educação Infantil.
id UFBA-8_ebc6dafaeb7ef0fb01ffa09d5420c598
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12877
network_acronym_str UFBA-8
network_name_str Revista Periódicus
repository_id_str
spelling No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidadeEste texto busca problematizar as falas de educadoras que atuam na Educação Infantil concebendo-as como enunciados. Esse é um conceito cunhado por Michel Foucault que gera perguntas tais como: o que pode ser dito? Quem está autorizado/a a dizer? Penetro então num labirinto de enunciados que são geradores de tantas perguntas: por que gênero e sexualidade são questões? Quais os governos exercidos por múltiplas forças, por autoridades que se consideram capazes de vigiar, julgar, marcar a sexualidade e o gênero? Por que ainda hoje as expressões da sexualidade das crianças causam tanta agitação? Qual o contexto em que as crianças, em algumas instituições de Educação Infantil, expressam sua sexualidade? Qual a concepção de sexualidade e como essa temática integra ou não os currículos de formação de educadores e educadoras? Que discursos legais, científicos, médicos, morais, religiosos, educacionais, jurídicos engalfinham-se na Educação Infantil? Todas essas perguntas constituem um emaranhado de caminhos – um labirinto – e desafiam nossa capacidade para pensar as multiplicidades e as interconexões desses discursos que podem ser produzidas no cotidiano da Educação Infantil.Universidade Federal da Bahia2015-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/1287710.9771/peri.v1i2.12877Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-692358-0844reponame:Revista Periódicusinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9183https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9184http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Cláudia Maria2021-10-18T19:50:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12877Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicusPUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/oai||revistaperiodicus@ufba.br2358-08442358-0844opendoar:2021-10-18T19:50:37Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
title No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
spellingShingle No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
Ribeiro, Cláudia Maria
title_short No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
title_full No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
title_fullStr No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
title_full_unstemmed No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
title_sort No labirinto da educação infantil: as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
author Ribeiro, Cláudia Maria
author_facet Ribeiro, Cláudia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria
description Este texto busca problematizar as falas de educadoras que atuam na Educação Infantil concebendo-as como enunciados. Esse é um conceito cunhado por Michel Foucault que gera perguntas tais como: o que pode ser dito? Quem está autorizado/a a dizer? Penetro então num labirinto de enunciados que são geradores de tantas perguntas: por que gênero e sexualidade são questões? Quais os governos exercidos por múltiplas forças, por autoridades que se consideram capazes de vigiar, julgar, marcar a sexualidade e o gênero? Por que ainda hoje as expressões da sexualidade das crianças causam tanta agitação? Qual o contexto em que as crianças, em algumas instituições de Educação Infantil, expressam sua sexualidade? Qual a concepção de sexualidade e como essa temática integra ou não os currículos de formação de educadores e educadoras? Que discursos legais, científicos, médicos, morais, religiosos, educacionais, jurídicos engalfinham-se na Educação Infantil? Todas essas perguntas constituem um emaranhado de caminhos – um labirinto – e desafiam nossa capacidade para pensar as multiplicidades e as interconexões desses discursos que podem ser produzidas no cotidiano da Educação Infantil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877
10.9771/peri.v1i2.12877
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877
identifier_str_mv 10.9771/peri.v1i2.12877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9183
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/12877/9184
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Periódicus; Vol. 1 No. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69
Revista Periódicus; Vol. 1 Núm. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69
Revista Periódicus; v. 1 n. 2 (2014): (DES)APRENDA!; 56-69
2358-0844
reponame:Revista Periódicus
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Periódicus
collection Revista Periódicus
repository.name.fl_str_mv Revista Periódicus - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaperiodicus@ufba.br
_version_ 1799318320471605248