Tecnologias digitais via breakout rooms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréa Soares Rocha da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra, Fábio Araújo, Nóbrega, Paula Pinheiro da, Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de, Rodrigues, Danielle Magalhães, Barros, Marilia Clara Farias, Oliveira, Adara Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042
Resumo: As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.
id UFC-15_da22e05e13c96f3d481f92ed96503c4e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/78042
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais via breakout roomsSala de aula invertidaSala de aula invertidaAs tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.Universidade Federal do Ceará2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/7804210.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164Informação em Pauta; Vol 6 No especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-164Informação em Pauta; v. 6 n. especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-1642525-346810.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218079http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218091Copyright (c) 2021 Andréa Soares Rocha da Silva, Fábio Araújo Bezerra, Paula Pinheiro da Nóbrega, Francisco Elísio Barbosa de Oliveira, Danielle Magalhães Rodrigues, Marilia Clara Farias Barros, Adara Moura Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréa Soares Rocha daBezerra, Fábio AraújoNóbrega, Paula Pinheiro daOliveira, Francisco Elísio Barbosa deRodrigues, Danielle MagalhãesBarros, Marilia Clara FariasOliveira, Adara Moura2022-10-31T13:55:24Zoai:periodicos.ufc:article/78042Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:24Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais via breakout rooms
title Tecnologias digitais via breakout rooms
spellingShingle Tecnologias digitais via breakout rooms
Silva, Andréa Soares Rocha da
Sala de aula invertida
Sala de aula invertida
title_short Tecnologias digitais via breakout rooms
title_full Tecnologias digitais via breakout rooms
title_fullStr Tecnologias digitais via breakout rooms
title_full_unstemmed Tecnologias digitais via breakout rooms
title_sort Tecnologias digitais via breakout rooms
author Silva, Andréa Soares Rocha da
author_facet Silva, Andréa Soares Rocha da
Bezerra, Fábio Araújo
Nóbrega, Paula Pinheiro da
Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de
Rodrigues, Danielle Magalhães
Barros, Marilia Clara Farias
Oliveira, Adara Moura
author_role author
author2 Bezerra, Fábio Araújo
Nóbrega, Paula Pinheiro da
Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de
Rodrigues, Danielle Magalhães
Barros, Marilia Clara Farias
Oliveira, Adara Moura
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréa Soares Rocha da
Bezerra, Fábio Araújo
Nóbrega, Paula Pinheiro da
Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de
Rodrigues, Danielle Magalhães
Barros, Marilia Clara Farias
Oliveira, Adara Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula invertida
Sala de aula invertida
topic Sala de aula invertida
Sala de aula invertida
description As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042
10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042
identifier_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021.78042.151-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218079
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78042/218091
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 6 No especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-164
Informação em Pauta; v. 6 n. especial (2021): Informação em Pauta - Número Especial - 2021.2; 151-164
2525-3468
10.36517/2525-3468.ip.v6iespecial.2021
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231543188455424