FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zapparolli, Luciana Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Itana Stiubiener
id UFBC_e60b54c0dce57d1ae413c0a8b2ce93cc
oai_identifier_str oai:BDTD:103626
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business IntelligenceGESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIAAMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMMONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMMANAGER FOR DISTANCE LEARNINGVIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTSMONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTSPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Itana StiubienerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2016.No processo de ensino e aprendizagem à distância os professores e tutores são atores fundamentais, uma vez que estimulam o aprendizado e a participação dos alunos, assumindo o papel de mediadores deste processo. Assumindo-se que esta modalidade de educação depende do seu bom desempenho nos ambientes virtuais de aprendizagem, seja no atendimento das dúvidas, na produção de conteúdo, na correção de atividades ou na verificação de acessos, se faz necessário que haja informações à disposição dos gestores dos ambientes e processos EaD para um acompanhamento mais efetivo desses processos. Esse acompanhamento apresenta diversas lacunas a saber: falta de experiência prévia dos professores e dos tutores, quantidade excessiva de alunos e de atividades, entre outras. O AVA Moodle oferece algumas ferramentas com recursos de Learning Analytics, porém, estas ferramentas retornam somente uma visão parcial por curso/contexto, o que dificulta o processo de gestão. Este trabalho apresenta uma proposta para auxiliar os professores a terem uma visão holística, integrada e transversal da participação dos seus alunos e aos gestores de todas as atividades desenvolvidas nos AVA's das ações dos professores, tutores e alunos nesses ambientes. Após a observação da dificuldade de obtenção dessas informações através de um estudo de caso desenvolvido em uma instituição de ensino foi proposta e desenvolvida uma ferramenta com o intuito de fornecer as informações necessárias aos professores em relação à participação de seus alunos, agrupadas por cursos vinculados ao mesmo e também fornecer relatórios aos gestores em relação às ações dos professores, tutores e alunos, obtidos através da utilização dessa ferramenta em um ambiente virtual de aprendizagem Moodle com cursos em andamento.In the process of teaching and distance learning education tutors are key actors, since they stimulate learning and participation of students, taking on a role as mediators of this knowledge. Assuming this type of education depends on the good performance of tutors in virtual learning environments, considering in attendance, the activities of correction or the access frequency, it is necessary to have information available to managers from the environments of distance learning processes for more effective monitoring of these processes. Such monitoring has several gaps namely: lack of previous experience of teachers and tutors, excessive number of students and activities, among others. The (AVA) Moodle offers some tools Learning Analytics features, however, these tools only return a partial view of the course / context, which makes the management process difficult. This paper presents a proposal to help teachers to have a holistic, integrated and cross-sectional view of the participation of their students and managers of all activities in AVA's, the actions of teachers, tutors and students in these environments. After observing the difficulty of obtaining this information through a case study developed in an educational institution it was proposed and developed a tool in order to provide the necessary information to teachers regarding the participation of their students, grouped by courses linked to same and also to provide reports to managers in relation to the actions of teachers, tutors and students, obtained from the use of this tool in a Moodle virtual learning environment with courses in progress.Stiubiener, ItanaMarietto, Maria das Graças BrunoGarbe, Gisele GrineviciusZapparolli, Luciana Silva2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf199 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73179http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73180Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103626porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T13:55:47Zoai:BDTD:103626Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-04-17T13:55:47Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
title FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
spellingShingle FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
Zapparolli, Luciana Silva
GESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
MONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
MANAGER FOR DISTANCE LEARNING
VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
MONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
title_short FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
title_full FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
title_fullStr FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
title_full_unstemmed FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
title_sort FAG - Ferramenta de apoio à gestão no ambiente virtual de aprendizagem Moodle utilizando técnicas de Business Intelligence
author Zapparolli, Luciana Silva
author_facet Zapparolli, Luciana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Stiubiener, Itana
Marietto, Maria das Graças Bruno
Garbe, Gisele Grinevicius
dc.contributor.author.fl_str_mv Zapparolli, Luciana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv GESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
MONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
MANAGER FOR DISTANCE LEARNING
VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
MONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
topic GESTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
MONITORAMENTO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
MANAGER FOR DISTANCE LEARNING
VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
MONITORING IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Itana Stiubiener
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73179
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=103626&midiaext=73180
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=103626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
199 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799772939275468800