Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hua, Feng Yu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Léia Bernardi Bagesteiro
id UFBC_72072077d8efc22b3f0ab09cae707e98
oai_identifier_str oai:BDTD:72913
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidasENVELHECIMENTO - ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDOPROCESSOS COGNITIVOS - ESTIMULAÇÃO COGNITIVAEXERCÍCIO FÍSICOSUCCESSFUL AGINGCOGNITIVE STIMULATIONPHYSICAL EXERCISEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABCOrientador: Profa. Dra. Léia Bernardi BagesteiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição, 2014.A estimulação cognitiva e o exercício físico têm conseguido destaque na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e também como instrumento para um envelhecimento bem sucedido. Há um consenso na literatura de que o exercício físico promove melhoras na cognição e inicia uma linha de pesquisa que investiga se a estimulação cognitiva também é capaz de promover benefícios na capacidade funcional. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos de um protocolo de estimulação cognitiva no equilíbrio dinâmico, agilidade e força de membros inferiores, na memória, na função executiva e em sintomas depressivos de idosas hígidas. O delineamento adotado foi um estudo longitudinal, controlado e randomizado. Participaram do trabalho 60 idosas com idade média de 70,65 + 5 anos e escolaridade de até quatro anos de ensino formal. As voluntárias foram divididas aleatoriamente entre os Grupos Controle (GC=30) e Grupo Experimental (GE=30). Todas foram submetidas ao protocolo de avaliação antes e após 12 semanas. Os testes utilizados foram: timed up and go, sentar e levantar, escala geriátrica de depressão, mini exame do estado mental, memória lógica da bateria WMS, aritmética e dígitos da bateria WAIS, blocos de Corsi, e o teste Wisconsin considerado padrão-ouro para função executiva. No momento pré-intervenção também foram aplicados os questionários social para coleta das variáveis intervenientes e Baecke para nível de atividade física. O programa de estimulação cognitiva era composto de 24 sessões de treinamento de memória, cálculo e função executiva. O tratamento estatístico foi realizado com auxílio do programa SPSS e o nível de significância adotado foi de 5%. As análises de correlação e do momento inicial foram realizadas com estatística paramétrica, com o teste de correlação de Pearson e para comparação entre os grupos pré-intervenção o teste t de Student. A verificação do efeito da estimulação cognitiva foi obtida com o cálculo do delta, utilizando o teste não paramétrico U de Mann-Whitney. O tamanho do efeito foi calculado utilizando o escore-z. Os resultados obtidos mostraram efeito da intervenção em todas as variáveis dependentes, e que a agilidade motora está mais fortemente correlacionada com escolaridade do que com força de membros inferiores. Conclui-se que a estimulação cognitiva foi efetiva para promover melhora cognitiva e da aptidão física, promovendo qualidade de vida de idosas hígidas.The cognitive stimulation and physical exercise have achieved prominence in the prevention, treatment and rehabilitation of diseases and also as a means of successful aging. There is a consensus in the literature that physical exercise promotes improvements in cognition and starts a line of research literature that investigates whether cognitive stimulation is also able to promote benefits in functional capacity. The purpose of this study is to evaluate the effects of a cognitive stimulation protocol in memory, executive function, depressive symptoms, agility and lower extremity strength of healthy elderly women. The design was a longitudinal study, controlled and randomized. Participated in this study 60 elderly women with a mean age of 70.65 + 5 years, and up to 4 years of formal education. The volunteers were divided randomly between the control groups (CG = 30) and Experimental Group (EG = 30). Both groups were subjected to the evaluation protocol before and after 12 weeks. The tests used were: timed up and go, chair stand, geriatric depression scale, mini mental state examination, battery WMS logical memory, arithmetic and digit battery WAIS, Corsi blocks, and Wisconsin considered the gold standard test for executive function. The cognitive stimulation program consisted of 24 training sessions memory, calculation and executive function. Statistical analyses were performed with SPSS and significance level was 5%. Correlation analysis and the initial moment were performed with parametric statistics, the Pearson correlation test and the comparison between the groups in the pre-intervention moment was accomplished by using the Student t test. The verification of the effect of cognitive stimulation was obtained by calculating the delta using the nonparametric Mann-Whitney test. The effect size was calculated using the z-score. The results showed intervention effect on all dependent variables, and motor agility was more strongly correlated with education than lower extremity strength. It is concluded that cognitive stimulation was effective to promote cognitive improvement and physical fitness, promoting quality of life in otherwise healthy elderly.Bagesteiro, Leia BernardiDeutsch, SilviaPavarini, Sofia Cristina IostSantos-Galduróz, Ruth FerreiraBueno, Orlando Francisco AmadeoHua, Feng Yu2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf57 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913&midiaext=68156http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913&midiaext=68155Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=72913porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T16:27:55Zoai:BDTD:72913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-24T16:27:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
title Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
spellingShingle Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
Hua, Feng Yu
ENVELHECIMENTO - ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
PROCESSOS COGNITIVOS - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
EXERCÍCIO FÍSICO
SUCCESSFUL AGING
COGNITIVE STIMULATION
PHYSICAL EXERCISE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
title_short Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
title_full Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
title_fullStr Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
title_full_unstemmed Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
title_sort Efeitos da estimulação cognitiva em aspectos cognitivos e motores de idosas hígidas
author Hua, Feng Yu
author_facet Hua, Feng Yu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bagesteiro, Leia Bernardi
Deutsch, Silvia
Pavarini, Sofia Cristina Iost
Santos-Galduróz, Ruth Ferreira
Bueno, Orlando Francisco Amadeo
dc.contributor.author.fl_str_mv Hua, Feng Yu
dc.subject.por.fl_str_mv ENVELHECIMENTO - ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
PROCESSOS COGNITIVOS - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
EXERCÍCIO FÍSICO
SUCCESSFUL AGING
COGNITIVE STIMULATION
PHYSICAL EXERCISE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
topic ENVELHECIMENTO - ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO
PROCESSOS COGNITIVOS - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
EXERCÍCIO FÍSICO
SUCCESSFUL AGING
COGNITIVE STIMULATION
PHYSICAL EXERCISE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA E COGNIÇÃO - UFABC
description Orientador: Profa. Dra. Léia Bernardi Bagesteiro
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913&midiaext=68156
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=72913&midiaext=68155
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=72913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
57 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502094109179904