Comunicação de profissionais de unidade de reabilitação física com clientes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Wiliam César Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Juarez de Sousa, Prado, Athaynne Ramos de Aguiar, Silva, Rafael André da, Silva, Vera Maria da, Figueiredo, Nébia Maria Almeida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2781
Resumo: Objetivo: identificar como profissionais de unidade pública municipal de reabilitação física se comunicam com pessoassurdas que buscam atendimento especializado. Métodos: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa,realizado com 32 profissionais que atuam em reabilitação física, através de instrumento autoaplicável. Resultados: daanálise dos dados, emergiram duas categorias temáticas: Usando a Língua de Sinais Brasileira; e Improvisando estratégiasde comunicação para interagir com clientes surdos. A improvisação de estratégias utilizadas pelos profissionais para secomunicar com surdos podem ocasionar barreiras que repercutem negativamente na qualidade dos serviços prestados aessa clientela. Conclusão: a comunicação é deficitária, e iniciativas efetivas focadas na habilitação dos profissionais queatuam na esfera da reabilitação, podem contribuir para que eles possam dominar a Língua de Sinais Brasileira, assegurandoaos clientes surdos atendimentos adequados, como os prestados às pessoas sem deficiência auditiva. 
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