Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561 |
Resumo: | O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva. |
id |
UFC-16_034b4ecbc50441eaa1576c92ce1ac84a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/3561 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagemEnfermagemGestão em SaúdeEstudantes de EnfermagemEducação.O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva.Universidade Federal do Ceará2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561Rev Rene; Vol 14 No 4 (2013)Rev Rene; v. 14 n. 4 (2013)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561/2801Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Luís Guedes dosPestana, Aline LimaGuerrero, PatríciaKlock, PatríciaErdmann, Alacoque Lorenzini2019-02-18T12:26:06Zoai:periodicos.ufc:article/3561Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-02-18T12:26:06Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
title |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
spellingShingle |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem Santos, José Luís Guedes dos Enfermagem Gestão em Saúde Estudantes de Enfermagem Educação. |
title_short |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
title_full |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
title_fullStr |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
title_full_unstemmed |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
title_sort |
Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem |
author |
Santos, José Luís Guedes dos |
author_facet |
Santos, José Luís Guedes dos Pestana, Aline Lima Guerrero, Patrícia Klock, Patrícia Erdmann, Alacoque Lorenzini |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Aline Lima Guerrero, Patrícia Klock, Patrícia Erdmann, Alacoque Lorenzini |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Luís Guedes dos Pestana, Aline Lima Guerrero, Patrícia Klock, Patrícia Erdmann, Alacoque Lorenzini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Gestão em Saúde Estudantes de Enfermagem Educação. |
topic |
Enfermagem Gestão em Saúde Estudantes de Enfermagem Educação. |
description |
O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561/2801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 14 No 4 (2013) Rev Rene; v. 14 n. 4 (2013) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174727957020672 |