A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez, Ana Jimena Lemes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Virgínia Cardia Cardoso
id UFBC_4be7fdd336310220d1662b0a3e4caf62
oai_identifier_str oai:BDTD:76712
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professoresEDUCAÇÃO MATEMÁTICAHISTÓRIA DA MATEMÁTICAHERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADEMATHEMATICS EDUCATIONHISTORY OF MATHEMATICSDEEP HERMENEUTICSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Virgínia Cardia CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.No nível nacional e internacional, a discussão sobre a inclusão da História da Matemática no ensino continua sendo relevante, e isso pode ver-se na participação ativa de investigadores em diversos congressos, encontros, simpósios e grupos de pesquisa vinculados com o tema. Nossa investigação pretende aprofundar em como a História da Matemática pode ser compreendida como um recurso pedagógico para ensinar e aprender Matemática. Nosso interesse é analisar como esse assunto é abordado e quais concepções são manifestadas por alguns professores de cursos de Licenciatura em Matemática, assim também a discussão sobre como a disciplina História da Matemática pode ser compreendida em um curso de formação de professores de Matemática. Baseando-nos em The ICMI Study (2000), Miguel e Miorim (2010) empreenderemos uma pesquisa qualitativa a respeito das concepções sobre a História da Matemática que são explicitadas por professores de cursos de Licenciatura, tentando verificar como esse assunto é abordado e quais concepções se manifestam em cursos de Licenciatura em Matemática sobre a História da Matemática como um recurso pedagógico. Para o objetivo da nossa pesquisa, foram entrevistados quatro professores da Universidade de São Paulo ¿ USP, e três da Universidade do Grande ABC ¿ UniABC que lecionam disciplinas na Licenciatura em Matemática ou da Matemática (bacharelado, mestrado ou doutorado), que tiveram ou têm relação com História. Nosso referencial metodológico é a Hermenêutica de Profundidade, metodologia proposta por Thompson (1995), a partir da que temos considerado o referencial teórico constituído e os Anais do ENEM, SNHM e ENAPHEM, como a nossa dimensão sócio histórica. Para a constituição da dimensão da análise formal utilizamos a análise argumentativa das entrevistas, e o cruzamento com o referencial teórico. A dimensão das interpretações/re-interpretações foi constituída pelas conclusões emergidas do diálogo entre as dimensões.Nationally and internationally, the discussion over the inclusion of the History of Mathematics in Education continues being relevant, and that can be seen in the active participation of researchers in diverse seminars, meetings, symposiums and research groups connected to this topic. Our research pretends to go deep on how the History of Mathematics can be understood as a pedagogical resource to teach and learn Mathematics. Firstly, it is our interest to analyze how this matter can be dealt with and which conceptions are manifested by some professors from different Mathematics Teaching degree programs. Secondly, it is also important to discuss how the History of Mathematics can be comprehended inside a Mathematics teacher training program. Basing on The ICMI Study (2000), and Miguel and Miorim (2010), we will begin a qualitative research on the conceptions about the History of Mathematics that are presented by professors of the Teaching degree programs, trying to verify how this matter is dealt with and which conceptions are manifested in the Degree of Mathematics Teaching¿ programs about the History of Mathematics as a pedagogical resource. To do so, four different professors from Universidade de Sao Paulo - USP, and three from Universidade do Grande ABC ¿ UniABC have been interviewed. These professors are teaching at the moment subjects in the Mathematics Teaching degree program or in the Mathematics (bachelor, master and phD) program and they are or were connected with History of Mathematics. The methodological reference used is the Deep Hermeneutic, methodology proposed by Thompson (1995), and basing on the social historical dimension, the constituted theoretical reference and the annals of three representative events from the area: ENEM, SNHM and ENAPHEM. For the constitution of the formal analysis we will lead an argumentative analysis of the interviews, and a matching with the theoretical reference. The re-interpretation/interpretation dimension was constituted by the conclusions emerged from the dialogue between these dimensions.Cardoso, Virgínia CardiaForato, Thaís Cyrino de MelloMiorim, Maria ÂngelaZanotello, MarceloSilva, Maria Celia Leme daPérez, Ana Jimena Lemes2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf171 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712&midiaext=69897http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712&midiaext=69898Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76712porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T16:56:11Zoai:BDTD:76712Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-03-21T16:56:11Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
title A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
spellingShingle A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
Pérez, Ana Jimena Lemes
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
MATHEMATICS EDUCATION
HISTORY OF MATHEMATICS
DEEP HERMENEUTICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
title_full A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
title_fullStr A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
title_full_unstemmed A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
title_sort A história da matemática como recurso pedagógico : uma análise hermenêutica sobre as concepções de alguns professores
author Pérez, Ana Jimena Lemes
author_facet Pérez, Ana Jimena Lemes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Virgínia Cardia
Forato, Thaís Cyrino de Mello
Miorim, Maria Ângela
Zanotello, Marcelo
Silva, Maria Celia Leme da
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez, Ana Jimena Lemes
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
MATHEMATICS EDUCATION
HISTORY OF MATHEMATICS
DEEP HERMENEUTICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
MATHEMATICS EDUCATION
HISTORY OF MATHEMATICS
DEEP HERMENEUTICS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Virgínia Cardia Cardoso
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712&midiaext=69897
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76712&midiaext=69898
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
171 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793994523887534080