Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Luís Guedes dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pestana, Aline Lima, Guerrero, Patrícia, Klock, Patrícia, Erdmann, Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561
Resumo: O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva.
id UFC-16_034b4ecbc50441eaa1576c92ce1ac84a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/3561
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagemEnfermagemGestão em SaúdeEstudantes de EnfermagemEducação.O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva.Universidade Federal do Ceará2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561Rev Rene; Vol 14 No 4 (2013)Rev Rene; v. 14 n. 4 (2013)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561/2801Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Luís Guedes dosPestana, Aline LimaGuerrero, PatríciaKlock, PatríciaErdmann, Alacoque Lorenzini2019-02-18T12:26:06Zoai:periodicos.ufc:article/3561Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2019-02-18T12:26:06Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
title Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
spellingShingle Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
Santos, José Luís Guedes dos
Enfermagem
Gestão em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação.
title_short Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
title_full Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
title_fullStr Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
title_full_unstemmed Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
title_sort Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem
author Santos, José Luís Guedes dos
author_facet Santos, José Luís Guedes dos
Pestana, Aline Lima
Guerrero, Patrícia
Klock, Patrícia
Erdmann, Alacoque Lorenzini
author_role author
author2 Pestana, Aline Lima
Guerrero, Patrícia
Klock, Patrícia
Erdmann, Alacoque Lorenzini
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Luís Guedes dos
Pestana, Aline Lima
Guerrero, Patrícia
Klock, Patrícia
Erdmann, Alacoque Lorenzini
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Gestão em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação.
topic Enfermagem
Gestão em Saúde
Estudantes de Enfermagem
Educação.
description O artigo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de pós-graduandos em estágio de docência referente à implementação de metodologias ativas na disciplina de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. A experiência aconteceu em três unidades de internação diferentes de um hospital federal da região sul do país. Utilizou-se um diário de bordo para que os alunos realizassem os registros da viagem para aprofundar as reflexões sobre as vivências das ações de gerência. Ao final do estágio, solicitou-se aos alunos o Diário de Bordo para que fossem identificadas as vivências, sensações, inquietações geradas no decorrer da viagem ao conhecimento. Os acadêmicos referem que o estágio curricular de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde é um processo de construção que permite gradativamente ter a noção do que os espera ao serem profissionais, contribuindo assim para uma formação crítica e reflexiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3561/2801
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol 14 No 4 (2013)
Rev Rene; v. 14 n. 4 (2013)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174727957020672