O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742
Resumo: Orientador: Professor Doutor Sérgio Amadeu da Silveira
id UFBC_432410d6578438da61b943be7cdbec60
oai_identifier_str oai:BDTD:120742
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no BrasilINTELIGÊNCIA ARTIFICIALAPRENDIZADO COMPUTACIONALMARKETINGCAMPANHAS POLÍTICASMONITORAMENTOARTIFICIAL INTELLIGENCEMACHINE LEARNINGPOLITICAL CAMPAIGNSMONITORINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABCOrientador: Professor Doutor Sérgio Amadeu da SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, São Bernardo do Campo, 2019.Esta dissertação discute o uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil. Começa com a história da Inteligência Artificial (IA) na qual são descritos os principais atores, marcos da IA, subcampos, definição de aprendizado de máquina, tipos de aprendizado, algoritmos, tecnologias e aplicações. Em seguida, contempla um referencial teórico descrevendo a passagem das sociedades disciplinares para as sociedades de controle, assim como a relação entre as sociedades de controle, marketing e tecnologias da informação e comunicação. Debate as diferenças entre dispositivos de manipulação e dispositivos de modulação e apresenta exemplos de como o aprendizado de máquina e as pegadas digitais dos usuários podem ser utilizados como dispositivo de modulação do comportamento humano. Na sequência, traz um referencial teórico sobre marketing político, marketing eleitoral e marketing one to one (individualizado). Examina o papel da informação e da pesquisa em campanhas políticas e o uso da Internet e redes sociais como fontes de pesquisa. Apresenta a definição de campanha eleitoral e a utilização das mídias de massas, Web 2.0, segmentação e microssegmentação nessas campanhas. Aborda o uso de aprendizado de máquina nas campanhas políticas dos candidatos à presidência dos EUA Barack Obama, em 2012, e Donald Trump em 2016. Antes do resultado da pesquisa empírica e apresentação dos atores envolvidos, é feita uma síntese das últimas campanhas eleitorais no Brasil. Por fim, com base nos resultados da pesquisa, considera-se que o aprendizado de máquina está sendo utilizado em campanhas políticas no Brasil para monitoramento dos eleitores, análise de sentimento para gestão de reputação do candidato e segmentação de grande volume de dados para direcionamento de discurso personalizado.This dissertation discusses the use of machine learning in political campaigns in Brazil. It begins with the history of Artificial Intelligence (IA) where the main actors, IA milestones, subfields, definition of machine learning, types of learning, algorithms, technologies and applications are described. It then contemplates a theoretical reference describing the transition from disciplinary societies to control societies, as well as the relationship between control societies, marketing and information and communication technologies. It discusses the differences between manipulation devices and modulation devices. It also presents examples of how machine learning and user's digital footprints can be used as modulation device of human behavior. It also brings theoretical reference on political marketing, electoral marketing and marketing one to one (individualized). It discusses information and research's roles in political campaigns and the use of the Internet and social networks as sources of research. It presents the definition of electoral campaign, the use of mass media, Web 2.0, segmentation and microssegmentation in them. It addresses the use of machine learning in the US presidential races of Barack Obama in 2012 and Donald Trump in 2016. Before the result of the empirical research and presentation of the involved actors are presented, there is a synthesis about the last electoral campaigns in Brazil. Finally, based on the research's results, it is considered that machine learning is being used in the political campaigns in Brazil for voter's monitoring, sentiment analysis for candidate's reputation management and high-volume segmentation of data for discourse targeting custom.Silveira, Sérgio Amadeu daPereira, Lucas de AlmeidaGetschko, DemiSantos, Carla Oliveira2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206 f.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742&midiaext=78005http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742&midiaext=78006Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120742porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T19:10:46Zoai:BDTD:120742Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-21T19:10:46Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
title O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
spellingShingle O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
Santos, Carla Oliveira
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
APRENDIZADO COMPUTACIONAL
MARKETING
CAMPANHAS POLÍTICAS
MONITORAMENTO
ARTIFICIAL INTELLIGENCE
MACHINE LEARNING
POLITICAL CAMPAIGNS
MONITORING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
title_short O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
title_full O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
title_fullStr O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
title_full_unstemmed O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
title_sort O uso do aprendizado de máquina nas campanhas políticas no Brasil
author Santos, Carla Oliveira
author_facet Santos, Carla Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Sérgio Amadeu da
Pereira, Lucas de Almeida
Getschko, Demi
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
APRENDIZADO COMPUTACIONAL
MARKETING
CAMPANHAS POLÍTICAS
MONITORAMENTO
ARTIFICIAL INTELLIGENCE
MACHINE LEARNING
POLITICAL CAMPAIGNS
MONITORING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
topic INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
APRENDIZADO COMPUTACIONAL
MARKETING
CAMPANHAS POLÍTICAS
MONITORAMENTO
ARTIFICIAL INTELLIGENCE
MACHINE LEARNING
POLITICAL CAMPAIGNS
MONITORING
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - UFABC
description Orientador: Professor Doutor Sérgio Amadeu da Silveira
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742&midiaext=78005
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=120742&midiaext=78006
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=120742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
206 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994532698718208