Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124760 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Denise Hideko Goya |
id |
UFBC_5393072f02bb3c9250de263537be8ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:124760 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitaisJOGOS EDUCACIONAIS DIGITAISJOGOS SÉRIOSACESSIBILIDADEDIRETRIZES DE ACESSIBILIDADEDESENHO UNIVERSALDEFICIÊNCIA VISUALDEFICIÊNCIA INTELECTUALDEFICIÊNCIA AUDITIVATRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTADIGITAL EDUCATIONAL GAMESSERIOUS GAMESACCESSIBILITYACCESSIBILITY GUIDELINESUNIVERSAL DESIGNVISUAL DISABILITYINTELLECTUAL DISABILITYHEARING DISABILITYMOTOR DISABILITYAUTISMPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Denise Hideko GoyaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2022.Jogos educacionais digitais são aqueles que podem atuar como um recurso didático na construção do conhecimento, pois aliam elementos como engajamento e motivação com a diversão para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A produção de jogos educacionais é complexa e envolve uma equipe multidisciplinar, com profissionais de programação, análise, arte, educação e gestão, apenas para citar alguns exemplos. Dado que a educação é um direito universal, recursos com fins educacionais precisam atender a todos, isto é, devem ser projetados para incluir pessoas com deficiência, sem distinção. Uma forma de atingir esse propósito é agregar ao projeto de produção de jogos o conceito de Desenho Universal, que busca que todos aprendam com o mesmo recurso, removendo barreiras impeditivas. Diretrizes de acessibilidade estabelecem normas e recomendações com o intuito de auxiliar projetistas e desenvolvedores na concepção ou avaliação de acessibilidade. Entretanto, diretrizes para jogos acessíveis não têm sido suficientes para guiar a produção de jogos universalmente inclusivos. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo construir, descrever e avaliar um conjunto de critérios de acessibilidade, nomeado ACUDaGames (Accessibility Criteria and Universal Design for Educational Games), que possa ser empregado no processo de produção de jogos educacionais acessíveis às pessoas com e sem deficiência seguindo a abordagem do Desenho Universal. Para isso, foi conduzido um mapeamento sistemático da literatura sobre as recomendações de acessibilidade propostas em trabalhos que apresentam requisitos ou critérios de acessibilidade para que um jogo educacional seja acessível a pessoas com deficiências em específico ou que adotem princípios do Desenho Universal. Na sequência, uma revisão narrativa foi conduzida para complementar o conjunto inicial de critérios, além de uma complementação com três diretrizes de acessibilidade para jogos existentes (GAG, Includification e EduGameAccess). O ACUDaGames é resultado das revisões sistemática e narrativa e categorizado segundo o framework conceitual para design de jogos Mechanics, Dynamics e Aesthetics (MDA). O ACUDaGames foi avaliado, quanto à sua qualidade, por 13 especialistas no domínio de design de jogos, interação humanocomputador, informática na educação e acessibilidade, por meio de um questionário online. O resultado da análise das opiniões dos especialistas aponta indícios de que o ACUDaGames possui boa qualidade e que as respostas ao questionário possuem boa consistência interna, conforme coeficiente alfa de Cronbach. Entretanto, no futuro, o conjunto precisará passar por uma avaliação prática no processo de produção de um jogo educacional acessível, para averiguar sua eficácia e identificar pontos de aprimoramento. De forma geral, os resultados deste trabalho evidenciam que o ACUDaGames tem potencial de uso para a criação e produção de jogos educacionais acessíveis, sob a perspectiva do Desenho Universal.Digital educational games are those that can be treated as a teaching resource on building knowledge because they can combine elements such as engagement and motivation with fun in favour of the teachinglearning process. Educational game production is a complex task and involves a multidisciplinary team, such as programming, design, pedagogical and management. Given that education is a universal right, those games need to attend everyone. They need to be projected to include people with disabilities, without distinction. One way to pursue that purpose is to aggregate to the production process the concept of Universal Design, which aims that everyone can learn with the same resource, removing the impeditive barriers. Game accessibility guidelines set standards and recommendations which intend to help managers and developers on the accessibility conception or evaluation. However, those guidelines have not been enough to guide universally inclusive games production. In this context, this work aims to build, describe and validate an accessibility set of criteria, named ACUDaGames (Accessibility Criteria and Universal Design for Educational Games) that can be used on the accessible educational games production process towards people with and without disabilities following the approach of Universal Design. For that, a literature mapping review was conducted about accessibility recommendations proposed in papers that presents accessibility requirements or criteria that help to create accessible educational games for people with particular impairments or that follows the Universal Design principles. Following that, a narrative review was conducted to complement the initial criteria set, besides a complement with three game accessibility guidelines (GAG, Includification, EduGameAccess). The ACUDaGames is the result of systematic and narrative review and is grouped by the conceptual framework of game design Mechanics, Dynamics and Aesthetics (MDA). The quality of ACUDaGames was validated by 13 specialists on game design, human computer interaction, informatic education and accessibility through an online survey. The result of the specialists opinion analysis shows evidences that ACUDaGames has good quality and the answers have good internal consistency, according to Cronbach's alpha coefficient. However, in the future, the set will pass through practical avaliation within a production of an educational accessible game, to test its efficiency and identify improvements points. In general, the results of this work point out that ACUDaGames have potential to be used in the creation and production process of educational accessible games, following the Universal Design perspective.Goya, Denise HidekoOtsuka, Joice LeeCampos, Rafaela Vilela da RochaBelarmino, Guilherme Dias2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf191 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124760http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124760&midiaext=80984Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124760porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-28T15:18:35Zoai:BDTD:124760Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2023-08-28T15:18:35Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
title |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
spellingShingle |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais Belarmino, Guilherme Dias JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS JOGOS SÉRIOS ACESSIBILIDADE DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE DESENHO UNIVERSAL DEFICIÊNCIA VISUAL DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DEFICIÊNCIA AUDITIVA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DIGITAL EDUCATIONAL GAMES SERIOUS GAMES ACCESSIBILITY ACCESSIBILITY GUIDELINES UNIVERSAL DESIGN VISUAL DISABILITY INTELLECTUAL DISABILITY HEARING DISABILITY MOTOR DISABILITY AUTISM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
title_short |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
title_full |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
title_fullStr |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
title_full_unstemmed |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
title_sort |
Critérios de acessibilidade e desenho universal para jogos educacionais digitais |
author |
Belarmino, Guilherme Dias |
author_facet |
Belarmino, Guilherme Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goya, Denise Hideko Otsuka, Joice Lee Campos, Rafaela Vilela da Rocha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belarmino, Guilherme Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS JOGOS SÉRIOS ACESSIBILIDADE DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE DESENHO UNIVERSAL DEFICIÊNCIA VISUAL DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DEFICIÊNCIA AUDITIVA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DIGITAL EDUCATIONAL GAMES SERIOUS GAMES ACCESSIBILITY ACCESSIBILITY GUIDELINES UNIVERSAL DESIGN VISUAL DISABILITY INTELLECTUAL DISABILITY HEARING DISABILITY MOTOR DISABILITY AUTISM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
topic |
JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS JOGOS SÉRIOS ACESSIBILIDADE DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE DESENHO UNIVERSAL DEFICIÊNCIA VISUAL DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DEFICIÊNCIA AUDITIVA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DIGITAL EDUCATIONAL GAMES SERIOUS GAMES ACCESSIBILITY ACCESSIBILITY GUIDELINES UNIVERSAL DESIGN VISUAL DISABILITY INTELLECTUAL DISABILITY HEARING DISABILITY MOTOR DISABILITY AUTISM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Denise Hideko Goya |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124760 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=124760&midiaext=80984 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=124760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 191 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799772954005864448 |