Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781 |
Resumo: | Objetivo: identificar como profissionais de unidade pública municipal de reabilitação física se comunicam com pessoassurdas que buscam atendimento especializado. Métodos: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa,realizado com 32 profissionais que atuam em reabilitação física, através de instrumento autoaplicável. Resultados: daanálise dos dados, emergiram duas categorias temáticas: Usando a Língua de Sinais Brasileira; e Improvisando estratégiasde comunicação para interagir com clientes surdos. A improvisação de estratégias utilizadas pelos profissionais para secomunicar com surdos podem ocasionar barreiras que repercutem negativamente na qualidade dos serviços prestados aessa clientela. Conclusão: a comunicação é deficitária, e iniciativas efetivas focadas na habilitação dos profissionais queatuam na esfera da reabilitação, podem contribuir para que eles possam dominar a Língua de Sinais Brasileira, assegurandoaos clientes surdos atendimentos adequados, como os prestados às pessoas sem deficiência auditiva. |
id |
UFC-16_3b37ad403f4b156d52f893a47c5fb403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/2781 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdosSurdezServiços de ReabilitaçãoLinguagem de SinaisBarreiras de Comunicação.Objetivo: identificar como profissionais de unidade pública municipal de reabilitação física se comunicam com pessoassurdas que buscam atendimento especializado. Métodos: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa,realizado com 32 profissionais que atuam em reabilitação física, através de instrumento autoaplicável. Resultados: daanálise dos dados, emergiram duas categorias temáticas: Usando a Língua de Sinais Brasileira; e Improvisando estratégiasde comunicação para interagir com clientes surdos. A improvisação de estratégias utilizadas pelos profissionais para secomunicar com surdos podem ocasionar barreiras que repercutem negativamente na qualidade dos serviços prestados aessa clientela. Conclusão: a comunicação é deficitária, e iniciativas efetivas focadas na habilitação dos profissionais queatuam na esfera da reabilitação, podem contribuir para que eles possam dominar a Língua de Sinais Brasileira, assegurandoaos clientes surdos atendimentos adequados, como os prestados às pessoas sem deficiência auditiva. Universidade Federal do Ceará2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781Rev Rene; Vol 16 No 5 (2015); 649-655Rev Rene; v. 16 n. 5 (2015); 649-6552175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781/2161Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Wiliam César AlvesPereira, Juarez de SousaPrado, Athaynne Ramos de AguiarSilva, Rafael André daSilva, Vera Maria daFigueiredo, Nébia Maria Almeida de2018-12-04T15:53:36Zoai:periodicos.ufc:article/2781Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-12-04T15:53:36Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
title |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
spellingShingle |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos Machado, Wiliam César Alves Surdez Serviços de Reabilitação Linguagem de Sinais Barreiras de Comunicação. |
title_short |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
title_full |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
title_fullStr |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
title_full_unstemmed |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
title_sort |
Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos |
author |
Machado, Wiliam César Alves |
author_facet |
Machado, Wiliam César Alves Pereira, Juarez de Sousa Prado, Athaynne Ramos de Aguiar Silva, Rafael André da Silva, Vera Maria da Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Juarez de Sousa Prado, Athaynne Ramos de Aguiar Silva, Rafael André da Silva, Vera Maria da Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Wiliam César Alves Pereira, Juarez de Sousa Prado, Athaynne Ramos de Aguiar Silva, Rafael André da Silva, Vera Maria da Figueiredo, Nébia Maria Almeida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Serviços de Reabilitação Linguagem de Sinais Barreiras de Comunicação. |
topic |
Surdez Serviços de Reabilitação Linguagem de Sinais Barreiras de Comunicação. |
description |
Objetivo: identificar como profissionais de unidade pública municipal de reabilitação física se comunicam com pessoassurdas que buscam atendimento especializado. Métodos: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa,realizado com 32 profissionais que atuam em reabilitação física, através de instrumento autoaplicável. Resultados: daanálise dos dados, emergiram duas categorias temáticas: Usando a Língua de Sinais Brasileira; e Improvisando estratégiasde comunicação para interagir com clientes surdos. A improvisação de estratégias utilizadas pelos profissionais para secomunicar com surdos podem ocasionar barreiras que repercutem negativamente na qualidade dos serviços prestados aessa clientela. Conclusão: a comunicação é deficitária, e iniciativas efetivas focadas na habilitação dos profissionais queatuam na esfera da reabilitação, podem contribuir para que eles possam dominar a Língua de Sinais Brasileira, assegurandoaos clientes surdos atendimentos adequados, como os prestados às pessoas sem deficiência auditiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781/2161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 16 No 5 (2015); 649-655 Rev Rene; v. 16 n. 5 (2015); 649-655 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174725704679424 |