VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria do Socorro Castelo Branco M.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6574
Resumo: Analisa a inclusão escolar de deficientes intelectuais na perspectiva da Teoria Histórico- Cultural (THC). Defendida por L.S. Vygotski e seus colaboradores, esta teoria baseia-se na lei geral do desenvolvimento cultural, em dois níveis – primeiramente, interpessoal e depois intrapessoal. O pensador bielo-russo, porém, acentua que somente por via das relações sociais carregadas de significações, surge o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou culturais mediadas pelo outro, por meio da linguagem, signo por excelência. Isto é, a essência do desenvolvimento cultural consiste na apropriação e no domínio do social. O objetivo deste artigo é abordar a deficiência intelectual à luz da perspectiva da THC. Foi utilizada, exclusivamente, a pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores mencionados Lev Semenovitch Vygotski (1997) e Ana Maria Nurdi Padilha (2014). O texto focaliza quatro tópicos: 1- Mudança da nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual; 2- Inclusão escolar/exclusão; 3- Teoria Histórico-Cultural; e 4Inclusão de deficientes intelectuais na perspectiva Histórico-Cultural, com vistas a fomentar o debate da inclusão escolar de deficientes intelectuais não apenas como produto de condições orgânicas, contudo, culturais e sociais.
id UFC-10_f4e726e5affeeb7a534d635299d94d9b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/6574
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAISInclusão EscolarDeficiência intelectualTeoria Histórico CulturalAnalisa a inclusão escolar de deficientes intelectuais na perspectiva da Teoria Histórico- Cultural (THC). Defendida por L.S. Vygotski e seus colaboradores, esta teoria baseia-se na lei geral do desenvolvimento cultural, em dois níveis – primeiramente, interpessoal e depois intrapessoal. O pensador bielo-russo, porém, acentua que somente por via das relações sociais carregadas de significações, surge o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou culturais mediadas pelo outro, por meio da linguagem, signo por excelência. Isto é, a essência do desenvolvimento cultural consiste na apropriação e no domínio do social. O objetivo deste artigo é abordar a deficiência intelectual à luz da perspectiva da THC. Foi utilizada, exclusivamente, a pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores mencionados Lev Semenovitch Vygotski (1997) e Ana Maria Nurdi Padilha (2014). O texto focaliza quatro tópicos: 1- Mudança da nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual; 2- Inclusão escolar/exclusão; 3- Teoria Histórico-Cultural; e 4Inclusão de deficientes intelectuais na perspectiva Histórico-Cultural, com vistas a fomentar o debate da inclusão escolar de deficientes intelectuais não apenas como produto de condições orgânicas, contudo, culturais e sociais.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2017-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/657410.29148/labor.v1i12.6574Revista Labor; v. 1 n. 12 (2014); 59-771983-500010.29148/revista labor.v1i12reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6574/478710.29148/revista labor.v1i12.6574.g4787Copyright (c) 2017 Revista Laborhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria do Socorro Castelo Branco M.2020-04-27T16:16:12Zoai:periodicos.ufc:article/6574Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T16:16:12Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
title VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
spellingShingle VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
Lima, Maria do Socorro Castelo Branco M.
Inclusão Escolar
Deficiência intelectual
Teoria Histórico Cultural
title_short VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
title_full VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
title_fullStr VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
title_full_unstemmed VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
title_sort VYGOTSKY E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES INTELECTUAIS
author Lima, Maria do Socorro Castelo Branco M.
author_facet Lima, Maria do Socorro Castelo Branco M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria do Socorro Castelo Branco M.
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Deficiência intelectual
Teoria Histórico Cultural
topic Inclusão Escolar
Deficiência intelectual
Teoria Histórico Cultural
description Analisa a inclusão escolar de deficientes intelectuais na perspectiva da Teoria Histórico- Cultural (THC). Defendida por L.S. Vygotski e seus colaboradores, esta teoria baseia-se na lei geral do desenvolvimento cultural, em dois níveis – primeiramente, interpessoal e depois intrapessoal. O pensador bielo-russo, porém, acentua que somente por via das relações sociais carregadas de significações, surge o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou culturais mediadas pelo outro, por meio da linguagem, signo por excelência. Isto é, a essência do desenvolvimento cultural consiste na apropriação e no domínio do social. O objetivo deste artigo é abordar a deficiência intelectual à luz da perspectiva da THC. Foi utilizada, exclusivamente, a pesquisa bibliográfica, sendo os principais autores mencionados Lev Semenovitch Vygotski (1997) e Ana Maria Nurdi Padilha (2014). O texto focaliza quatro tópicos: 1- Mudança da nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual; 2- Inclusão escolar/exclusão; 3- Teoria Histórico-Cultural; e 4Inclusão de deficientes intelectuais na perspectiva Histórico-Cultural, com vistas a fomentar o debate da inclusão escolar de deficientes intelectuais não apenas como produto de condições orgânicas, contudo, culturais e sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6574
10.29148/labor.v1i12.6574
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6574
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i12.6574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6574/4787
10.29148/revista labor.v1i12.6574.g4787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Labor
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 12 (2014); 59-77
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i12
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1798325395513147392