Simulação com pacientes padronizados: habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aredes, Natália Del' Angelo, Hara, Cristina Yuri Nakata, Fonseca, Luciana Mara Monti, Campbell, Suzanne Hetzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20067
Resumo: Objetivo: identificar e medir as habilidades de comunicação em saúde do estudante de enfermagem usando simulação com paciente padronizado. Métodos: descritivo, transversal, realizado junto a 16 estudantes do último ano da graduação em enfermagem. A simulação centrou-se na solicitação de autorização do paciente/família para realizar punção venosa. Durante a simulação, todos os alunos foram avaliados por meio da Ferramenta deAvaliação da Comunicação em Saúde. Resultados: dentre os 22 itens da ferramenta, 18 atingiram concordância superior a 50,0%. Dos 16 participantes, 14 (87,5%) foram avaliados como capazes de se comunicar em mais de 50,0% das afirmações. Conclusão: a comunicação do estudante foi satisfatória; há lacunas relacionadas aos aspectos emocionais do paciente e família, manifestando necessidade de reforçar a comunicação no currículo de enfermagem.
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